segunda-feira, 18 de abril de 2011

Tadinho do Malafaia. Ignorante Quanto a Bíblia . . .


Sim! Os salvos são predestinados! Jesus morreu por todos, mas por todos os que seriam salvos, por todos aqueles aos quais o Pai predestinou, e aos quais em determinado momento na corrente do tempo que conhecemos (o chromos) os chama e concretiza aquilo já pré-estabelecido por Ele na eternidade, antes que o mundo viesse a exsitir! Glória a Deus por isso!
"Porquanto, aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem do Seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito de muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou." (Rm 8.29-30)
O período em que temos registro da história humana até a sua consumação, chamamos de chromos, que teve origem do grego, onde marcamos em nossos calendários, contando dias, meses, anos décadas , séculos, e assim por diante. Mas há um tempo que difere do nosso no sentido de que nele não há um início e nem fim, que é eterno, tanto para o passado quanto para o futuro, ao qual chamamos de eternidade, ao qual chamamos de Kairós, também proveniente do grego, que em Teologia chamamos de "tempo de Deus". O nosso Deus é atemporal, ou seja, está além das convenções humanas, além de nossas limitações, em todos os sentidos. E este Deus maravilhoso e eterno, antes mesmo que fundasse o mundo, escolheu e separou aqueles que seriam salvos. Alguns podem até indagar e criticar, como o Pr. Silas Malafaia em uma de suas pregações, dizendo: "Que Deus é esse, que predestinaria alguns para a salvação e outros para o inferno?" O questionamento dele não é diferente do de muitas outras pessoas que ainda não compreederam que os mistérios de Deus são tão profundos, os quais nenhum, eu disse, nenhum homem é capaz de esgotá-los, nem mesmo quando chegarmos na glória onde estaremos com Ele para sempre os conheceremos na sua totalidade, pois Ele é eternamente incognicível, ou seja, ninguém pode sondar os seus propósitos e desvendar os seus pensamentos. Aleluia!
Na realidade, o fato de que alguns escaparão do inferno, a saber, os escolhidos, é somente e exclusivamente obra da Graça de Deus, da sua infinita misericórdia; pois, de acordo com a santidade e justiça de Deus, todos nós seríamos dignos da condenação ao inferno, todos, não escaparia ninguém. O salmista diz no Salmo 130.3:
"Se observares, Senhor, iniquidades,quem, Senhor? subsistirá?"
Deus é Santo, e não pode conviver com o pecado, com a iniquidade; por isso veio a necessidade do sacrifício de Cristo, para que, através do Filho, pudéssemos ser perdoados e justificados, para, somente após este ato de misericórdia, o Senhor possa nos receber novamente como filhos.
"[...] a saber, que os gentios são co-herdeiros,membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus, por meio do Evangelho." (Ef. 3.6)
A Palavra é clara. Ela diz que Deus escolheu o Evangelho, ou seja, Deus escolheu o Seu próprio Filho Jesus Cristo- O Caminho, A Verdade, A Vida (Jo 14. 6), Único Mediador entre Deus e os homens (1 a Tm 2.5), Único Nome, dado entre os homens pelo qual devemos ser salvos (At 4.12); para que, apenas, exclusivamente por meio Dele, pudéssemos ser novamente recebidos como filhos, e agora, por meio da lavagem do sangue de Jesus, somos dignos de adentrar na glória com Ele. Portanto, se alguém não passar por Ele, não poderá ser salvo, antes sofrerá, para a glória da justiça de Deus, a condenação mais do que justa ao inferno.
Somos alvo da misericórdia de Deus, somos alvo do seu amor, somos alvo da sua justiça, e agora, por meio de Cristo, da sua Justificação. Aleluia!
Por isso, quando orarmos após a conversão de alguém, não devemos pedir que Deus escreva o seu nome no Livro da Vida, mas devemos agradecer a Deus por Ele ter escrito aquele nome naquele Livrona eternidade, ou seja, antes da fundação do mundo, Livro este, o qual será aberto no Grande dia do Juízo Final! Porém, se esta pessoa ainda não se converteu genuinamente, mas tem o seu nome escrito no Livro da Vida, dentro da igreja, ou fora dela, no dia marcado por Deus para que ela venha aos seus pés, ela virá, nem que seja na hora da sua morte; pois o Seu chamado é irresistível. E aquele sobre quem oramos estas palavras diante de Deus; se o seu nome não estiver escrito lá desde a eternidade, ele pode até ter ido até à frente por emocionalismo, e ficar por anos dentro de uma igreja, mas se não passou pelo novo nascimento, não entrará no gozo eterno com o Senhor. Isto não é afirmativa minha, mas a Bíblia nos dá respaldo para afirmar isto:
"E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida." (1 Jo 5.11-12)
"Vi também os mortos, grandes e pequenos, postos em pé diante do trono. Então se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. Então, a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo." (Apocalipse 20.12-15)

Note-se, não se fala aqui de salvação pelas boas obras, mas de obras de iniquidade que praticaram aqui; porém, aqueles que foram lavados pelo sangue do Cordeiro- Jesus, não fazem parte deste grupo, pois agora, justificados po Ele, os salvos recebem dele a capacidade de realizar obras, não como meio de salvação, mas como evidência da salvação. Pois as "boas obras" que muitos julgam estar preparando-lhes o céu, se feitas por pessoas que estão distantes de Deus, que não nasceram de novo em Cristo, mas permanecem na impiedade, segundo a Bíblia estas obras ".[..]Não passam de trapos de imundícia", apenas lhes iludem e as fazem pensar que por meio delas chegarão ao céu. (Is 64.6)

Silas Malafaia, ao gritar durante a sua mensagem a sua indagação de "Que teologia extremada é esta, e que Deus é este que separa alguns para o céu e deixa que outros vão para o inferno?", demonstra que ignora os textos bíblicos que nos mostram que, através da salvação e da condenação é exaltada a justiça de Deus; é como se o referido pregador quizesse rasgar da Bíblia as páginas que falam claramente acerca da salvação através do sacrifício de Cristo e do fato de que, nem todos crerão Nele, e, portanto, nem todos serão salvos.
Aqueles que tem negado e rejeitado o Evangelho, permanecendo em suas iniquidades não terão salvação, exceto se forem vivificados por Deus, o qual, por meio do seu Espírito Santo, agirá na vontade destes homens, primeiro lhes dando Fé, a fim de que estes reconheçam seu real estado de depravação total e se arrependam e confessem o Filho como seu Salvador e Senhor, e fazendo também com que estes reconheçam o fato de que, se não fosse a misericórdia e a Graça do Senhor, jamais viriam a conhecer o amor de Deus e confessá-lo como seu único e suficiente salvador e Senhor de suas vidas.
O referido Pastor utilizou o versículo de João onde está escrito: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (Jo 3.16); só que ele e todos quanto lêem este versículo, devem interpretá-lo da maneira única e correta. Ele diz: "[...]todo aquele que nele crê [...]", portanto, nem todos crerão, e nem todos virão até Ele. No Evangelho de Marcos, capítulo um, versículo quinze, Jesus começa o seu Ministério público, pregando: "O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no Evangelho." Jesus falava ali da necessidade que há de que, o homem, para ser salvo, deve primeiro crer Nele, em Cristo-O próprio Evangelho, se o homem não crer, não será salvo. E devemos ainda deixar bem claro que este "crer" ao qual Jesus se refere, não é simplesmente saber que Ele existe e dizer que o adora (pois até mesmo o diabo crê dessa forma), mas é um "crer" gerado por Deus, no homem, a partir do momento em que este ouve o Evangelho, quando torna a receber vida para crer, arrepender-se e temê-lo em obediência até o fim.

"Alguns afirmam de boca cheia: "Eu tenho Deus no meu coração desde pequeno", ou "vou sempre à igreja onde falamos sobre Deus toda semana", ou ainda "em toda igreja onde se fala de Deus, Deus está, e poderá levar ao céu", mas não é bem assim. O Senhor Deus alerta o seu povo para o fato de que muitos o louvam apenas com os lábios, mas os seus corações estão distante DELE:
"O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu." (Is 29.13)
Se no fim de tudo, todos estivessem predestinados somente para a salvação, não haveria necessidade de Jesus ter vindo, se feito como nós, ter sofrido, ter sido obediente até a morte e morte de cruz; pois Deus, por amar a todos, não condenaria ninguém ao inferno. Esta ideia é um tanto quanto incoerente. Não podemos invalidar o sacrifício de Cristo que foi necessário; único e suficiente, para, de uma vez por todas, tornar pecadores justificados diante do Pai, por meio da Fé Nele. Assim o Senhor determinou que fosse. Quem somos nós para questionar o amor e a Justiça de Deus, e, acima de tudo a Sua Soberania?
Há ainda outros textos que gostaria de compartilhar com vocês que também dizem respeito à predestinação dos salvos:
"Nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade." (Ef 1.11)

"Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum! Pois Ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão. Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua Misericórdia." (Rm 9.14-16)

"Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios." (Rm 9.15)

Para finalizar, cito o texto em que Deus diz:
"Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR. Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que castigarei a todos os circuncidados juntamente com os incircuncisos [...] porque todas as nações são incircuncisas, e toda a casa de Israel é incircuncisa de coração" (Jr 9.24; 26b)

Louvo a Deus porque me predestinou! Aleluia!
Este artigo é da profª Ana Chagas do site www.conectandoabillia.com e o titulo é meu, pois assino em baixo de tudo que esta profª Congregacional Reformada escreveu (Pb. Missº Veronilton Paz)

2 comentários:

  1. Graça e Paz, meu amado irmão!
    Que bom podermos compartilharmos da verdade da Palavra de Deus! Só uma correção, o endereço é: www.conectadonabiblia.com

    Continuemos a combater pensamentos distorcidos acerca da obra de Deus nas nossas vidas!Proclamemos o Evangelho de Jesus Cristo!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. OK! Então é www.conectadonabiblia.com.
    Deus é Soberano. Veronilton Paz

    ResponderExcluir