“à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso”.
*REFLEXÃO: SOMOS CHAMADOS PARA SER SANTOS*
*INICIALMENTE*, informamos que a santidade é um tema que, como afirmava o Bispo Anglicano J. C. Ryle, *não está em voga nos círculos evangelicos modernos*, muitos confundem santidade com usos e costumes farisaícos e outros dispensam este tema, mas, sem santidade ninguém verá a Deus (Hb 12.14), Paulo afirma que a Igreja não é salva para viver em pecado, mas para ser santa. Existem três aspectos sobre a santificação: Definitiva, progressiva e final. Iremos ver cada um deles a seguir.
*PRIMEIRA, A IGREJA É SANTIFICADA POR CRISTO DE MANEIRA DEFINITIVA*. O servo de Deus vai informar que a igreja já foi santificada em Cristo Jesus, vejamos: “à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus [...]* (v.2a). Todos aqueles que já foram salvos por Cristo Jesus já estão santificados definitivamente. Esta santificação definitiva é o perdão de pecados que recebemos quando nos rendemos a Jesus como nosso Único e Suficiente Senhor e Salvador. Se você já entregou sua vida a Jesus Cristo, você já é santo, mas precisa continuar se santificando como veremos a partir de agora.
*SEGUNDA, A IGREJA É SANTIFICADA POR CRISTO DE MANEIRA PROGRESSIVA*. A igreja além de já está santificada em Cristo Jesus, deve continuar se santificando, conforme o texto atesta: *À igreja de Deus que está em Corinto [...] chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso* (v.2b). A santidade da igreja acontece também no dia-a-dia, é uma progressão, a cada dia nós vamos buscando a Cristo usando os meios de graça como a Palavra, oração, sacramentos, consagração, entrega, dia após dia, Deus vai tirando de nós o pecado, pois santidade progressiva significa cada dia despir-se do velho homem (Ef 4.22-24), todos os dias lutar contra o pecado (I Co 9.26), desenvolver a salvação (Fp 2.12), até chegar à glória quando seremos finalmente santos sem nenhum resquício do pecado, assunto este tratado a partir deste instante.
*TERCEIRA, A IGREJA SERÁ SANTIFICADA POR CRISTO FINALMENTE NO CÉU*. A Palavra de Deus atesta que além de ser santificados definitivamente na hora da conversão, santificados progressivamente durante toda nossa vida aqui, um dia seremos totalmente santos na presença de Jesus, vejamos: *2 Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. 3 E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro* (I Jo 3.1-3). Nesta passagem está escrito algumas verdades sobre quando estivermos em nosso estado de santidade final: *a)* Nós seremos semelhantes a Cristo, receberemos um corpo semelhante ao seu corpo glorioso (v.2a; Fp 3.20-21); *b)* Nós veremos como Ele é (v.2b; Jó 19.25-27); *c)* Nós chegaremos neste estado de santidade plena se vivermos uma vida pura aqui (v.3). É impossível ver o Senhor sem andar em santidade aqui (Hb 12.14).
*CONCLUINDO*, Jesus nos santificou definitivamente quando alcançou o nosso coração e nos salvou, nos santifica diariamente quando o buscamos e vai retirando o poder do pecado de nós, chegaremos uma dia á santidade plena quando Jesus finalmente voltar, mas lembre-se que somente chegará ao céu aquele que alcançado por Cristo viveu em santidade nesta vida. Você está vivendo uma vida santa ou na prática do pecado? Caso a segunda seja sua resposta, abandone todo o pecado e terás um lugar eterno no céu.
*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil, 161 anos evangelizando o Brasil.
*CONTATO*:
Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca MA.
Email: cristaoreformado@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/ipbmissoes
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=gdBCuQ8ajEs&t=439s
Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).
Nenhum comentário:
Postar um comentário