quinta-feira, 23 de maio de 2013

ANSIEDADE, O ESTRANGULAMENTO EMOCIONAL.

FILIPENSES 4.6-7

A palavra ansiedade, na língua grega, significa estrangulamento. A ansiedade nos tira o oxigênio e corta o nosso fôlego. Ela rouba nossas forças, embaça nossos olhos e elimina a perspectiva do futuro.
A ansiedade é um mal que atinge a todos, pobres e ricos, doutores e analfabetos, homens e mulheres, adultos e crianças. A pressão da vida moderna, a falta de comunicação no lar, o isolamento das pessoas e a ausência da comunhão com Deus abrem a porta para a ansiedade.
Jesus nos alerta a não vivermos ansiosos com respeito ao dia de amanhã, quanto ao que havemos de comer, beber ou vestir (Mateus 6.25). Não administramos o futuro, por isso, não podemos sofrer por alguma coisa que ainda está para acontecer. A ansiedade é inútil, pois além de não nos ajudar a resolver o problema amanhã, ela nos enfraquece hoje.
A ansiedade é incoerente, pois muitas vezes sofremos hoje por algo que jamais vai acontecer. E se tivermos que enfrentar um problema, a ansiedade nos leva a sofrer duas vezes, pois sofremos antes, e quando o problema chegar vamos ter que encará-lo novamente. A ansiedade é um ato de incredulidade. Ficamos ansiosos porque duvidamos que Deus é poderoso e suficiente para cuidar da nossa vida. Onde a ansiedade se instala, a fé não tem mais espaço.
Jesus nos ensina que a criação de Deus é um antídoto contra a ansiedade. Os pássaros não semeiam, não colhem nem ajuntam em celeiros, mas Deus os alimenta. Os lírios do campo se vestem garbosamente e eles não trabalham nem fiam, no entanto, nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como eles (Mateus 6.28,29).
O apóstolo Paulo diz que não devemos ficar ansiosos por coisa alguma, antes devemos apresentar a Deus em oração nossas necessidades (Filipenses 4.6). O apóstolo Pedro diz que devemos lançar sobre o Senhor toda a nossa ansiedade porque ele tem cuidado de nós (1 Pedro 5.7).
Davi nos ensina a receita para a cura da ansiedade. Ele diz que precisamos ter a coragem de entregar nosso caminho ao Senhor, confiar e descansar nEle, sabendo que Ele tudo fará por nós (Salmo 37.5,7). O mesmo Deus que está na sala de comando do universo também dirige a nossa vida.
Nossas crises não O apanham de surpresa, pois Ele conhece nossas necessidades antes mesmo que as apresentemos a Ele. Deus nos permite passar por situações difíceis, o que não significa ausência de amor, nem falta de cuidado, mas ação pedagógica para esculpir em nós o caráter de Cristo. Ele está trabalhando em nós e nos transformando de glória em glória para refletirmos a imagem do Seu Filho (Romanos 8.28).
Não deixe seu coração ficar prisioneiro da ansiedade. A Bíblia diz que “o coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos” (Provérbio 17.22). Descanse em Deus. Tire os seus olhos das circunstâncias e ponha-os naquele que está acima e no controle das circunstâncias.
Não entre na caverna da depressão, mas diga à sua própria alma: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a Ele, meu auxílio e Deus meu” (Salmo 42.11).

Rev. Hernandes Dias Lopes
Teólogo Reformado, Pastor Presbiteriano, conferencista e escritor de inúmeros livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário