quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

*REFLEXÃO: NATAL, DEUS SE LEMBROU DA HUMANIDADE*.


*TEXTO: ISAÍAS 7.14*

“Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel”.

*REFLEXÃO: NATAL, DEUS SE LEMBROU DA HUMANIDADE*.

*INTRODUZINDO*, o Natal mexe com os ânimos de todas os cristãos em todo o mundo, pois, trocamos presentes nas repartições, desejamos bem a todos e buscamos melhorar nossa espiritualidade. Porém, será que sabemos o verdadeiro sentido do Natal? Este evento foi o marco divisor da história humana, pois, O Senhor lembrou da humanidade e trouxe a sua salvação através de uma pessoa, Jesus. Isaías falou isso 700 a.C.. Sobre o Natal aprendemos três lições nesta passagem:

*PRIMEIRA, O NATAL É UM SINAL DA GRAÇA DE DEUS EM NOSSO FAVOR* (v.14). O profeta tratando sobre o natal disse: *Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal* (v.14). O Senhor sempre deu sinais da sua graça, no Éden, depois que Adão e Eva pecaram, eles vestiram uma pele de animal e depois um cordeiro era morto para perdão dos pecados (Gn 3.21; Gn 22.8), ali já apontava para a redenção futura de Deus através da obra do seu Filho na cruz (I Pe 1.18-20), depois do juízo do diluvio contra a impiedade, Deus deixou o sinal do arco no céu como sinal da graça (Gn 9.13), mas, o Sinal maior da sua graça foi a vinda de seu Filho ao mundo no Natal (Jo 3.16). Jesus é o sinal visível da graça de Deus!

*SEGUNDA, O NATAL É UM MILAGRE DA GRAÇA DE DEUS EM NOSSO FAVOR* (v.14). O Natal foi declarado como um milagre de Deus por Isaías, afinal ele profetizou: *Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho*. Ele falou como seria o nascimento de Jesus, que nasceria de uma obra do Espírito Santo no ventre da bendita virgem Maria (Lc 1.31, 34,35), isto é um milagre que já apontava para a obra grandiosa de Deus para salvar pecadores indignos para nós. Seria impossível uma virgem dar à luz um filho, mas para Deus não há impossíveis (Lc 1.37). Semelhantemente, a salvação é impossível para o homem por causa dos seus pecados, mas para Deus é possível salvar o homem (Lc 18.26-27). O milagre do nascimento de Jesus apontava para o milagre da graça salvando pecadores.

*TERCEIRA, O NATAL É MANIFESTAÇÃO REAL DA GRAÇA DE DEUS EM NOSSO FAVOR* (V.14). O natal trouxe a manifestação real e visível da graça de Deus, vemos isso na declaração do profeta sobre o menino que nasceria: *Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel*. O nome Emanuel significa Deus conosco (Mt 1.23), isto é, no Natal Deus desceu até nós de modo real, visivel e apalpável (I Jo 1.1-4), Ele veio aqui trazendo a graça e verdade do céu (Jo 1.14). O evento do Natal demonstrou Deus se apresentando como homem, não no palácio, mas numa manjedoura, nem sendo reverenciado por principes e autoridades, mas por camponees. O natal traz a sua presença real a todos aqueles que, humildemente, reconhecem as suas imperfeições e se voltam para o Senhor em sublime adoração.

*FINALIZANDO*, O Natal é Deus se lembrando do homem e enviando seu Filho como Salvador da humanidade (I Jo 4.14). Ele traz sua graça, opera um milagre no coração do pecador chamado de regeneração ou conversão e promete que sua presença está sempre conosco, afinal, Ele é o nosso Emanuel, que é Deus conosco. Convide a Jesus para fazer na sua vida o milagre da fé, confiança, esperança e salvação. Deus abençoe! *Faça um estudo bíblico gratuito e conheça as grandes doutrinas da Bíblia*.

*AUTOR*: Pastor Veronilton paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil em Zé Doca - MA

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca - MA

Email: cristaoreformado@gmail.com

Pagina/Facebook: https://www.facebook.com/ipbmissoes

Cel: (83)998613778

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min)

Nenhum comentário:

Postar um comentário