sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

REFLEXÃO: NATAL, JESUS DESCENDO ATÉ O MUNDO


*TEXTO: JOÃO 1.10-12*

10 O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. 11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome.

*REFLEXÃO: NATAL, JESUS DESCENDO ATÉ O MUNDO*

*INTRODUZINDO*, o Natal para o cristão é celebrar a vinda de Cristo ao mundo, festejar a sua salvação que foi planejada na eternidade e realizada na história, assim sendo, celebrar o nascimento de Jesus é dizer que Ele tornou-se um de nós, descendo a este mundo. Sobre esta vinda de Jesus ao mundo veremos algumas lições:

*PRIMEIRA, NO NATAL ELE DESCEU ATÉ O MUNDO E ELES NÃO O CONHECERAM* (v.10). As Escrituras afirmam que Jesus criou o universo e depois disto Ele desceu até este mundo para resgatar o pecador (Lc 19.10), mas este mundo não o conheceu, conforme vemos aqui: *O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu*. Este conhecimento aqui referido é o conhecimento espiritual para a salvação (Jo 17.3), pois, o conhecimento naturral sobre Deus, todos os homens possuem através da criação (Sl 19.1; Rm 1.19-20), mas o conhecimento natural de Deus não salva, apenas deixa os homens indesculpáveis. para ser salvo o homem precisa conhecer Deus espiritualmente por Jesus nas Escrituras (Jo 5.39), por isso que o autor diz que o mundo não o conheceu. Você já conhece a Cristo para salvação?

*SEGUNDA, NO NATAL ELE DESCEU ATÉ O MUNDO E FOI REJEITADO* (v.11). vemos que, além do homem natural não conhecer a Cristo espiritualmente, ele o rejeita, conforme observamos: *Veio para o que era seu, e os seus não o receberam*. Aliás, as profecias eram que o Cristo seria rejeitado (Is 52.13-52.12). Os homens rejeitam cristo e se afastam Dele porque suas obras são más, assim sendo, Cristo sendo luz, se eles se aproximarem, a luz de Cristo fará com que suas obras apareçam (Jo 3.19-20). Mas, os homens quando rejeitam a Cristo estão perdendo sua única oportunidade de salvação, pois quem nega o Filho não verá a vida eterna, mas experimentará a ira de Deus (Jo 3.36; I Jo 5.12). Deus enviou o seu Filho para salvar os homens e muitos destes o rejeitam. Você recebe ou rejeita Jesus?

*TERCEIRA, NO NATAL ELE DESCEU ATÉ O MUNDO E ALGUNS CRERAM NELE* (v.12). Se a narrativa tivesse encerrado nos dois versículos anteriores ficaríamos frustrados, mas, Deus ensina que é possível o homem crer em Jesus e se tornar um filho de Deus, vejamos: *Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome*. Quando as pessoas creem em Jesus são adotados como filhos de Deus, assim sendo, não é verdade que todos são filhos de Deus, como alguns afirmam. As Escrituras dizem claramente que todos os seres humanos são criaturas de Deus (Mc 16.15), somente pode ser chamado filho de Deus aquele que recebeu Jesus e creu Nele. Este além da filiação divina recebe a vida eterna (Jo 3.36; Jo 6.47). O homem pode tomar a decisão de crer e se entregar a Jesus, tornando-se um filho de Deus e recebendo a herança da vida eterna ou rejeitá-lo e receber a condenação eterna. Qual sua decisão?

*CONCLUINDO*, Jesus desceu a nós no Natal, Ele veio a este mundo para trazer vida eterna para a humanidade caída. Ele oferece esta salvação a todos os homens de maneira geral e sincera, mas somente receberá esta vida eterna aquele que o receber como o seu Senhor e salvador, tornando-se um Filho de Deus. Já teve um encontro com Jesus? Já tem certeza de salvação? Jesus pode e quer te salvar, volte-se para Ele! Feliz Natal! *Faça um estudo bíblico gratuito e conheça mais sobre Deus, salvação, juízo, volta de Jesus, desejando nos procure*.

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil,161 Evangelizando o Brasil.

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca - MA, CEP: 65.365-000

Email: cristaoreformado@gmail.com

CEL: (83)998613778

Facebook: https://www.facebook.com/ipbmissoes

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).

Nenhum comentário:

Postar um comentário