terça-feira, 29 de dezembro de 2020

*REFLEXÃO: DEUS NOS CONVIDA, POR GRAÇA, PARA O PERDÃO*

 

*TEXTO: ISAÍAS 1.18-20*

18 Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã. 19 Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. 20 Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do Senhor o disse”.

*REFLEXÃO: DEUS NOS CONVIDA, POR GRAÇA, PARA O PERDÃO*

*INICIALMENTE*, informamos que todos os seres humanos são pecadores (Rm 3.23), que o pecado atingiu todas as partes da natureza humana (Rm 3.10-22), que o homem está morto (incapacitado) (Ef 2.1), incapacitado de ir a Cristo por suas próprias forças, necessitando que Deus o ajude vir até Cristo (Jo 6.44), assim sendo, o próprio Deus tomou a iniciativa de salvar o homem abrindo o seu coração (Jo 14.15-16), dando o arrependimento (At 5.31; 11.18; Rm 2.4), e a fé (Ef 2.8-9; Tt 1.1), entregando Jesus pelos nossos pecados e nos salvando com base na justiça perfeita de Cristo (II Co 5.21), tudo isto acontece por causa da sua graça que é imensurável, infinita e atuante, por isso Deus nos faz um convite gracioso que gostaríamos de explicar em algumas lições.

*PRIMEIRA, DEUS NOS CONVIDA PARA SERMOS PERDOADOS, PORQUE A GRAÇA É MAIOR QUE O PECADO* (v.18). Não há pecado maior que a graça de Deus, pois, Ele oferece perdão a todos aqueles que, arrependidos, se voltam para Deus, afinal, o Senhor nos diz por intermédio do profeta: *Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã*. Deus aqui está dizendo que ainda que os meus e os seus pecados sejam tão grandes, que pareçam manchas (escarlata e carmezim) que não possam ser tiradas, ele nos purifica totalmente (neve e lã), Deus está oferecendo o perdão para todos os nossos pecados, não importa quão grandes eles sejam, quão sujos nos tornaram, quão graves tenham sido, se nos arrependermos, Ele nos perdoa e nos purifica (I Jo 1.9), não lembra mais do passado, ou seja, não passa em rosto (Is 43.25), nos recebe e concede um lugar no seu Reino Celestial (Lc 23.39-43), retira toda a condenação que receberíamos (Rm 8.1). Se algum pecado está te atormentando e tirando a sua paz, Jesus te oferece perdão ainda hoje!

*SEGUNDA, DEUS NOS CONVIDA PARA SERMOS PERDOADOS, MAS A RESPONSABILIDADE DE ACEITAR O CONVITE É NOSSA* (v.19). Deus oferece um convite gracioso de perdão, mas, o ser humano deve aceitar este convite, conforme, Deus nos informa: *Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra*. As Escrituras apresentam Deus apontando e oferecendo o perdão, mas o ser humano para receber este perdão precisa querer aceitar este convite, Ele precisa reconhecer que é pecador (Lc 5.8; Is 6.5), deixar o pecado (Pv 28.13; Jo 8.1-11), entregar-se a Cristo e passa a viver como uma nova criatura (II Co 5.17). Você e eu temos a responsabilidade de abandonamos todos os pecados, buscarmos viver uma vida que agrade a Deus, afinal, as Escrituras afirmam que aqueles que vivem na pratica do pecado não conhecem a Deus (I Jo 3.9), ou seja, o pecado na vida do cristão deve ser um acidente, não uma prática diária. Deus hoje nos convida pela sua graça para o perdão, conforme Apocalipse 22.17: *O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida*. Aceite o convite da graça e tenha perdão e vida eterna!

*TERCEIRA, DEUS NOS CONVIDA PARA SERMOS PERDOADOS, E QUEM REJEITAR RECEBERÁ A JUSTA PUNIÇÃO* (v.20). Deus é gracioso e perdão a todos os que se arrependem, mas, Deus é justo e também exercerá a sua justiça contra todos os que rejeitam a sua graça, consoante o profeta nos indica: *Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do Senhor o disse*. Deus é cem por cento amor e justiça, o mesmo Deus que ama e salva, também se ira contra aqueles que preferem viver no pecado (Rm 1.18-20) e que ouvem a Palavra, mas nunca se tornam praticantes (Tg 1.22). Deus havia dito a Israel que eles sofreriam destruição por causa dos seus pecados, no Novo Testamento, Deus também pune os que vivem na prática do erro, que rejeitam a Palavra de Deus, eles no último dia receberão a sentença de condenação do Senhor (Jo 12.47-48), pois, tiveram a oportunidade e não aproveitaram, o rejeitaram e um dia se lamentarão ao ver Jesus vindo nas nuvens (Ap 1.7), mas será tarde demais. Não rejeite este convite, aceite o chamado da graça!!!!!

*FINALIZANDO*, dizemos que todos nós somos pecadores, que precisamos da graça de Deus, Ele está nos oferecendo perdão gratuitamente, nossa responsabilidade é aceitar este convite, arrependermo-nos dos nossos pecados e entregarmos nossa vida a Jesus, vivendo para o seu inteiro agrado. Ele nos oferece perdão, paz no coração e vida eterna. Receba este convite de Jesus. Se você já tem certeza de vida eterna (salvação) passe esta mensagem adiante para que outros conheçam a Jesus, mas, se você ainda não tem certeza de vida eterna (salvação) precisa entregar a vida e o coração a Jesus ainda hoje! *Leia todos os textos para entender o assunto e desejando conhecer mais a Bíblia, temos um estudo bíblico para você gratuito*.

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil em Zé Doca - MA

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca - MA

Email: cristaoreformado@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/ipbmissoes

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min)

Nenhum comentário:

Postar um comentário