terça-feira, 27 de julho de 2021

SERMÃO TEMÁTICO EM I PEDRO 3.15 (SERMÃO SOBRE PÚBLICA PROFISSÃO DE FÉ)

TEXTO: I PEDRO 3.15

“Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós”.

INTRODUÇÃO

O Rev. Adão Carlos Nascimento disse que profissão de fé “é a declaração pública feita por alguém que crê em Jesus” (Nascimento, 2008, p.16). O texto de Pedro escrito para os cristãos que estavam dispersos pelo Império Romano (I Pe 1.1), ele os encoraja a que estejam prontos para divulgar o nome de Jesus diante das pessoas com suas palavras (I Pe 3.15) e com sua vida (I I Pe 2.12). Nós gostaríamos de tratar sobre o privilégio de podermos professar a nossa fé em Cristo, sobre esta profissão de fé trabalharemos o tema abaixo.

TEMA: PROFESSANDO A FÉ EM CRISTO

1. DEVEMOS CONFESSAR A CRISTO DE MANEIRA SANTA. V.15a

O apóstolo Pedro vai tratar da necessidade de nós vivermos em santidade para testemunhamos sobre Cristo, conforme o texto afirma: “Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração [...]” (v.15a). sobre a santidade a Bíblia nos diz algumas verdades expostas a seguir.

a) A nossa vida de santidade é fruto da escolha soberana de Deus. Ef 1.4

Aqueles que dizem pertencer a Cristo devem viver em santidade, pois o pertencimento a Cristo é evidenciado por uma vida santa: “Assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele”. Deus já nos escolheu antes da fundação da mundo para salvação (II Ts 2.13), mas também para sermos santos. Quem é salvo vive em santidade, quem vive em pecado não é salvo.

b) A nossa vida de santidade deve ser real. Tg 2.12

A santidade não se mede em palavras, mas tamém em ações, conforme observamos: “Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade”. As nossas palavras devem equivaler as atitudes, pois não podemos seguir um padrão hipocrita do “faça o que digo e não faço o que eu faço’. A sua profissão de fé deve ser vivida na prática com vida santa.

c) A nossa vida de santidade proclama a luz Cristo. Fp 1.15

Quando um cristão vive corretamente, de modo santo, serve de luz em meio as trevas, vejamos: “Para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo”. Quando buscamos viver longe do pecado, a nossa filiação a Deus nos convoca para ser uma luz em meio as trevas do mundo corrompido.

2. DEVEMOS CONFESSAR A CRISTO DE MANEIRA PUBLICA. V.15b

O cristão confessa a Cristo, não dentro de uma redoma, mas de modo público e aberto, conforme vemos: “[...] estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós”. Sobre esta pública confissão de fé algumas questões são trabalhadas a seguir.

a) Devemos confessar a Cristo publicamente como Senhor. Rm 10.9-10

Para ser salvo precisamos confessar Jesus não apenas como Salvador, mas também como Senhor: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”. 10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação”. A idéia é que aquele que crê no coração não irá se esconder, mas afirmará com a sua boca que a partir daquele momento Jesus é o seu Senhor, pois se Ele não é seu Senhor não é seu Salvador.

b) Devemos confessar a Cristo publicamente como Salvador. I Jo 4.14

João vai dizer que eles experimentaram a Jesus, mas também o confessaram, testemunhando sobre Ele, conforme vemos: “E nós temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo”. Ninguém testemunha escondido ou calado, para testemunhar precisamos falar, eles o confessaram como Senhor e também como o seu salvador. Para eles Cristo é suficiente para salvar!

c) Devemos confessar a Cristo publicamente de modo firme. Mt 5.37

A confissão pública sobre Cristo não pode ser oscilante, vejamos: “Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno”. Para Cristo o homem pertence a Ele ou não, serve a Ele ou não. Não é possível ficar em cima do muro, não é possível declarar que pertence a Cristo diante da igreja e dos pais e quando esta longe destes agir como se não fosse de Cristo. Decida-se firme e urgentemente!

3. DEVEMOS CONFESSAR A CRISTO DE MANEIRA ESPERANÇOSA. V.15c

A confissão do cristão faz sentido porque ele tem uma esperança que habita dentro dele conforme se observa no texto: “[...] estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós”. Sobre a esperança do cristão iremos observar algumas verdades.

a) A nossa esperança em Cristo deve nos levar a viver á vida pura. I Jo 3.2-3

Os cristãos se tornaram filhos de Deus ao receber Cristo (Jo 1.12), eles viverão isto plenamente na volta de Jesus, como o texto afirma: 2 Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. 3 E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro”. Algo que este texto nos informa é que aquele que tem esperança em Cristo vive longe do pecado (v.3). Você pertence a Cristo, tem esta esperança de viver com ele, abandone todo pecado!

b) A nossa esperança em Cristo é viva porque Cristo está vivo. I Pe 1.3

A esperança do cristão não é uma utopia de um grupo de fanáticos sem razão, mas é algo real e atual, pois seu líder maior estava vivo: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”. A esperança do cristão é viva, pois nosso Líder está vivo para todo sempre! Confesse a Cristo com alegria e fervor, pois Ele está vivo!

c) A nossa esperança em Cristo é de uma morada eterna no céu. Cl 1.4-5

A nossa esperança em Cristo não se limita apenas a esta vida, pois recebemos a promessa da vida eterna, de uma morada segura e permanente no céu, conforme o texto nos diz: 4 Desde que ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos; 5 por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho”. Se sua esperança em Cristo se limita apenas as coisas desta vida és o mais miserável dos homens (I Co 15.19), mas hoje você pode ter a certeza da vida eterna no céu, crendo e confessando a Jesus publicamente!

CONCLUSÃO

Devemos professar nossa fé em Cristo, assim sendo, aqueles que crêem no coração, também devem confessar Jesus publicamente diante de Deus e dos homens, fazemos isto diante de uma igreja local para nos integrarmos na sua membresia e servimos a Deus e aos irmãos. Você já tem certeza de sua salvação? Gostaria de tê-la? Você precisa hoje crê e confessar a Jesus como o seu Senhor e Salvador. Faça isso hoje? Creia e confesse a Cristo hoje!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

domingo, 25 de julho de 2021

QUEM FOI JONATHAN EDWARDS?

 Jonathan Edwards foi um grande teólogo, pastor e escritor.

Conhecer histórias de grandes pessoas inspira, todavia, a nossa caminhada com Deus.

Desse modo, aqui você vai conhecer mais sobre sua biografia e sua contribuição na literatura cristã.

Jonathan Edwards: Biografia

Jonathan Edwards nasceu em 1703, nos Estados Unidos da América.

Ele era filho de um grande ministro congregacional.

Dessa forma, ele começou a estudar bem cedo questões teológicas.

Bem como, aprender grego e hebraico.

Em seguida, no século 18 ele se tornou pastor de uma congregação.

E então foi considerado um dos maiores teólogos e pensadores da história do seu país.

Nesse ínterim, ele participou e escreveu sobre vários avivamentos pelos EUA.

Assim, com diversos sermões e livros, Edward fez uma análise cuidadosa desses eventos.

Além disso, suas obras serviram de inspiração para milhares de missionários durante todo o século 19.

E atualmente ainda impacta cristãos do mundo inteiro.

Principais obras de Jonathan Edwards

Essas principais obras de Edwards podem contribuir para o seu crescimento espiritual. São elas:

A Surpreendente Obra de Deus

Neste livro, o autor relata sua experiência no avivamento que ficou conhecido como “O Grande Despertamento”.

Igualmente, ele descreve como Deus impactou as pessoas de Northampton e as comunidades próximas.

Pecadores nas mãos de um Deus irado

Esta é uma coleção das mais famosas pregações de Edwards.

Nesta obra ele relata sua condição pecadora, incrédula e humanista.

Dessa forma, Edwards se baseia no versículo de Deuteronômio 32:35.

Analisando as maravilhas que Deus fez para o seu povo, e a resposta deles com incredulidade e pecado.

Tratado sobre as Afeições Religiosas

Aqui Edwards se baseia em vários sermões sobre 1 Pedro 1:8.

Ao passo que, ele descreve sobre o verdadeiro cristianismo.

Que por sua vez não pode ser baseado em emoções religiosas.

No entanto, deve ser representado por um coração transformado que ama e busca a Deus.

4 frases marcantes de Jonathan Edwards

1. “De todos os tipos de conhecimento que podemos obter, o conhecimento de Deus e o de nós mesmos são os mais importantes”.

2. “Quanto mais alguém se preocupa com e depende da graça de Deus, maior é a ocasião que tem de notar esse poder e graça”.

3. “A oração é uma expressão de fé tão natural como a respiração é expressão de vida”.

4. “Quanto mais um verdadeiro cristão ama a Deus, mais deseja amá-Lo e mais inquieto fica por sua falta de amor por Ele”.

Logo, as obras de Jonathan Edwards são excelentes fontes de conhecimento espiritual.

Fonte: https://www.gospelprime.com.br/quem-foi-jonathan-edwards/