quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

*REFLEXÃO: A RELAÇÃO ENTRE DEUS E O HOMEM*


*TEXTO: GÊNESIS 2.7*

“Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”.

*REFLEXÃO: A RELAÇÃO ENTRE DEUS E O HOMEM*

*INTRODUZINDO*, relatamos que Deus criou tudo que existe, inclusive o homem, o que diferencia o ser humano dos outros seres criados é que Deus os fez para se relacionar com Ele de maneira cúltica, adorando-o racionalmente. Sobre esta relação de Deus com homem iremos aprender algumas lições expostas a seguir.

*PRIMEIRA, DEUS CRIOU O HOMEM*. O Senhor criou o homem de um modo diferente do restante da criação, pois, para fazer as demais coisas vir à existência, Ele apenas falou e elas surgiram (Gn 1.3-25), mas, para criar o homem Deus o formou com as suas próprias mãos, segundo se registra: *Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra* (Gn 2.7). Ele nos fez á sua imagem e semelhança (Gn 1.26-27). Fomos criados de um modo especial, pois, Ele nos projetou com as suas próprias mãos! Que Deus poderoso é esse!

*SEGUNDA, DEUS DEU VIDA AO HOMEM*. Depois de criar o homem, o Senhor soprou no seu nariz e lhe deu a vida, consoante se verifica: *O Senhor Deus lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente* (Gn 2.7), isto é, a vida é um dom de Deus, pois, Dele vem a nossa vida, respiração e tudo mais que precisamos (At 17.25-26). Assim sendo, louve a Deus pela vida, afinal de contas, o simples ato de você e eu respirarmos, é um ato da graça de Deus, pois, Ele não nos deve nada, nós é que devemos tudo a Ele, até o respirar (Sl 150.6).

*TERCEIRA, DEUS DEU RESPONSABILIDADE AO HOMEM*. O Senhor deu ao homem a responsabilidade de trabalhar a terra, cultivando-a e a preservando, conforme está escrito: *Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar* (Gn 2.15). Se tem alguém que deveria proteger o meio a,mbiente , este deveria ser o cristão. Além disso, o trabalho é um ato de culto a Deus, pois, foi instituído antes do pecado. Deus nos dá a responsabilidade de trabalhar honestamente para o nosso sustento, isto é um ato de culto a Deus.

*QUARTA, DEUS FEZ UMA ALINAÇA COM O HOMEM*. O Senhor institiui uma aliança com o homem criado, esta oferecia vida eterna, exigia perfeita obediência e, caso o homem desobedecesse seria punido com a morte espiritual (separação de Deus), morte física (separação do corpo do espírito) e morte eterna (separaçao eterna de Deus no inferno), vejamos: *16 E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, 17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás*. O primeiro homem, Adão, desobedeceu a Deus e morreu espiritualmente, fisicamente e passou a caminhar para morrer eternamente com todos os seus descedentes. Porém, um feito na história mudaria esta trajetória, Deus enviou seu Filho ao mundo. Cristo, ao contrário de Adão, obedeceu perfeitamente, observemos: *Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos*. (Rm 5.19). Deus firmou Nele uma nova aliança, na qual, todos aqueles que nele cressem receberiam a vida eterna, vejamos: *Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna* (Jo 3.16). Ainda hoje você pode ter um encontro com Cristo e receber Dele a vida eterna, ao invés da condenação. Você quer?

*CONCLUINDO*, Deus criou todas as coisas, incluindo o homem, que foi criado sem pecado, mas. se corrompeu e passou a caminhar para condenação. Mas, Deus enviou o seu Filho Jesus para para trazer ao homem libertação da culpa e poder do pecado, bem como nos oferece vida eterna. Você já tem certeza de vida eterna (salvação)? Se sua resposta é negativa , entregue-se a Cristo ainda hoje e receba a plena convicção de ir morar no céu com Jesus. *Faça um estudo bíblico gratuito e conheça mais profundamente ao Senhor*.

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil, 161 Anos evangelizando o Brasil.

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca MA.

Email: cristaoreformado@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/ipbmissoes

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=gdBCuQ8ajEs&t=439s

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário