sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

REFLEXÃO: NATAL, UMA AÇÃO DE DEUS EM FAVOR DA HUMANIDADE

*TEXTO: MATEUS 1.18

“Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo”.

*REFLEXÃO: NATAL, UMA AÇÃO DE DEUS EM FAVOR DA HUMANIDADE*

*INTRODUZINDO*, Deus criou todas as coisas e deu início ao mundo (Gn 1.1-24), depois de haver criado todas as coisas, Deus criou também o homem e a mulher (Gn 1.25-31), Ele deu ao primeiro casal tudo que precisariam para sobreviver e ser felizes, pois tinham a presença de seu criador que vivia em contante comunhão com eles. Porém, o homem e a mulher, mesmo tendo tudo que precisavam foram seduzidos pela astúcia da serpente e se afastaram de Deus, caindo em pecado e miséria espiritual (Gn 3.1-14). Deus, na sua misericórdia, prometeu a eles que enviaria um descendente da mulher que esmagaria a cabeça da serpente (Gn 3.15), então, por isso é que houve o natal, sobre este evento iremos extrair algumas verdades benditas expostas a seguir.

*PRIMEIRA, NO NATAL DEUS AGE SOBRENATURALMENTE SEM INTERVENÇÃO HUMANA* (v.18). O nascimento de Jesus foi um ato de Deus sem ação humana, como Mateus narra: *Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo*. Então, vemos aqui que o plano eterno de Deus de enviar seu Filho ao mundo estava se realizando, Ele soberanamente usou o ventro da bendita virgem Maria para que o Salvador nascesse. Deus quando quer agir não precisa de homens, Ele se serve de homens para cumprir a sua vontade. O Natal é uma prova disso, Deus agindo sobrenatutalmente para que se cumprisse a sua Palavra e o Rei divinal viesse a este mundo para cumprir o seu plano de salvação para a humanidade. Como Deus fez o seu filho nascer sobrenaturalmente no ventre de uma virgem, pode hoje também fazer com que Ele nasça no teu coração para tua salvação!

*SEGUNDA, NO NATAL DEUS AGE GRACIOSAMENTE TRAZENDO SALVAÇÃO E LIBERTAÇAO* (v.21). O Natal além de ser uma ação sobrenatural de Deus, também é um ato da sua graça, vejamos: *Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles*. Deus designou qual seria o nome do Filho nascido que seria Jesus. Este nome siginfica *Iavé Salva*, indicando que Jesus é o único salvador (At 4.12), O texto vai dizer que *salva dos pecados*, isto aponta para a realidade que Jesus veio destruir a condenação deixada pelo pecado de Adão, dando salvação a todos que crêm Nele. Então o Natal não é festas com bebedice e glutonaria, mas o reconhecimento da vida eterna que Jesus veio trazer com o seu nascimento e obra vicária. Porque aconteceu o Natal, nós podemos hoje desfrutar da salvação eterna, pois, Ele veio para oferecer salvação gratuita, perdoando os nossos pecados e nos libertando. Jesus pode hoje perdoar os teus pecados e te garantir vida eterna no céu, pois foi para isso que Ele veio. renda-se a Ele!

*TERCEIRA, NO NATAL DEUS AGE VINDO HABITAR ENTRE NÓS* (v.23). Jesus descer do céu para habitar entre os homens é algo indescrítivel, pois, é Deus vindo viver no meio de pecadores, sobre isto vemos o escritor sacro dizendo: *Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)*. O Natal significa que a presença de Deus estaria conosco constantemente, pois no Antigo testamento as pessoas somente podiam desfrutar da presença de Cristo nas Teofânias e Cristofânias que aconteciam vez por outra, mas, agora Ele veio habitar conosco de modo perene e eterno. Podemos desfrutar da presença bendita do Deus eterno, pois, Ele de uma forma inexplicável, abriu um vácuo na eternidade para vir habitar com o seu povo no tempo cronológico, tudo isso para fazer a obra redentora e nos oferecer vida eterna. Deus vindo viver entre nós, trazendo o céu junto de nós, para sofrer as nossas dores, sentir de perto nossas mazelas e nos oferecer socorro quando precisarmos (Hb 4.14-16). Oh bendito Natal que trouxe a presença bendita de Deus para junto de nós!!!

*CONCLUINDO*, toda esta ação de Deus no Natal, somente terá um resultado satisfatório no seu coraçao, se este Natal acontecer no ceu coração, se de fato, se o seu coração for tomado pelo Cristo do Natal, então, terás plena certeza de salvação. Que hoje seja natal no nosso coração, que não apenas conheçamos a história do Natal, mas que nosso interior e a nossa vida esteja plena de Deus e possamos viver para honrá-lo e glorificá-lo! *Leia atentamente os textos para entender o assunto e desejando se aprofundar no conhecimento das Escrituras, temos um estudo bíblico gratuito esperando por você*.

 *AUTOR:* Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil

 *CONTATO:*

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca - MA.

Email: cristaoreformado@gmail.com

CEL: (83)998613778

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).

Nenhum comentário:

Postar um comentário