domingo, 17 de janeiro de 2021

*REFLEXÃO: A PRESENÇA DE JESUS NA NOSSA VIDA*


*TEXTO: APOCALIPSE 1.5-7*

5 e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, 6 e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém! 7 Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!”

*REFLEXÃO: A PRESENÇA DE JESUS NA NOSSA VIDA*

*INTRODUZINDO*, nestes versículos lidos tratam sobre a presença de Jesus, Ele é maravilhoso, e estar perto Dele nos traz paz, alegria e vida eterna. João vai aqui fazer uma descrição sobre a pessoa de Jesus, sobre isto iremos extrair algumas lições importantes para nossa vida.

*PRIMEIRA, SEU TESTEMUNHO ATESTA A SUA FIDELIDADE*. Jesus trouxe o testemunho perfeito do céu para nós, seu testemunho foi fiel, como está escrito: *E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha [...]* (v.5a). Dr. Hernandes Dias Lopes disse que “Cristo foi fiel durante o seu ministério, sempre testemunhando sobre o Pai, mesmo na hora do sofrimento e morte*, A fidelidade de Cristo no seu testemunho deve nos incentivar a sermos fieis no testemunho do evangelho, Cristo não trocou o testemunho fiel por facilidades, nós devemos imitá-lo!

*SEGUNDA, ELE É O PRIMEIRO A VENCER A MORTE PARA NUNCA MAIS PASSAR POR ELA*. A passagem diz: *E da parte de Jesus Cristo [...] o primogênito dos mortos [...]* (v.5b). Esta expressão significa que Jesus foi o primeiro a vencer a morte para nunca mais passar por ela. ele está vivo para todo o sempre, nós não cremos em um Cristo que esteve vivo e está morto, mas que esteve morto e está vivo para sempre. Ele estando vivo, está presente aqui e algo transformador pode acontece neste lugar porque o Cristo vivo está presente aqui! Aleluia!!!

*TERCEIRA, JESUS GOVERNA SOBRE TODOS OS REINOS DA TERRA*. O texto continua qualificando a pessoa de Jesus dizendo: *E da parte de Jesus Cristo [...] o Soberano dos reis da terra* (v.5c). Ele é quem governa os reis, imperios e governos. Ele é quem coloca autoridades e também quem as tira do poder, Ele está no controle de todas as coisas, nada acontece sem que Ele decrete e governe tudo. Ele é Soberano, nas suas mãos estão a força e o poder. Este é Jesus, o Divino Rei do Universo, Soberano sobre todas as coisas! Aleluia!!!

*QUARTA, JESUS NOS COMPROU COM SEU SANGUE DERRAMADO EM NOSSO FAVOR*. Jesus realizou uma grande obra por nós, ao se entregar naquela cruz , sobre este tão importante assunto aprendemos que: *I. Pela sua morte derramou seu sangue por amor.* A Escritura vai afirmar que a morte de Cristo por nós foi por amor, como podemos observar: “[...] Aquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados” (v.5d). Jesus teve um ato de amor extremo por nós, pois o que merecíamos era seu ódio, desprezo e julgamento por causa dos nossos pecados, mas Ele resolveu nos amar e vir habitar entre nós para nos acolher. Que amor tão grande é esse? Eu não mereço tão grande amor!!! Ele morreu por nós e nós precisamos apenas rendermos a vida a Ele. *II. Pela sua morte nos introduziu no reino de Deus*. Jesus por sua morte nos inroduziu no seu reino espiritual, conforme está escrito: “E nos fez reino [...]” (v.6a). Hoje somos súditos do Rei Jesus no seu reinado espiritual, e quando Ele voltar nós faremos parte do seu reinado pleno, pois sua morte e ressureição nos introduziu, por isso quando dizemos “venha o teu reino” estamos pedindo que ele se espanda a outros que ainda estão fora! *III. Pela sua morte abriu nosso caminho a Deus e nos tornou sacerdotes*. Jesus com sua morte nos fez sacerdotes para Deus, segundo nos informa o seguinte trecho: “[...] e nos fez [...] sacerdotes para Deus, seu Pai [...]” (v.6b). O que significa esta declaração? Significa que hoje todo crente é um sacerdote, ou seja, qualquer irmão em Cristo pode orar e pregar a palavra de Deus, Lutero chamou essa verdade de Sacerdócio Universal dos Santos”, todos nós podemos adorar a Deus livremente, pois somos sacerdotes de Deus! *IV. Sua morte nos leva a render a glória devida a Ele*. Devemos glorificar ao Senhor, pois Ele com sua obra nos livrou da morte e do inferno, por isso merece toda glória, conforme o versículo seguinte aponta: “[...] a Ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém” (v.6c). Não devemos render glória e honra a nenhuma outra pessoa, senão ao Senhor.

*QUINTA, JESUS VOLTARÁ OUTRA VEZ PARA NOS BUSCAR*. Aqui João faz uma declaração muito enfática e importante sobre a segunda vinda de Jesus, ele nos apresenta algumas verdades maravilhosas, descritas da seguinte forma: *I. Sua volta será visível*. Jesus voltará visível a olho nu para todas as pessoas como afirma o versículo: “Eis que vem com as nuvens e todo olho o verá [...]” (v.7a). Jesus será visto no céu por todos, assim sendo, cai por terra a doutrina do arrrebatamento secreto, pois todos o verão vindo nas nuvens do céu. *II Ele virá para julgar todos os homens de todas as épocas*. Todas as pessoas serão julgadas por Jesus, não apenas desta época atual, mas até mesmo aqueles que o mataram, conforme está escrito: “[...] até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim” (v.7b). Todos comparecerão diante de Jesus, pois, haverá ressurreição de justos para salvação e injustos para condenação (Jo 5.28-29), ou seja, aqueles homens que mataram e escarneceram de Jesus se lamentarão quando comparecerem diante Dele, mas será tarde demais.

*CONCLUINDO*, Jesus está presente na vida de todos aqueles que o servem, que já se entregaram a Ele, sua presença traz paz na alma, alegria na vida e salvação, não apenas agora, mas por toda a eternidade, porém, Ele um dia voltará e fará a separação entre os que creram Nele e aqueles que o rejeitaram. Você está preparado para se encontrar com Cristo hoje? Se não, prepare-se, pois, no dia que não se espera, Ele virá. Sabe como se preparar para encontrar-se com o Senhor? Renda ainda hoje o seu coração a Jesus e receba vida eterna segura e garantida! Deus abençõe *Adaptado do trecho de sermão no Capítulo 1 de Apocalipse, pregado na IPB Zé Doca - MA*.

*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil, 161 Anos evangelizando o Brasil.

*CONTATO*:

Endereço: Rua da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca MA.

Email: cristaoreformado@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/ipbmissoes

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=gdBCuQ8ajEs&t=439s

Cultos: Terças, Quintas e Domingos (19h30min).

Nenhum comentário:

Postar um comentário