sexta-feira, 24 de abril de 2020

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 1.7-8

TEXTO: MARCOS 1.7-8
7 E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, de quem não sou digno de, inclinando-me, desatar a correia das alparcas. 8 Eu vos batizei em água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo”

INTRODUÇÃO:
Um testemunho é algo que é relatado sobre outra pessoa ou evento. O testemunho pode ser bom ou mal, pois depende de quem fala ou de quem se está falando. O senador Cristóvão Buarque dizia em um discurso que “o testemunho da população brasileira é que ela está abandonada com uma saúde e educação das piores do mundo”. Então, testemunhar é falar sobre algo ou alguém. Temos testemunhado sobre Jesus? Este evangelho foi escrito por João Marcos ou como conhecemos “Marcos”, ele tinha um propósito de testemunhar de Cristo e contar como outros testificaram sobre Ele. Neste trecho ele está falando do testemunho de um homem chamado João Batista, no qual este testifica que Jesus é de fato o messias prometido por Deus. O testemunho dado sobre alguém relata a relação que se tem com esta pessoa, vamos retirar algumas lições sobre o testemunho de João Batista sobre a pessoa de Jesus, a partir do tema exposto a seguir.

TEMA: O TESTEMUNHO DE JOÃO BATISTA SOBRE JESUS

1.       ELE TESTEMUNHOU QUE CRISTO ESTAVA PROXIMO DE VIR. V.7a
“E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, de quem não sou digno de, inclinando-me, desatar a correia das alparcatas”.

Aquele que João Batista anunciava havia sido esperado em todo o VT, desde o Genesis quando Ele é chamado da semente da mulher que esmagaria a cabeça da serpente, até Malaquias onde Ele é chamado de Sol da justiça. Agora proclama a sua aparição breve, preparando o povo para que o acolhessem, abandonando os seus pecados e se rendendo a Ele. Aquele que João anunciava era o Cordeiro de Deus que tirava o pecado do mundo (Jo 1.29), era o Filho de Deus (Jo 1.34), enviado ao mundo para salvar os pecadores (I Tm 1.15). As Escrituras tratando sobre aquele homem que Joao Batista anunciava, diz que Ele é o Cristo, sobre isso aprenderemos que:

a)       Ele pregava a mensagem que de fato estava próximo do Messias se manifestar. Mt 3.2
“Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”.

Quando João Batista anunciou aquele que havia de vir, disse que a sua vinda era iminente, por isso disse que “está próximo o reino de Deus”, o preparo do povo com o batismo de arrependimento era para que Ele se manifestasse ali, sobre isso ele declarou: “Eu mesmo não o conhecia, mas, a fim de que ele fosse manifestado a Israel, vim, por isso, batizando com água” (Jo 1.31), Ele estava preste a se manifestar na sua primeira vinda e agora ele está prestes a se manifestar na sua segunda vinda, por isso que nós dizemos para você se arrepender, pois a sua volta está próxima, Ele virá para executar o seu julgamento contra os homens ímpios, então será tarde demais.

Joao Batista prega que o arrependimento é urgente porque o Reino de Deus exigia urgência. Deus nunca quer que você protele a sua decisão de acertar a sua vida com Ele, pois você pode ser pego de surpresa. O Reino de Deus estava próximo de chegar, aquelas pessoas não poderiam adiar esta decisão. Muitas pessoas ouvem a mensagem e a entendem, mas adiam sempre para uma próxima vez, como Herodes que ouvia de bom grado a João Batista, mas não tomou uma decisão, o resultado foi morrer sem Cristo. A vida passa e o tempo vai levando os anos da juventude e quando se percebe chega-se na meia-idade, terceira idade e, por fim, eternidade. Apresse em tomar a sua decisão hoje, aproveite a oportunidade que “Aquele mesmo Cristo” que João Batista anunciava está te dando. O Reino de Deus está próximo, Jesus está as portas! Arrependa-se e volte-se para Deus!!

b)       Ele pregava a mensagem para que as pessoas conhecessem o Messias que havia de se manifestar. Jo 1.26
“Respondeu-lhes João: Eu batizo com água; mas, no meio de vós, está quem vós não conheceis”

O profeta estava denunciando aqueles homens que não conheciam a Deus, Ele falou que aquele que ele anunciava estava no meio deles e eles não o conheceram. Os homens muitas vezes tentam fazer tantas coisas mirabolantes para tentar chamar a atenção de Deus, quando Jesus passou na cidade de Zaqueu, ele tentou fazer algo espantoso e subiu numa arvore para ver Jesus, quando Jesus estava decidido ir à sua casa, Jesus o ordena que desça depressa, ou seja, Jesus diz para ele que não precisava aquela atitude tão estranha, Ele estava ali para ir à sua casa. O profeta os orienta que pensavam que ele o cristo, olhavam para o mensageiro, mas esqueceram de assimilar a mensagem. Ele declara para eles: “Eu não sou o Cristo”, mas Ele está no meio de vós e não o conhecem. João Batista tinha um proposito firme de levar pessoas a que conhecessem Jesus. Você pode até não conhecer o pregador, mas não saia sem conhecer o Cristo que ele está anunciando!!!

Muitas pessoas entram em uma igreja para ouvir uma mensagem que lhe agrade, para escutar um pastor da sua preferência, ouvir uma música que lhe chegue agradável aos ouvidos, mas saem sem conhecer a Jesus, pois seu objetivo era ouvir outras coisas que lhe agradem e não conhecer ao Senhor. Conheça a Cristo, pois Dele depende a sua salvação. A maior honra que alguém pode ter não é conhecer o rei, governador, presidente, jogador de futebol, mas conhecer aquele Cristo que João Batista anunciava. Conhecer a Jesus é tudo, pois é o conhecimento Dele que nos dá vida eterna, assim sendo, se você não o conhece precisa conhecê-lo ainda hoje, pois o amanhã pode não chegar.

c)       Ele pregava a necessidade real de mudança para as pessoas que desejariam seguir o Cristo que havia de se manifestar. Lc 3.8-9
8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. 9 E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo”.

João Batista ao anuncia “Aquele que estava para se manifestar” disse também que havia uma necessidade de mudança de vida por parte dos que desejavam ser seus discípulos, eles precisavam provar isso através de uma vida frutífera, isto se verifica nas seguintes palavras: 8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento [...]” (v.8a), pois alguns diziam que pelo simples fato de ser descendentes naturais de Abraão já estavam integrados ao Reino de Deus automaticamente e João Batista faz questão de aplicar alguns golpes com o machado da verdade dizendo eles estavam errados com aquela concepção, isso pode ser averiguado no trecho: “[...] e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão” (v.8b), ou seja, não basta ser filho de crente, pois filho de gato pode ser gatinho, de peixe pode ser peixinho, mas filho de crente não é crentinho, precisa se converter a Cristo. João Batista ainda neste anuncio sobre “Aquele Cristo que iria se manifestar ainda traz a ideia do julgamento para todos aqueles que vivem uma vida de pecado, pois viver em pecado sem produzir frutos dignos de arrependimento é ser uma arvore que não produz bons frutos e o resultado disso é ser cortado e lançado no fogo eterno (inferno), sobre isso verifica-se as seguintes palavras do profeta: 9 E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo” (v.9), portanto, é impossível que um cristão seja autentico se ele não teve uma mudança real de libertação do pecado. Abandone o pecado, fuja da carne, rejeite qualquer mensagem que fale de uma graça sem transformação porque graça sem mudança de vida é uma desgraça!!!

2.       ELE TESTEMUNHOU QUE CRISTO É SUPERIOR A QUEM O ANUNCIAVA. V.7b
“E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, de quem não sou digno de, inclinando-me, desatar a correia das alparcatas”.

João considerou Jesus maior do que aquele que o anuncia, interessante que muitos pregadores da atualidade querem ser mais importantes do que o Cristo da mensagem. Alguns quando são confrontados pela pregação por causa dos seus erros que estão cometendo dizem: Eu estou faz 30 anos pregando na televisão, outros dizem que decretam, determinam a benção sobre sua vida. João Batista disse o contrário, eu sou pequeno e Ele é grande, eu dependo Dele.

a)       João Batista disse que era inferior ao que ele anunciava porque o poder Dele era maior que o seu. V.7a
“E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu [...]”

O profeta estava falando que o Cristo anunciado é mais poderoso do que os pregadores que o anunciam, Ele vai nos dar algumas razões para pensar desta forma no evangelho de João capitulo 1 e versículos 15 a 18, as quais exauriremos da seguinte forma: Primeira, Ele é eterno, já existia antes do pregador, fato verificado a seguir: João testemunha a respeito dele e exclama: Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim” (v.15); Segunda, para o pregador trazer a mensagem (verdade) primeiro recebe da sua plenitude (poder) e graça (favor) para depois transmitir a mensagem, examina-se isso a seguir: “Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça. Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo” (vv.16-17); Terceira, Ele é o Deus Filho que revela o Deus Pai para que possamos conhece-lo, como se relata neste instante: “Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou” (v.18). Assim sendo, Jesus Cristo é mais poderoso do que qualquer pregador que o anuncie, somos apenas mensageiros, Ele é o dono da mensagem, que age pelo seu Espírito e converte pecadores.

b)       João Batista disse que era inferior ao que ele anunciava e se considerou indigno de desatar as correias das sandálias. V.7b
“E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, de quem não sou digno de, inclinando-me, desatar a correia das alparcatas”.

João Batista estava se referindo a um escravo que lavava os pés das visitas e desatava as correias das sandálias para que as pessoas pudessem descansar os pés. João disse que não se sentia digno nem de ser este escravo que podia desatar as correias das suas sandálias. João declara humildade nas suas palavras, não apenas neste momento ele demonstra esta humildade, também quando Cristo foi até João e pediu para ser batizado, declara isto ao dizer: “Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?” (Mt 3.14), o profeta está nos passando a mensagem que é um privilégio falar sobre Jesus, pois não somos dignos de nada Dele, nada merecemos receber do Senhor, mas Ele nos concede o maravilhoso privilégio de anunciar o seu precioso nome. Aquele cujo nome é adorado pelos anjos (Hb 1.6), cuja gloria cobre todo o universo (Is 6.1-2), nos concede tão grande graça de pregar o seu nome. Que privilégio! Que glória! Que graça, seres humanos falhos como nós podermos falar sobre Jesus, o Divino Rei do Universo, nosso amado salvador!!!

c)       João Batista disse que era inferior ao que ele anunciava e se contentou com isso. Jo 3.29-30
29 O que tem a noiva é o noivo; o amigo do noivo que está presente e o ouve muito se regozija por causa da voz do noivo. Pois esta alegria já se cumpriu em mim. 30 Convém que ele cresça e que eu diminua”.

João Batista estava falando da sua alegria de conhecer a Cristo, demonstra sua alegria por ver o nascimento da igreja, a noiva de Cristo, podemos verificar isso no trecho: “29 O que tem a noiva é o noivo [...] (v.29a), o povo da Nova aliança estava surgindo ali quando João apontava para Ele e pessoas o seguiram, estava alegre e incentivando seus seguidores a compartilharem a fé em Jesus se unindo a Ele através da noiva, a igreja, Jesus é o Noivo, o dono da igreja e João apontava para a importância da igreja como noiva do cordeiro. João ainda afirmou a sua alegria de como amigo do noivo, que preparou o caminho para que a noiva (igreja) se encontrasse com o noivo (Jesus), a sua alegria maior foi quando ouviu a voz do noivo, pois aquela voz foi desejada ser ouvida por reis, profetas e justos e João Batista teve o privilégio de ouvir Ele lhe falar, verifica-se isso na fala do profeta ao afirma que: “[...] o amigo do noivo que está presente e o ouve muito se regozija por causa da voz do noivo. Pois esta alegria já se cumpriu em mim” (v.29b). Depois disso, o profeta trata de deixar bem claro que o seu papel se cumpriu e que a sua pregação sempre buscou exaltar a Cristo e não a si mesmo, pode-se verificar isso verso 30 que retrata: “30 Convém que ele cresça e que eu diminua” (v.30), João estava dizendo, pensam vocês que me dizendo que Jesus está batizando mais gente do que eu iria me trazer inveja? Não, foi para isso que eu preguei sobre Ele para que o nome Dele fosse lembrado e não o meu, para que Ele fosse exaltado e não eu! Quando você prega visa exaltar a Cristo ou a você mesmo? Pense, reflita e exalte a Cristo!

3.       ELE TESTEMUNHOU QUE CRISTO DERRAMA O ESPÍRITO SANTO SOBRE SUA IGREJA. V.8
“Eu vos tenho batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo”.

João Batista vai testemunhar aqui que Jesus é quem batiza com o Espírito Santo, alíás, Deus já havia lhe revelado que assim seria, podemos verificar isso no evangelho de João quando o profeta afirma: “Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água me disse: “Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo” (Jo 1.33), Jesus é quem batiza com o Espírito Santo, o batismo com o Espírito Santo incorpora a pessoa à igreja de Cristo, pois as Escrituras assim afirmam: “Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito” (I Co 12.13), assim sendo o Batismo com o Espírito Santo não é uma segunda benção posterior à conversão, mas acontece simultânea à ela. Porém, é deve do crente ser cheio do Espírito Santo (Ef 5.18), buscar ser pleno do Senhor todos os dias em oração, consagração e meditação nas Sagradas Escrituras.

a)       O profeta pregou que o batismo com água feito por Ele seria um símbolo do batismo com o Espírito Santo realizado por Jesus. V.8, At 1.5

João Batista falou que da mesma forma que Ele batizava com agua, Jesus derramaria do seu Espírito sobre o seu povo, como se verifica aqui no versículo 8: “Eu vos tenho batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo”, isto seria uma alusão ao dia de pentecostes, pois Jesus disse que esta profecia se cumpriria naquele dia, como Lucas narra o Senhor quando estava se despedindo relembrando as palavras de João: Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias” (At 1.5), O batismo com agua seria um símbolo do derramamento do Espírito Santo, pois o batismo com o Espírito Santo foi derramado sobre seu povo, a profecia de Joel dizia que Deus derramaria do seu Espírito (Jl 2.32). Como a água lava o seu corpo quando você toma um banho, o Espírito Santo traz purificação para o povo de Deus. A Água nos traz refrigério no calor, o Espírito Santo traz uma doce calma para a alma do crente. Semelhantemente a água que, quando rega uma plantação traz vida, o Espírito Santo aviva a nossa vida! Aleluia!!!!

b)       O profeta falou que o batismo com o Espírito Santo seria Deus salvando o seu povo. Mt 3.11-12
11 Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. 12 A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível”

João Batista vai fazer uma revelação sobre dois tipos de batismos que Jesus traz sobre o ser humano:

I. Batismo com o Espírito Santo (v.11a): É a incorporação do povo de Deus na Igreja salva, algumas lições: a. É uma ato da graça de Deus, pois é o próprio Deus que age limpando e incorporando pessoas ao seu povo, pode-se ver isso no inicio do versículo 12 quando Ele afirma: 12 A sua pá, ele a tem na mão [...]” (v.12a), Deus é quem convence os pecadores pelo Espírito Santo (Jo 16.8), leva-os a, pelo Espírito confessar Jesus como Senhor (I Co 12.3) e os acrescenta á igreja (At 2.47); b. Purificação para o povo de Deus, vemos isto na continuação da  passagem : 12 A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira [...]” (v.12b, cf. 11b), ou seja, quando você crê em Jesus recebe o Espírito Santo e a sua purificação; c. salvação eterna aos que pertencem a Cristo, examinamos esta verdade no trecho: “[...] recolherá o seu trigo no celeiro (v.12c cf 11b), portanto, aqueles que creram em Jesus, tornaram-se habitação do Espírito Santo, passam gozar da vida eterna e possuem um lugar eterno no celeiro de Deus (céu).

II. Batismo com Fogo (v.11b): O derramar da ira de Deus sobre os ímpios, o juízo do Senhor sobre aqueles que rejeitam seu Filho Jesus, algumas características deste juízo de Deus: a. É em um lugar de fogo que não se apaga, pode-se observar esta verdade aqui mesmo quando diz: “[...] mas queimará a palha em fogo inextinguível” (v.12b, cf v.11b); b) É em um lugar de tormento eterno: 10 O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos. 15 E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo” (Ap 20.10,15), quem vai para o céu terá felicidade eterna, mas quem vai para o inferno, lago de fogo terá tormento eterno; c. A única maneira do ser humano se livrar desta condenação futura, deste derramar da ira de Deus é recebendo a Jesus como o seu Senhor e salvador, vejamos o testemunho das Escrituras sobre esta verdade: “E para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem Ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura” (I Ts 1.10), você tem uma escapatória para se livrar desta terrível ira que Deus derramará sobre os ímpios, sobre os idolatras, impuros, depravados, perversos, e sobre todos os que rejeitam a Jesus, basta que você se entregue a Cristo verdadeiramente e estarás livre de qualquer condenação, pois o Senhor nos afirma em sua palavra que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Rm 8.1)

III. Batismo com o Espírito Santo e com fogo são distintos (v.11-12): Um indica salvação e o outros condenação, se você vive pedindo batismo com fogo, está pedindo para ir para o inferno, pois batismo com fogo é condenação e não revestimento de poder. Existem outras passagens das Escrituras que falam do Espírito Santo como fogo, mas batismo com fogo como se verifica nesta passagem e no seu contexto é juízo e condenação de Deus. Batismo com o Espírito Santo se dá na conversão, é instantâneo na vida de quem tem a Cristo, se você é convertido (a) já é batizado (a) com o Espírito Santo, pois se alguém não tem o Espírito de Cristo esse tal não é Dele (Rm 8.9).
  
CONCLUSÃO
Vimos nesta mensagem algumas lições extraídas do testemunho de João Batista sobre Jesus, as quais foram assim enunciadas:

Primeira, Ele anunciou que Cristo estava próximo de vir, assim Ele pregou arrependimento e mudança de vida para as pessoas que quisessem recebe-lo. Aplicação: Estamos ainda hoje anunciando que os homens precisam se arrepender e experimentar uma transformação espiritual, pois Cristo está próximo de vir e todos precisamos estar preparados para sermos recebidos por Ele. Você está preparado? Se sua resposta é negativa, a maneira de se preparar para este dia é tendo um encontro real com Cristo, recebendo Jesus como o seu Único e Suficiente Senhor e Salvador.

Segunda, Ele anunciou que Cristo é superior a todos os que pregam sobre Ele. Aplicação: Se você prega sobre Jesus, o nome de jesus que deve ser exaltado e não o seu. Jesus é superior a todos nós. Nunca queira tomar a glória de Cristo para você, se fizer isso cometerá pecado de idolatria, colocando seu nome acima do de Cristo. Soli Deo Glória!

Terceira, Ele testemunhou que Jesus é quem derrama do Espírito Santo sobre sua igreja. Aplicação: Observamos que o batismo com o Espírito não é uma segunda benção posterior à conversão, mas é simultâneo à conversão, qualquer pessoa convertida é batizada com o Espírito Santo; ainda vimos que batismo com fogo não se refere à purificação ou revestimento de poder, mas juízo de Deus contra os que rejeitam Jesus, isto se dará em lugar de fogo eterno. A maneira de se livrar deste lugar de tormento é recebendo a Jesus como seu Único e Suficiente Senhor e Salvador, você já fez isso? Quer fazer agora

AUTOR: Pr. Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário