sábado, 25 de abril de 2020

A IDENTIDADE PRESBITERIANA - CONCEITOS BÁSICOS


"A Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) é uma federação de igrejas locais, que adota como única regra de fé e prática as Escrituras Sagradas do Velho e Novo Testamentos; e como sistema expositivo de doutrina e prática a Confissão de Fé de Westminster e os Catecismos Maior e Breve. Exerce o seu governo por meio de concílios e indivíduos, regularmente instalados. A IPB tem por fim prestar culto a Deus, em espírito e verdade, pregar o Evangelho, batizar os conversos, seus filhos e menores sob sua guarda e ensinar os fiéis a guardar a doutrina e prática das Escrituras na sua pureza e integridade, bem como promover a aplicação dos princípios de fraternidade cristã e o crescimento de seus membros na graça e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo." Constituição da IPB, art. 1° e 2°.
Queremos deixar com você, neste último estudo, uma síntese do que nós, a Igreja Presbiteriana do Brasil, éramos e somos, como procuramos seguir a Jesus e viver na prática, o que temos estudado até aqui.

SOMOS CRISTÃOS HISTÓRICOS
A Igreja Presbiteriana do Brasil faz parte da Igreja de Cristo sobre a face da Terra. Nossa fé está baseada nos ensinos de Jesus Cristo e dos Apóstolos, e proclamamos o senhorio de Jesus sobre tudo e sobre todos.
Fundamentada nos mesmos princípios de fé da Igreja do Novo Testamento, o presbiterianismo nasceu durante o movimento da Reforma Protestante do século XVI, iniciado com Martinho Lutero, na Alemanha, e foi estabelecido na Europa pelo trabalho de João Calvino e João Knox.
Assim como outras igrejas protestantes nascidas no mesmo período, a Igreja Presbiteriana elaborou, em 1647, a sua confissão de fé, chamada Confissão de Fé de Westminster, e os seus catecismos, que expõem com clareza os fundamentos de sua fé.
O presbiterianismo chegou ao Brasil em 1859, pelo trabalho do jovem missionário norte-americano Ashbel Green Simonton e, desde então, temos crescido em número e na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.

SOMOS BÍBLICOS
Como cristãos bíblicos, reconhecemos como básicos os seguintes princípios das Escrituras, entre outros:
§  Há um único Deus, vivo e atuante, que subsiste em três pessoas Pai, Filho e Espírito Santo - que são iguais em sua essência, e digno de todo louvor e adoração;
§  Jesus Cristo, o Filho de Deus, fez-se carne e viveu entre nós, morrendo na cruz por nossos pecados sendo, por isso, salvador de todo aquele que confia nele;
§  Após ser morto e sepultado, Jesus Cristo ressuscitou de entre os mortos e foi elevado aos céus;
§  Jesus Cristo enviou o Espírito Santo para habitar naqueles que lhe pertencem, seu povo escolhido, a sua Igreja.
§  No fim desta era, que não sabemos quando se dará, Cristo retomará glorioso para levar os que são seus, julgar o mundo e estabelecer o seu Reino eterno.
Em obediência ao ensino de Cristo através das Escrituras, celebramos os dois sacramentos instituídos por ele: o Batismo e a Ceia do Senhor. Cremos que estes sacramentos não têm poder em si mesmos, mas que, quando são recebidos pela fé, Deus comunica a sua graça aos que creem. O Batismo é a demonstração visível da aliança feita entre Deus e nós e nossos filhos. Embora haja diversas formas de batismo igualmente válidas, adotamos a aspersão (derramar da água sobre a cabeça) por compreendermos ser a mais próxima da prática bíblica.
Cremos que o que nos purifica de todos os pecados é o sangue de Jesus, e não a água. As cerimônias de purificação na Bíblia eram feitas por aspersão. Leia Êxodo 24.8; Ezequiel 36.25; Hebreus 9.18-20 e 1 Pedro 1.2. A Ceia do Senhor comemora e relembra a morte de Cristo em nosso favor. Cremos que não há nada de mágico no pão e no vinho, que continuam sendo o que são, mas que Deus nos alimenta
espiritualmente quando participamos com fé deste sacramento. A Ceia do Senhor não é exclusivamente dos presbiterianos, mas é aberta a todos os que confessam publicamente sua fé em Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas, ainda que membros de outras igrejas evangélicas.

SOMOS PRESBITERIANOS
O nome "presbiteriano" vem do Novo Testamento, onde os líderes das igrejas eram chamados "presbíteros" (que quer dizer "anciãos"). Estes presbíteros são eleitos pelos membros da Igreja para liderar e supervisionar a congregação. O grupo de presbíteros que dirigem uma igreja é chamado de Conselho, cujo presidente é o pastor da igreja, também eleito pelos membros.
A Bíblia nos ensina a cooperarmos uns com os outros e a andarmos juntos no caminho do Senhor. Por esta razão as igrejas presbiterianas que estejam localizadas relativamente próximas umas das outras não caminham isoladas, mas formam um Presbitério, e os diversos presbitérios de uma região formam um Sínodo. Os trabalhos presbiterianos são dirigidos a nível nacional pelo Supremo Concílio ou Assembleia Geral.
Como presbiterianos, compreendemos que esta forma de organização é a que melhor nos ajuda a cumprir nossa missão no mundo, pois permite a participação de todos os crentes, se adapta às exigências da vida atual e, acima de tudo, está plenamente de acordo com os princípios do Novo Testamento, como você pode ver em Atos 14.23; 15.6; 20.17,28; 1 Timóteo 4.14.

SOMOS PARTICIPATIVOS
Cremos que Deus tem uma grande missão para a sua Igreja: ir ao mundo, fazer discípulos para Jesus e ensiná-los a seguir ao Senhor e a fazer novos discípulos, como está em Mateus 28: 18-20. Por esta razão damos especial valor ao testemunho de vida de cada crente presbiteriano, através de suas atitudes e de suas palavras. O Senhor deseja a participação de todos nesta obra, e não apenas dos líderes. Estimulamos, portanto, o testemunho, a evangelização e o discipulado pessoal, a obra missionária, e o serviço cristão aos necessitados, este último coordenado pelos diáconos, conforme Atos 6:1-7.
Cremos também que não estão os sós nessa tarefa e assim cooperamos e vivemos em comunhão com as demais igrejas evangélicas na divulgação do Evangelho de Jesus, pois o Corpo de Cristo não está dividido, mas é um só, com muitos membros.

SOMOS PRÁTICOS
Por crermos que a Bíblia é a Palavra de Deus, cremos que ela pode e deve ser aplicada na vida diária. Por este motivo, os nossos cultos de adoração a Deus, nossa Escola Dominical e outras atividades buscam, através do estudo bíblico, aplicar a Bíblia às situações de vida, no trabalho, na família, nos estudos, no lazer, etc. Através da aplicação da mensagem da Bíblia, outros serão desafiados a obedecer à Palavra de Deus.

SOMOS INCLUSIVOS
Todos nós somos carentes do amor e do perdão de Deus. Por este motivo não privilegiamos esta ou aquela pessoa, e nem nos fechamos a ninguém. Foi o Senhor Jesus quem disseque o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora (João 6.37).
Com isto nós aprendemos que sempre há um lugar para nós ao lado de Cristo. Nossas igrejas estão abertas, pregando a Palavra de Deus, estudando-a para conhecermos o que Deus quer para nós, adorando ao Senhor de nossas vidas, e vivendo e compartilhando o amor de Jesus. Há uma igreja presbiteriana próxima a você. Visite-a. Você será sempre bem-vindo, em nome de Jesus!


Fonte: Curso de Discipulado da Igreja Presbiteriana do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário