quarta-feira, 6 de maio de 2020

REFLEXÃO BÍBLICA: NINGUEM FALA COMO JESUS


TEXTO: JOÃO 7.44-46
44 alguns dentre eles queriam prendê-lo, mas ninguém lhe pôs as mãos. 45 Voltaram, pois, os guardas à presença dos principais sacerdotes e fariseus, e estes lhes perguntaram: Por que não o trouxestes? 46 Responderam eles: Jamais alguém falou como este homem”.

Incialmente, queremos dizer que Jesus é incomparável, ninguém se compara a Ele. Os guardas que foram enviados como seus algozes voltaram como diz o ditado “de mãos abanando”, sem trazer Jesus. A ideia dos religiosos era que Ele fosse trazido humilhado pela sua guarda. Quando chegam lá e são perguntados: Cadê o homem? Não mandamos vocês o trazer preso? Porque não trouxeram? Os guardas deram uma resposta que ecoou nos seus ouvidos, pois aquele que tentavam desqualificar era um Ser Divino, por isso que concordamos com aqueles guardas: Jamais alguém falou como este homem”, Porque ninguém consegue falar como Jesus, nesta reflexão queremos trazer uma resposta simples e envolta em humildade, porque Jesus é maior do que tudo que sabemos sobre Ele, Vamos em frente?

Primeira, Somente Jesus fala com autoridade divina. Jesus é o Deus feito carne, que tornou-se um de nós, sentiu as nossas dores, morreu a nossa morte para nos conceder a vida. Porém, mesmo Ele tendo recebido uma pele humana não deixou de ser Deus, Ele tem autoridade divina pois a sua autoridade se estende na terra e no céu (Mt 28.18), se sua autoridade estende até o céu, Ele tem autoridade como Deus e como homem (Jo 17.6), as suas palavras tinham uma autoridade divina tamanha que Ele sustenta o universo pela sua palavra (Hb 1.3).

A sua autoridade divina é vista nas suas palavras quando Ele declara aos ventos e ao mar e estes lhe obedecem (Mc 4.35-41), ordena aos demônios e estes batem em retirada (Mc 5.1-20), com a sua palavra cura as doenças (Mc 5.1-43), e na cruz do calvário com as suas palavras nos libertou definitivamente ao proferir: “Está consumado” (Jo 19.30), as palavras de Jesus possuem uma autoridade divina, tudo que Ele fala devemos obedecer, pois Ele tem toda autoridade e nós apenas devemos lhe obedecer.

Quando Ele profere uma palavra, não está falando como um mero homem como pensavam os arianos, mas como Deus, sua voz é tão poderosa que quando a ouviu caiu aos seus pés como morto (Ap 1.17), Suas palavras possuem autoridade divina e estas palavras transformam o mais perdido dos pecadores, sua palavra ressuscita até um morto de quatro dias (Jo 11.39-44) para provar a sua autoridade divina até mesmo sobre a morte! Ele é Deus! Sua Palavra tem autoridade divina! Ele pode com uma palavra apenas mudar toda a sua vida e todas as circunstâncias que o fazem sofrer!

Segunda, Somente Jesus fala de modo libertador. Quando Jesus pregou as pessoas, trouxe liberdade para elas, quando as suas palavras estão em nós temos verdadeira liberdade, pois ao conhecemos a verdade proferida pela sua boca, esta nos liberta verdadeiramente, conforme Jesus mesmo atesta: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8.32), ao ter contato com a Palavra de Jesus, elas modificam a nossa alma, nos libertam do pecado, do diabo e da carne, as palavras de Jesus trouxeram libertação para um homem perseguidor do cristianismo, sanguinário que estava odiando Jesus e os seus seguidores chamado Saulo de Tarso, tornando-o num pregador do evangelho (At 9.20), Ele transforma um desonesto e egoísta chamado Zaqueu em um homem honesto e generoso (Lc 19.8), Ele pode te libertar e te fazer ser uma pessoa transformada pelo seu poder.

A libertação precisa ser vista pelos que nos rodeiam, a nossa vida precisa ser uma carta aberta para que as pessoas leiam e vejam Cristo em nós (II Co 3.3), pois se a vida de Cristo não é enxergada em nós pelas pessoas, existe algo errado com a nossa fé, pois quando temos fé, esta é demonstrada através de uma vida de boas obras – obediência (Ef 2.10). Se você já foi liberto por Cristo não pode mais viver em pecado, alias, a liberdade que Ele nos deu não foi para viver na carne, mas viver no Espírito (Gl 5.16), agradando a Deus e tendo a sua vida como um testemunho vivo da graça transformadora de Jesus, vivendo para agradar a Deus em tudo. Não podemos ir além das Escrituras, nem ficar aquém do elas nos dizem, uma verdade inaudita que Deus nos revelou na sua Palavra é que Ele liberta pecadores para viver uma vida nova (II Co 5.17). Queira esta liberdade que a Palavra de Jesus traz para você!

Terceira, Somente Jesus tem palavras de vida eterna. Jesus estava rodeado de pessoas que diziam ser seus discípulos, pois comeram dos pães que Ele multiplicou (Jo 6.1-15), Jesus endureceu o seu discurso dizendo que o seu objetivo estava errado, pois não estavam ali por causa Dele, mas dos pães e peixes que Ele multiplicou (Jo 6.26-27), devido a este discurso muitos começaram a abandonar as fileiras de Cristo (Jo 6.66), alguém tentou interpelar Jesus para que fizesse um discurso mais agradável, pois aquele discurso era muito duro para ser suportado pelas pessoas (Jo 6.60). Jesus então chega para os doze e lhes desafia: “Porventura, quereis vós outros retirar-vos (Jo 6.67), ou seja, quem não suportar a minha verdade pode se retirar. Pedro, afoito como era, um homem entre trancos e barrancos, fraco e ao mesmo tempo sincero abre seus lábios e diz uma das maiores verdades da história do cristianismo, vejamos: 68 Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; 69 e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus” (Jo 6.68-69).

Queridos, talvez muitas vozes já se tenha feito ouvir por vocês e prometeu muitas coisas: As vozes do sexo descompromissado gritam PRAZER, DELE QUE VOCÊ PRECISA; as vozes do dinheiro mau adquirido gritam PODER, NECESSITAS DELE; as vozes do egoísmo gritem FAMA, SUCESSO, SOMENTE COM ELES SERÁS FELIZ. Mas, uma voz suave, tranquila que ecoa no mais profundo da nossa alma e diga VIDA ETERNA SEGURA E GARANTIDA, NÃO APENAS AGORA, MAS POR TODA A ETERNIDADE.  Somente Jesus tem vida eterna para dar, somente Ele pode te salvar. Somente Ele nos concede um lugar nas mansões celestiais!  Glórias a Jesus!!! Isto é que é Deus!!!

Concluindo, Aqueles guardar que voltaram sem levar Jesus preso, ecoaram na eternidade, e nós também queremos dizer como eles: ”Jamais alguém falou como este homem”. As suas palavras possuem autoridade divina, trazem libertação e vida eterna. Você já crê em Jesus, já foi liberto por Ele? Já tem certeza da sua salvação? Se sua resposta for negativa, entregue-se a Cristo ainda hoje, agora e receberás Dele a certeza de Vida eterna (Salvação). Você quer?

Autor: Pr. Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário