quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

*REFLEXÃO: NATAL, JESUS O NOSSO REDENTOR*

*TEXTO: GÊNESIS 3.15*

“Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”.

*REFLEXÃO: NATAL, JESUS O NOSSO REDENTOR*

*INTRODUZINDO*, trazemos baila que o capítulo 3 de Gênesis traz a maior catástrofe da história da humanidade, que foi o homem cair em pecado e miséria espiritual, desta queda do homem decorrem todas as demais misérias físicas e sociais da humanidade. Porém, neste mesmo capítulo onde trata do cáos espiritual, traz a maior esperança de Deus para a humanidade que é a redenção através de Jesus, por isso aconteceu o Natal, algumas lições importantes:

*PRIMEIRA, O NATAL INDICA QUE JESUS, PARA NOS REDIMIR, NASCEU DE UMA MULHER* (v.15). Nesta passagem exposta, Deus está trazendo uma maldição contra a serpente por ter levado os homens à queda, mas aqui também tem uma esperança para nós, pois, vai indica o nascimento de Jesus, de uma mulher para nos redimir, conforme está escrito: *Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente [...]*, ou seja, esta passagem trata da encarnação do Verbo de Deus para nos redimir, pois Jesus é a semente da mulher, envviada ao mundo para trazer reddenção para a huamanidade. tudo isto aconteceu no Natal!

*SEGUNDA, O NATAL INDICA QUE JESUS, PARA NOS REDIMIR, FOI FERIDO E TRAÍDO* (v.15). O texto vai indicar o desprezo que Jesus sofreria, humilhações, sobretudo, os tramas dos líderes religiosos para matá-lo (Mc 3.6), a traição de Judas que o entregou com um beijo (Lc 22.48), Pedro que o negou três vezes (Lc 22.34), os outros discípulos que fugiram o deixando sozinho (Mt 26.56), as multidões que antes o exaltavam, depois gritavam crucifica-o (Lc 23.18-21), por fim, a morte na cruz que era a morte mais cruel onde eram assassinados os piores bandidos (Mc 15.25). Quando todas estas coisas aconteciam a Jesus, era a serpente ferindo seu calcanhar, como se observa: *Tu lhe ferirás o calcanhar*. O Natal indica que nossa redenção custaria as dores do nosso Jesus!

*TERCEIRA, O NATAL INDICA QUE JESUS, PARA NOS REDIMIR, DERROTARIA O DIABO* (v.15). Deus vai trazer para nós, não apenas a verdade que o Natal traria Cristo ao mundo para que derrotasse toda a ação do diabo, podemos observar isto no trecho: *Este te ferirá a cabeça*. Esta frase significa que Cristo derrotaria o diabo e tiraria dele o poder que ele tinha, pois, a parte mais perigosa da serpente é a cabeça, pois, é nela que guarda o veneno. Ao afirmar que Jesus esmagaria a cabeça da serpente, está afirmando que seu poder de nos asusar foi extinto (Ap 12.10), que Cristo veio para destruir as suas obras (I Jo 3.8) e que somos guardados por Cristo, não podendo ele fazer mais nada contra nós (I Jo 5.18-20). O natal indica que Jesus triunfaria dos demônios na cruz (Cl 2.14-15). O Natal indica a vitória de Cristo, bem como, a nossa vitória eterna. Oh bendito Jesus que no Natal se tornou um de nós para nos redimir e conceder vida eterna!!!

*CONCLUINDO*, dizendo que Jesus veio a este mundo nascido de mulher, sofreu a nossa condenação na cruz, foi ferido e maltratado, porém, quando sofria estava esmagando e neutralizando a cabeça e o veneno da serpente para nos redimir. Jesus no Natal veio oferecer vida eterna e ainda hoje pode está oferecendo a sua salvação. Venha para o Cristo do Natal e receba a certeza de um lugar eterno nas mansões celestiais. Deus abençoe! *Leia os textos indicados e querendo fazer um estudo bíblico gratuito, nos procure*.

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil em Zé Doca - MA

*CONTATO*:

Endereço: Rua da paxiuba, 26, Centro, Zé Doca - MA

Email: cristaoreformado@gmail.com

Cel: (83)998613778

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).

Nenhum comentário:

Postar um comentário