terça-feira, 24 de maio de 2011

Melhores Oportunidades da Fase - Para Mulheres Mães de Crianças Pequenas

Carolyn Mahaney
mumkids3_big.jpg (11K) - pilha de livros
A Bíblia não nos deixa sozinhas para adivinharmos quais as "melhores oportunidades" para pais. Em cada fase da vida dos nossos filhos, desde bem pequeninos, nós devemos fazer do treinamento deles no caminho do Senhor a nossa maior prioridade (Ef.6:1-4).
Esta é uma enorme tarefa e um tópico importante demais para tratar suficientemente nesta série. Ao invés disso, vamos encorajá-las, ou melhor, fortemente encorajá-las a fazer algum estudo por conta própria. Queremos recomendar nossos quatro livros favoritos sobre educação de filhos, junto com alguns trechos escolhidos.
A Dica de Carolyn: The Shaping of a Christian Family (A Formação de uma Família Cristã) de Elisabeth Elliot
Parte memória, parte conselhos de criação de filhos, este livro não apenas dá conselhos bíblicos simples para criação de filhos, mas um lindo exemplo de um lar piedoso e cheio de amor. Os pais de Elisabeth Elliot criaram seis crianças para servir a Deus e ela tece os sábios conselhos deles ao longo do livro. Aqui estão alguns pensamentos para considerar:
"Treino tem que vir antes de ensino. [Ensinar] é impossível a menos que a criança coopere. E ela não coopera a menos que seja disciplinada desde a mais tenra idade. A disciplina põe a base para o ensino." Katherine Howard (mãe de Elisabeth Elliot)
"A dificuldade com tantos pais é que eles não começam cedo o bastante para insistir na obediência, no falar a verdade e no respeito aos pais; e infelizmente muitos não se comportam em casa de maneira a inspirar este respeito. Amor, bondade, alegria e bons momentos deveriam abundar em todo lar cristão, mas estes são abafados onde há desobediência, desrespeito e onde a vontade das crianças domina. Os pais são os representantes de Deus no lar e, como Ele, deveriam manter adequadamente o equilíbrio entre lei e graça." Philip Howard (pai de Elisabeth Elliot)
"Chamada a ser mãe, confiada com a santa tarefa de cooperar com Deus moldando os destinos de seis pessoas, ela sabia que era um fardo muito pesado para carregar sozinha. Ela não tentou. Ela foi para Ele cujo nome é Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade. Ela pediu Sua ajuda." Elisabeth Elliot (descrevendo a fé de sua mãe)
A Dica da Nicole : Pastoreando o Coração da Criança (1) de Tedd Tripp.
Elisabeth Elliot recomenda este livro por seu "ensino notavelmente claro, bíblico, e prático." Eu o mantenho na cesta ao lado de minha cadeira de hora silenciosa e recorro a ele freqüentemente. Pastoreando o Coração da Criança fornece um fundamento bíblico para criação de filhos e constrói sobre ele com métodos bíblicos e objetivos e procedimentos de treinamento para cada fase da vida da sua criança. É centrado no evangelho e cheio de esperança no evangelho. Aqui estão algumas citações:
"Você deve considerar a criação de filhos como uma de suas tarefas mais importantes enquanto você tem filhos em casa. Este é o seu chamado. Não há nada mais importante. Você tem somente uma pequena fase da vida para dedicar-se a esta tarefa. Você tem somente uma oportunidade para fazer isto. Você não pode voltar e fazer de novo. Você vive em uma cultura na qual há oportunidades para você fazer coisas que nunca foram feitas em outras épocas da história. Você é apresentada diariamente a inúmeras oportunidades. Há muito mais do que você jamais poderia fazer. [Mas] fazer bem este trabalho de criar filhos deve ser uma tarefa prioritária. É seu chamado prioritário."
"A criança treinada em obediência bíblica pode entender melhor o evangelho. O poder e a graça do evangelho são mais profundamente compreendidos, não por aqueles que nunca encaram seus deveres bíblicos, mas por aqueles que o fazem."
A Dica da Janelle: Don't Make Me Count to Three (Não me Faça Contar até Três) de Ginger Plowman
O subtítulo deste livro, "O olhar de uma mãe sobre disciplina orientada ao coração" é a descrição perfeita do porquê este é um dos meus favoritos quando o assunto é criação de filhos.
Ginger Plowman combina seu estilo inteligente de escrever, com a verdade da Palavra de Deus para ajudar as mães a aprenderem como usar a Bíblia como base para o treinamento e disciplina dos seus pequenos. Ela encheu o livro com referências bíblicas específicas e conselhos úteis em como estar perto e ajudar nossos filhos a ver o pecado em seus corações e sua necessidade de um Salvador. Algumas citações:
"A Palavra de Deus tem bastante para dizer aos pais se lermos diligentemente, aplicarmos e colhermos o fruto. Verdadeiramente, Deus nos deu tudo o que precisamos para vida e piedade (2Pe.1:3)."
"Se nós realmente formos ajudar nossos filhos, devemos trabalhar no sentido do comportamento para o coração. Devemos nos preocupar com as atitudes do coração que levam áquele comportamento. Fazemos isto nos comunicando com nossas crianças de tal modo que eles não só entendam como é uma atitude cristã, mas aprendam a viver isto em suas vidas."
"Quando você ajudar seu filho a entender o que está em seu coração, você está lhe ensinando a avaliar seus próprios motivos, o que ajudará a equipá-lo para sua caminhada com Cristo à medida que ele se torna um adulto."
A Dica da Kristin: The Duties of Parents (2) (Os Deveres dos Pais) de J.C. Ryle
Neste sóbrio, mas inspirador clássico, o Bispo Ryle nos chama a considerar, a partir da Bíblia, nosso santo chamado como pais para "treinar a criança no caminho que deve andar". Ele nos fornece 17 "sugestões" úteis na criação de filhos que simplesmente "não podem ser sutilmente deixadas de lado". Aqui estão algumas citações para abrir seu apetite:
"Treine com este pensamento continuamente diante de seus olhos: A alma dos seus filhos é a primeira coisa a ser considerada. Em todo passo que você dá em relação a eles, em todo plano e projeto e arranjo que diz respeito a eles, não deixe de lado aquela poderosa pergunta, "Como isto afetará suas almas?"
"Tenha o cuidado de não deixar que pequenas faltas passem despercebidas sob do pensamento "é uma falta tão pequena". Não há nenhuma coisa pequena no treinamento de filhos; tudo é importante. Pequenas ervas daninhas precisam ser arrancadas como qualquer outra. Deixe-as e elas logo crescerão."
J.C. Ryle nos encoraja: "Treine bem para esta vida e treine bem para a vida por vir; treine bem para a terra e treine bem para o céu; treine-os para Deus, para Cristo e para a eternidade."

(1) Publicado pela Editora Fiel

(2) Existe uma versão editada e modernizada deste livro aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário