sexta-feira, 24 de abril de 2020

Reflexão Bíblica: Você sabe o que é a verdade?



TEXTO: JOÃO 18.33-38
33 Tornou Pilatos a entrar no pretório, chamou Jesus e perguntou-lhe: És tu o rei dos judeus? 34 Respondeu Jesus: Vem de ti mesmo esta pergunta ou to disseram outros a meu respeito? 35 Replicou Pilatos: Porventura, sou judeu? A tua própria gente e os principais sacerdotes é que te entregaram a mim. Que fizeste? 36 Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui. 37 Então, lhe disse Pilatos: Logo, tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. 38 Perguntou-lhe Pilatos: Que é a verdade? Tendo dito isto, voltou aos judeus e lhes disse: Eu não acho nele crime algum”.

Inicialmente gostaríamos de dizer que o site Significados.com.br traz um conceito sobre verdade dizendo que: Verdade significa aquilo que está intimamente ligado a tudo que é sincero, que é verdadeiro, é a ausência da mentira. Verdade é também a afirmação do que é correto, do que é seguramente o certo e está dentro da realidade apresentada. A verdade é muitas vezes desacreditada e o ceticismo é a descrença ou incredulidade da verdade. Aquele indivíduo que tem predisposição constante para duvidar da verdade é chamado de cético (O que é a verdade. Extraído de: https://www.significados.com.br/verdade/) Esta passagem trata da prisão de Jesus e seu julgamento. Pilatos, cremos que por ironia, pergunta se ele é o rei dos judeus (v.33), Jesus sabia que aquela pergunta não vinha dele, mas os judeus haviam o acusado falsamente de se declarar rei (v.34). Cristo afirma que seu reino não seria daqui, por isso não seria defendido por humanos (v.36), Pilatos novamente pergunta, certamente com ironia, se ele era um rei, Jesus diz que era Pilatos que estava afirmando (v.37). Jesus então fala que veio dar testemunho da verdade, Pilatos faz uma pergunta que nos deixa pensativos: “Que é a verdade?”, esta pergunta ecoa nos nossos ouvidos até o dia de hoje, pois as pessoas estão confusas, sem rumo, sem direção, sem saber para onde estão indo, estão querendo dizer que não existe verdade absoluta, mas para o cristão existe uma verdade absoluta extraída da Escritura Sagrada manifesta na pessoa de Jesus, mas quer saber o que é a verdade? Preste atenção que iremos extrair algumas lições sobre a verdade

Primeira, a verdade é o que diz a Escritura. Amados a Palavra de Deus foi escrita para nos instruir, basta que você dê uma olhada cuidadosa para as Escrituras, o evangelista Lucas afirma que depois de pesquisar as fontes oculares sobre a passagem de Jesus na terra, ele fez isso para instruir um homem chamado Teófilo, possivelmente um novo decidido pela fé, para que tivesse certeza das verdades em que o instruíram (Lc 1.1-4). As Sagradas Escrituras além de instruir as pessoas também apresenta o conteúdo principal de todas as suas páginas que é a pessoa de Jesus Cristo, ou seja, para conhecer Cristo precisamos conferir à Bíblia e não sentimentos ou emoções (Jo 5.39). Também Jesus deixa bem claro que as pessoas erram porque não conhecem à Palavra de Deus, falta de conhecimento da Bíblia leva a vários equívocos (Mt 22.29). A verdade das Escrituras não foi escrita para ser apenas conhecida, mas ser colocada em prática, em uma vida santa, pois é a Bíblia que nos ajuda a vivermos uma vida santa, diferente do que algumas igrejas fazem criando usos e costumes, Jesus disse que a forma de sermos santos é observando as Escrituras (Jo 17.17). Você quer conhecer a verdade? Então, você precisa conhecer as Escrituras! A verdade não está nas tradições, nem em novas revelações, muito menos nos nossos sentimentos; SOMENTE AS ESCRITURAS!!!

Segunda, a verdade é a pessoa de Jesus Cristo. Jesus afirma que é a verdade do Pai, conforme está registrado nas Escrituras, pois está escrito que Ele é o Caminho, e a Verdade, e a Vida, ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo 14.6), assim sendo somente Jesus é a verdade, por isso que as Escrituras testificam sobre Jesus (Jo 5.39). Mas, também está escrito que o Senhor Jesus é a Verdade que liberta, pois Jesus disse que quando conhecemos a verdade ela nos liberta (Jo 8.32), e esta verdade que nos liberta verdadeiramente é a pessoa de Jesus (Jo 8.36), Ele deseja que todos os homens conheçam o caminho da verdade para salvação (I Tm 2.4), ou seja, precisamos conhecer esta verdade que é Jesus para chegarmos a salvação das nossas almas, pois muitas pessoas estão conhecendo uma religião e continuam vivendo longe de Cristo, levando uma vida distante da sua Palavra e da vida que Ele oferece, assim sendo, não podemos viver longe Dele, pois longe da sua presença estaremos eternamente perdidos, porém quando conhecemos a Cristo, a verdade absoluta, recebemos Dele a vida eterna e podemos descansar na sua graça. Você já conheceu a Jesus? Já tem certeza de vida eterna? Se não, precisas entregar tua vida e o teu coração a Cristo Jesus, e o recebê-lo como seu Único e Suficiente Senhor e Salvador.

Terceira, a verdade é o que nós devemos seguir. A Palavra de Deus fala que não devemos lutar contra a verdade, mas a favor da verdade (II Co 13.8), quando nós começamos a lutar contra a verdade nossa vida ficará escrava nos labirintos da falsa espiritualidade, pois viveremos com a nossa mente especulando desculpas para vivermos de uma maneira contrária à Palavra de Deus, mas quando lutamos a favor da verdade nossa vida passa a ser transformada por Deus. Para que isto aconteça é necessário que nós obedeçamos à verdade, Paulo chamou a Igreja da Galácia e lhes perguntou o que aconteceu que eles iam tão bem na carreira cristã e estavam como que impedidos de obedecer a verdade (Gl 5.7). A obediência é uma necessidade vital do cristão para que possa viver uma vida de intimidade com Deus. A verdade que devemos seguir deve ser vivida em amor por meio de Jesus Cristo (Ef 4.15), pois a verdade deve estar sempre ligada ao amor, já foi dito que amor sem verdade é frouxidão e verdade sem amor é legalismo, assim vivamos a verdade em amor. Siga a verdade, viva de maneira autentica, não conheça apenas a ortodoxia, seja ortopraxo na sua vida. Viva esta verdade.

Para concluir queremos relembrar que a mensagem tratou baseada na pergunta feita a Jesus por Pilatos: “O que é a verdade?”, vimos que a verdade é a Escrituras, chegamos a conhecer esta verdade por meio de Jesus, mas precisamos seguir a Jesus. Você tem feito isto? Voce já conhece a verdade das Escrituras? Já conhece a verdade sobre Jesus? Já segue a verdade? Saiba que para morar no céu você precisa seguir esta verdade, você precisa entregar a tua vida a Cristo, recebe-lo como teu Único e Suficiente Senhor e Salvador. Voce deseja fazer isto agora?

AutorVeronilton Paz da Silva: Pastor Presbiteriano; Missionário Plantador de Igreja na Cidade de Zé Doca – MA; Bacharel em Teologia; Licenciado em Letras – Língua Portuguesa, Curso de Treinamento Missionário; Pós Graduado em Bíblia com Especialização em Estudos Teológicos; Mestrado em Teologia, Formação de Evangelista da Igreja Presbiteriana do Brasil; Curso de Formação de Obreiros da Igreja Presbiteriana do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário