quinta-feira, 23 de maio de 2013

Esboço do Sermão Dominical do Missionário Veronilton Paz (Congregação Presbiteriana do Povoado Serrote) no Dia 19/05/2013


Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: II TIMÓTEO 1.1-2

EXÓRDIO:
A palavra missão vem da palavra latina “missios”, também da palavra grega “apostolew”, significa enviar, daí vem a palavra missionário (a), toda igreja deve ser missionária, a que assim não é, simplesmente não é igreja. A missão de Deus para seu povo é basicamente imitar a Cristo, que tinha as funções oficiais de Profeta, Sacerdote e Rei (Jo 7.40; Hb 4.14; Zc 9.9), a igreja tem a missão profética, de pregar a Palavra de Cristo por palavras e ações (Mc 16.15; Tg 1.22); a função sacerdotal, interceder por si e pelos outros (Tg 5.16), e oferecer sacrifício vivo a Deus (Rm 12.1-3), de louvor (Hb 13.15), agradável a Deus (Fp 4.18); a missão real da igreja é implantar o reino de Deus, no qual Cristo reina, quando oramos “venha o teu reino”, dizemos na verdade “volta Jesus”, o reino de Deus já está presente em Jesus através da sua igreja. Por isso que está igreja tem uma missão de atrair pessoas a Cristo, levar Cristo até elas e apresentar todo o evangelho da graça de Deus. Temos cumprido nossa missão? Temos agido como uma igreja missionária?
NARRAÇÃO:
Paulo escreveu esta segunda carta a Timóteo quando ocorreu sua segunda prisão em Roma. Paulo previa que sua carreira ministerial estava chegando ao fim, o império já preparava a guilhotina para arrancar sua cabeça, a maioria dos seus amigos o deixaram (4.10, 11), encoraja timóteo a continuar a missão (1.6), Paulo não tinha vergonha de sofrer pelo evangelho (1.12), acreditava na fidelidade Cristo, que este o levaria a salvo para o reino celestial (4.8, 18), falou sobre a necessidade da igreja cumprir sua missão perante o mundo como um soldado que não se envolve com os negócios desta vida, pois seu objetivo é satisfazer quem o arregimentou para o combate (2.3, 4), ou como um atleta que atua corretamente e no final será coroado (2.5). A igreja tem uma missão, esta missão é cumprida mesmo em meio aos sofrimentos e investidas do inimigo, a igreja só encerra sua missão quando Deus a chama para seu reino celestial. Nesta mensagem gostaria de falar sobre algumas verdades sobre a missão da igreja, baseado no tema abaixo:

TEMA: VERDADES SOBRE A MISSÃO DA IGREJA

1. O CHAMADO DA IGREJA PARA A MISSÃO É POR VONTADE DE DEUS. V.1a
1.1 A igreja é enviada como representante de Deus aqui na terra.
Paulo Apóstolo de Jesus Cristo [...]"
1.2 A igreja é enviada por Deus para onde Ele quiser.
[...]pela vontade de Deus”. 

2. O CHAMADO DA IGREJA PARA A MISSÃO É PARA PROCLAMAR A VIDA ETERNA. V.1b
2.1 Proclamar a vida eterna que foi prometida por Deus através dos profetas.
[...] segundo a promessa da vida [...]”

2.2 Proclamar a vida eterna que está somente em Jesus.
[...] vida que está em Jesus”.

3. O CHAMADO DA IGREJA PARA A MISSÃO É BASEADO NO AMOR DE DEUS. V.2

3.1 O amor de Deus por nós é de acordo com a sua soberana graça. V.2a
A timóteo, meu amado filho: Graça [...]”.

3.2 O seu amor por nós, faz-nos conhecer sua misericórdia. V. 2b
A timóteo, meu amado filho [...] misericórdia [...]

3.3 O seu amor por nós, faz-nos viver a sua paz. V.2c
A timóteo, meu amado filho [...] paz [...]”

4. O CHAMADO DA IGREJA PARA A MISSÃO É EM UNIÃO COM DEUS. V.2d

4.1 A missão da igreja é em união com Deus Pai.
[...] da parte de Deus pai [...]”

4.2 A missão da igreja é em união com Deus Filho.
[...] e da parte de Jesus Cristo Senhor nosso”

CONCLUSÃO:
Vimos nesta mensagem baseado no tema: Verdades sobre a missão da igreja; que: 1. O chamado da igreja para a missão é por vontade de Deus; 2. O chamado da igreja para a missão é para proclamar a vida eterna; 3. O chamado da igreja para a missão é baseado no amor de Deus; 4. o chamado da igreja para a missão é em união com Deus. Temos de fato sido verdadeiros missionários para o reino de Deus?

APLICAÇÃO:
Nc 284
Nem sempre será para onde eu quiser
Que o mestre me quer enviar
É grande a seara a embranquecer
Em que eu deverei trabalhar

Estou pronto a fazer o que queres Senhor
Confiado no teu poder
Estou pronto a dizer o que queres, Senhor,
Sempre a ti pronto a obedecer

Palavras terás de amor e perdão
Que aos outros eu deva levar
No triste caminho do vício estão
Perdidos que eu deva ir buscar
Senhor, se tua presença real
Meu trabalho há de fortalecer
Darei a mensagem, bem firme e leal
Estou pronto a cumprir teu querer

Um canto modesto eu quero encontrar
Na seara do meu bom Senhor
Enquanto for vivo eu vou trabalhar
Em prova do meu grande amor
De ti meu sustento só dependerá
E de tudo me hás de prover
A tua vontade a minha será
Estou pronto a votar-te meu ser.

Desafio: Convidar os crentes a uma vida com Deus, fazendo a missão a que Ele nos confiou.
Oração: Que Deus nos faça ver que a colheita já está pronta para ser colhida.

Autor: Veronilton Paz da Silva, reformado, pregador do evangelho, presbítero na IPB Monteiro-PB, Missionário na Congregação Presbiteriana do povoado Serrote, formação de evangelista no CEIBEL do IBEL, Patrocínio - MG, Formação de obreiros no CPO do IBN, Garanhuns - PE, Bacharel em Teologia pelo ITG, Belo Jardim - PE, Graduando em letras pela UEPB, Campus VI Monteiro - PB (5º Período), Bacharelando em Teologia pelo Instituto Hebron de Teologia, Aparecida de Goiana - GO; professor da EBD, Professor do CEIBEL em Monteiro - PB; Secretário de Evangelismo e Missões da IPB Monteiro - PB.

ANSIEDADE, O ESTRANGULAMENTO EMOCIONAL.

FILIPENSES 4.6-7

A palavra ansiedade, na língua grega, significa estrangulamento. A ansiedade nos tira o oxigênio e corta o nosso fôlego. Ela rouba nossas forças, embaça nossos olhos e elimina a perspectiva do futuro.
A ansiedade é um mal que atinge a todos, pobres e ricos, doutores e analfabetos, homens e mulheres, adultos e crianças. A pressão da vida moderna, a falta de comunicação no lar, o isolamento das pessoas e a ausência da comunhão com Deus abrem a porta para a ansiedade.
Jesus nos alerta a não vivermos ansiosos com respeito ao dia de amanhã, quanto ao que havemos de comer, beber ou vestir (Mateus 6.25). Não administramos o futuro, por isso, não podemos sofrer por alguma coisa que ainda está para acontecer. A ansiedade é inútil, pois além de não nos ajudar a resolver o problema amanhã, ela nos enfraquece hoje.
A ansiedade é incoerente, pois muitas vezes sofremos hoje por algo que jamais vai acontecer. E se tivermos que enfrentar um problema, a ansiedade nos leva a sofrer duas vezes, pois sofremos antes, e quando o problema chegar vamos ter que encará-lo novamente. A ansiedade é um ato de incredulidade. Ficamos ansiosos porque duvidamos que Deus é poderoso e suficiente para cuidar da nossa vida. Onde a ansiedade se instala, a fé não tem mais espaço.
Jesus nos ensina que a criação de Deus é um antídoto contra a ansiedade. Os pássaros não semeiam, não colhem nem ajuntam em celeiros, mas Deus os alimenta. Os lírios do campo se vestem garbosamente e eles não trabalham nem fiam, no entanto, nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como eles (Mateus 6.28,29).
O apóstolo Paulo diz que não devemos ficar ansiosos por coisa alguma, antes devemos apresentar a Deus em oração nossas necessidades (Filipenses 4.6). O apóstolo Pedro diz que devemos lançar sobre o Senhor toda a nossa ansiedade porque ele tem cuidado de nós (1 Pedro 5.7).
Davi nos ensina a receita para a cura da ansiedade. Ele diz que precisamos ter a coragem de entregar nosso caminho ao Senhor, confiar e descansar nEle, sabendo que Ele tudo fará por nós (Salmo 37.5,7). O mesmo Deus que está na sala de comando do universo também dirige a nossa vida.
Nossas crises não O apanham de surpresa, pois Ele conhece nossas necessidades antes mesmo que as apresentemos a Ele. Deus nos permite passar por situações difíceis, o que não significa ausência de amor, nem falta de cuidado, mas ação pedagógica para esculpir em nós o caráter de Cristo. Ele está trabalhando em nós e nos transformando de glória em glória para refletirmos a imagem do Seu Filho (Romanos 8.28).
Não deixe seu coração ficar prisioneiro da ansiedade. A Bíblia diz que “o coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos” (Provérbio 17.22). Descanse em Deus. Tire os seus olhos das circunstâncias e ponha-os naquele que está acima e no controle das circunstâncias.
Não entre na caverna da depressão, mas diga à sua própria alma: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a Ele, meu auxílio e Deus meu” (Salmo 42.11).

Rev. Hernandes Dias Lopes
Teólogo Reformado, Pastor Presbiteriano, conferencista e escritor de inúmeros livros.