terça-feira, 4 de outubro de 2011

Fique fiel a Deus neste mundo cheio de tentações

Pastor Abram de Graaf  
Texto: I Coríntios 10: 12-13
Leitura: I Co 10: 1-13
Queridos Irmãos em Jesus Cristo,
A tentação. Quem não a conhece? Todos os dias as tentações estão ao nosso redor. Encontramos as tentações na praia, na rua, e até em nossa casa. Pela televisão, as tentações entram em sua casa: Umas moças bonitas, seminuas aparecem na tela para lhe convidar e estimular a aproveitar esta vida. Elas apresentam várias coisas. Quer uma cervejinha redondinha? Quer um carro novo? Elas estão apelando aos seus desejos básicos, como fome, ou cobiça; Elas tentam lhe seduzir para que comprem as coisas que elas oferecem. Um carro maior! Ou outros móveis! Já pensou numa casa própria? Quer um
conselho? Então ligue tal número e fulano vai te ajudar. Sedutores modernos, irmãos. Tentações modernas.
Aqueles que querem se casar, encontrarão essas tentações em seu caminho, irmãos! Pois o casal precisa de uma casa própria; precisa de móveis; precisa de uma festinha; precisa de salgadinhos e de bebidas; precisa de música e o casal moderno precisa de um lugar onde os convidados possam dançar; tudo isso deve ser realizado. Parece uma obrigação, pois o mundo quer isso, é o desejo dele.
Neste ponto não há nenhuma novidade em baixo do sol. Pois antigamente os homens estavam desejando coisas iguais. 1 Cor.10 mostra isso. Neste capítulo o apóstolo Paulo nos mostra vários exemplos da história do povo de Israel. Talvez possamos dizer assim: o apóstolo Paulo nos mostra várias fotos da história de Israel. Pois ele fala sobre vários momentos importantes, que aconteceram antigamente. Por exemplo: Paulo mostra uma foto da festa com o bezerro de ouro; (podemos ler mais sobre isso em Ex. 32). Foi uma grande
festa. Uma mega festa. Com muita alegria. O povo se divertiu muito. Mas o Senhor não! Pois o Senhor não estava no centro da festa, mas um ídolo, uma estátua, um pedaço de ouro. E porque este pedaço de ouro foi tão interessante? Este pedaço de ouro foi tão interessante por causa de todas as coisas que foram ligadas com isso: COMER, BEBER e DANÇAR.
Paulo mostra outras fotos: uma foto com IDOLATRIA e a outra com IMORALIDADE; havia um nojo e uma atitude de hostilidade contra o Senhor; havia incredibilidade e falta de fé. Coisas, que nós também encontramos. Seja no mundo, seja na igreja. Cada pessoa encontrará essas coisas em seu caminho. Seja casado, seja solteiro; seja jovem, seja idoso. Cada geração encontra essas coisas. O povo de Israel no deserto; a igreja de Corinto, e a igreja de ..................... no século XXI. As tentações da antiguidade são os sedutores de hoje; elas têm uma outra aparência, elas são mais modernas, mas até hoje elas estão presentes.
Por isso é bom, pra nós, ouvir o que Paulo está dizendo. Pois o apóstolo ensina a congregação de Jesus Cristo como ela pode ficar em pé neste mundo que não quer saber nada de Deus; neste mundo que presta mais atenção a si mesmo do que a Deus; neste mundo que mudou o objeto da sua adoração: não mais O CRIADOR, mas em lugar dele TUDO o que o homem deseja. Chamamos este tipo de religião MATERIALISMO. Isso domina o mundo de hoje; o mundo em que você e as suas crianças vivem.
E nós sentimos isso. Apesar do fato que somos membros da igreja de Jesus Cristo. Somos de Cristo, mas vivemos no mundo. E todos nós estamos vendo as coisas do mundo. Seja idoso, seja jovem; seja casado, seja solteiro; mas especialmente os jovens: eles são novos, bonitos e querem curtir a vida. Para eles a vida é uma grande festa! E as pessoas do mundo chamam: “Aproveite rapaz! Esqueça todas as coisas sérias, que deixam a sua vida pesada e chata; coisas como a igreja e a religião; esqueça rapaz! Não preste atenção nisso;
curta a vida SEM Deus”. Essa é a mensagem, que ouvimos regularmente pelo rádio e pela televisão; Isso é o mundo em que vivemos, irmãos. Isso é o mundo em que os nossos jovens estão crescendo. E não é fácil para eles ficarem firmes; Para ficar firme, eles devem prestar atenção e devem procurar
o caminho certo nesta vida. Pois há muitos caminhos e se não prestar atenção, perderá o bom caminho e encontrará o caminho falso. Vamos ouvir a palavra de Deus, que nos mostra o caminho certo. A mensagem do texto é a seguinte:
FIQUE FIEL A DEUS NESTE MUNDO CHEIO DE TENTAÇÕES
1) Pois Deus permite que sejais tentados;
2) Mas Deus não permite que sejais tentados além das vossas f orças;
FIQUE FIEL A DEUS NESTE MUNDO CHEIO DE TENTAÇÕES
Pois Deus permite que sejais tentados;
Essa palavra de Deus, irmãos, vamos entender melhor, se lermos em relação com a carta completa. Deixem-me dizer alguma coisa sobre isso. O apóstolo escreveu esta carta à igreja em Corinto. Uma cidade grande na Grécia. Um porto. Com barcos e armazéns. (Como Maceió); com comércio e marinheiros; as pessoas vinham de todos os paises do mundo para negociar. Por causa disso Corinto foi um crisol de várias nacionalidades; uma cidade com muitas religiões; muitos templos para vários deuses; para Hermes o deus do comércio; para Baco, o deus do vinho; e para Afrodita, deusa da beleza e do amor. Em poucas palavras: DINHEIRO, BEBIDA E EROTISMO. Os três foram os maiores poderes em Corinto.
E as pessoas podiam curtir essas coisas livremente, como hoje em dia. Atualmente se encontram esses poderes nos bancos, nos bares e nos bordéis, onde dinheiro, bebidas e amor são oferecidos. Antigamente eles tinham templos. Fazia parte da sua religião e por causa disso as pessoas eram obrigadas a participar. Quem recusasse, mostraria que não acreditava nos
deuses.
Exatamente esse foi um dos grandes problemas dos cristãos em Korinto. Eles se converteram à Jesus Cristo e desde aquele momento a vida deles mudou rigorosamente. Eles foram libertados dos poderes do dinheiro, bebidas alcoólicas e o erotismo; eles descobriram que os seus deuses não eram verdadeiros deuses. Há um só Deus: o Deus triuno que Paulo tinha pregado. A vida deles mudou completamente, mas a vida dos seus familiares, dos seus vizinhos e dos seus colegas não mudou nada. Eles ainda visitavam os templos e às vezes os cristãos também recebiam um convite. E o que fazer? Eles podiam participar da idolatria? Eles podiam participar das festas e dos banquetes? Ou eles deviam se afastar e ficar em casa?
Nesta situação o apóstolo Paulo escreveu a sua epístola aos irmãos e ele os lembrou da história do povo de Israel. Podemos dizer: ele pegou o álbum das fotos do povo de Israel e ele mostrou todas as festas profanas, que foram feitas. E depois disso ele diz (em vs. 6): Ora, irmãos, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.
E Paulo dá 4 exemplos, para mostrar que Deus não aprovou o que Israel estava fazendo. Deus deixa o mundo ter as suas festas profanas, mas Deus não aceitará que o seu povo quer ter as suas festas profanas. No momento que Israel fez isso, Deus o castigou severamente. Deus deu uma grande pancada
no seu povo. Vinte e três mil pessoas morreram num só dia, quando o povo estava se divertindo no templo de Baal Peor; Imaginem isso, irmãos!
Imaginem, se estivesse escrito no Jornal local: 23.000 participantes da Mega Festa de Baal Peor morreram no (Espace) em (Maceió)!!!! Todo mundo, lendo isso, se perguntaria: o que isso! O que aconteceu lá? Então, diz o apóstolo Paulo: Isso aconteceu antigamente; mas é um exemplo para nós. Isso foi escrito para ADVERTÊNCIA NOSSA, DE NÓS OUTROS SOBRE QUEM OS FINS DOS SÉCULOS TEM CHEGADO.
Então, irmãos, UMA ADVERTÊNCIA. Reconhecemos isso. Se andarmos com o nosso carro pela estrada e nós aproximarmos duma curva pronunciada e se ao lado da estrada estiver um carro queimado. Isso seria uma advertência para outros motoristas para ter cuidado e para prestar atenção. Da mesma maneira as histórias ‘pronunciadas’ na Bíblia contêm uma advertência para os cristãos terem cuidado e para prestarem atenção. Para muitas pessoas a vida é uma grande festa. Mas não cada festa é uma festa para Deus. A história nos ensina
isso. Olhe para os exemplos.
Olhe também para si mesmo. Não te sobreestime. Aquele que pensa estar em pé veja que não caia. Muitos cristãos estão se avaliando em cima do seu valor. Lembro-me de discussões com jovens da igreja (lá na Holanda. Mas também com jovens aqui no Brasil. Não faz muita diferença.) Tínhamos discussões sobre o uso de bebidas alcoólicas, sobre fumar cigarros, sobre usar drogas. E sempre eles estavam dizendo: olha, pastor, nós somos firmes e fortes, nada vai acontecer conosco. Não vamos ficar viciados. A mesma reação encontramos também nesta carta de Paulo. Houve Corintios que reagiram da mesma
maneira. (Cap. 8!) Houve membros fracos e membros fortes na congregação. É sempre assim se discutirmos esses assuntos; pode analisar isso. Os jovens acham que são fortes e os idosos se acham fracos e estão vendo muitos perigos. Então, diz Paulo, Aquele que pensa estar em pé veja que não caia. Tem cuidado. Prestem atenção aos exemplos, que encontramos na Bíblia!
E pensem nisso também: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana”. Paulo diz isso à congregação, irmãos. Eles ainda não têm motivo para reclamar. As tentações, que encontraram, foram fáceis. Eles podiam resisti-las facilmente.
Mas há tentações, que são mais poderosas do que a força do homem. Essas tentações são PERSEGUIÇOES ESPIRITUAIS. Às vezes satanás, como um leão, está perseguindo as ovelhas de Cristo, para matá-las. Tais perseguições vem do lado dos homens, mas no fundo sempre está um plano diabólico.
Às vezes lemos sobre isso na bíblia; como Satanás está tentando os homens; como ele enganou os irmãos, de modo que eles caíram em pecado; sempre isso acontece de uma maneira esperta; ele usa os desejos do homem; ele conhece as fraquezas dos irmãos, como com Eva; Ela queria ser como Deus e quando Satanás falou sobre árvore, que podia dar o conhecimento do bem e do mal; naquele mesmo momento a árvore ficou desejável aos olhos de Eva. Ela foi atraída pela árvore e não pode resistir, apesar da advertência de Deus.
Nesta situação Satanás DEU alguma coisa, mas Satanás tem mais estratégias. Ele pode também TIRAR tudo o que o nosso coração deseja para tentar tirar toda confiança que temos em Deus. Para nos afastarmos de Deus. Como na vida de Jó. Satanás tirou tudo, para tentar Jó. Ele tirou a riqueza dele, a saúde dele, os filhos dele. Tudo! Jó perdeu tudo. A esposa dele o deixou; os amigos o criticaram. Jó fica sozinho e a sua confiança em Deus é tentada profundamente.
Tudo isso pode acontecer na vida de um crente. Deus permite. Vemos isso claramente no livro de Jó. Deus permite a Satanás tentar a fé de Jó; Deus deu espaço para fazer isso. Mas este espaço é limitado. O poder de Satanás é limitado. Ele não pode tirar a vida de Jó. Jó não pode morrer. Satanás é limitado.
Bom! Uma pessoa pode pensar agora: oh Pastor, pode ser que tudo isso é verdade, mas isso não resolve o meu problema. Pois como isso é possível? Como Deus pode permitir tudo isso? Como Deus pode permitir as tentações?
Irmãos, esta pergunta é muito pesada. Podemos falar sobre isso a noite toda, mas seria demais fazer isso agora. Em todo caso quero dizer isso: DEUS NÃO TENTA NINGUÉM; Deus não nos estimula a pecar; um dia Deus vai acabar com as tentações. Ele vai terminar o trabalho do sedutor, Satanás. E tudo o que deixa em tentação ele pegará e jogará no fogo. Mas este dia ainda não chegou, irmãos. Infelizmente não. Pois isso quer dizer que até agora Satanás tem o seu poder limitado para deixar-nos em tentações; ele tem esta possibilidade, enquanto nós lhe damos oportunidade. Os desejos secretos em nosso coração são o alvo de satanás. Ele usa esses desejos para nos levar ao pecado. Deus sabe disso. Deus está vendo isso. Mas Deus não é uma testemunha impotente, pois Deus não permite que sejamos tentados além da nossa força. Ele é fiel.
Cantar Hino 7
Fique fiel a Deus neste mundo cheio de tentações,
pois Deus não permite que sejais tentados além das vossas forças;
Depois de ter advertido a congregação para ser firme e alerta, depois de ter dito que as tentações ainda não foram tão poderosas, depois de tudo isso Paulo vem com uma palavra reconfortante. Felizmente, pois os irmãos poderiam pensar que o diabo pode tentar toda a congregação e levá-la ao pecado.
Mas isso não é verdade, irmãos. Paulo nos avisa contra sobre estimação. Pois se uma pessoa se avaliar acima do seu valor, o diabo está esperando na sua porta para entrar. Nós não devemos pensar que somos fortes na fé. Não devemos pensar que vamos triunfar sempre; não devemos pensar que podemos participar das coisas do mundo; não devemos pensar que sempre podemos dominar os nossos desejos.
A bíblia nos mostra outras coisas. A vida nos avisa para ter cuidado. Houve pessoas sérias, ativas na igreja. Pessoas de confiança. Lideres na igreja. Padres nos Estados Unidos ou Pastores na Holanda. Exemplos para os outros membros. Mas eles caíram. Eles pensaram que estavam em pé firmemente,
mas eles caíram.
Eles causaram uma grande confusão entre os irmãos. Como foi possível? Eles conheciam bem a bíblia; eles conheciam bem a vida. Eles foram avisados. E um homem avisado conta por dois. Pois é, irmãos, mas também homens fortes podem cair. Porque somos homens fracos e pecaminosos. Todos! Todos nós
aqui presentes. Todos!!!! Devemos entender isso. Cada vez de novo. Parece que Deus deixou acontecer isso, para nos acordar. Ele quer nos acordar. E Ele quer nos ajudar. Pois Deus é fiel.
Deus é um verdadeiro ALIADO. Ele fez uma aliança. Ele fez uma aliança com Abrão, o pai de todos os crentes; e com a sua descendência. E Deus ficou fiel. A História do povo de Israel mostra isso. Cada vez de novo Deus veio para ajudar o seu povo. No Egito, depois a beira do mar vermelho; depois disso no deserto. Cada vez de novo. Deus é fiel, irmãos. Se devemos aprender uma coisa da história do povo de Israel, é isso: DEUS É FIEL. Deus não deixou o seu povo; e não deixará. Um homem pode deixar Deus, mas Deus não deixa o homem. É uma coisa que devemos entender bem, especialmente hoje. Pois Ele é também o vosso Deus, irmãos. Vocês são batizados. Vocês têm a marca da nova aliança. Ele é o seu Aliado. Ele estava lá no momento do batismo; Ele é a testemunha se você faz profissão de fé; Ele é a testemunha se um casal se casa. Deus está presente. Sempre.
Pensem nisso. SEMPRE! Ele é fiel. Ele está presente. Também se houver problemas entre um casal. Se houver pequenas discussões; pequenos conflitos entre homem e mulher; entre os pais e os filhos; ele está presente se o amor esfria, se a relação acabar, se crescer a distancia, se crescer a solidão, se
houver brigas e discórdia, se um receber demais atenção duma outra pessoa, se crescer o ciúme, ou se houver problemas por causa dum vicio: trabalhar demais, bebidas demais. Deus está presente se um dos dois ficar doente por muito tempo. Tudo isso pode destruir um casamento. Tudo isso pode ser um
motivo para fugir. Para procurar ajuda; Tudo isso pode ser um motivo para adultério. Essas são as tentações do casamento.
Mas para evitar isso é muito importante que vocês, irmãos, vivam perto do Senhor. Não somente agora no domingo, mas também durante a semana. Fique fiel ao Senhor; Ele está presente com as bênçãos dele. Ele está pronto para ajudar.
Deus não permite que sejais tentados além das vossas forças. A história de Jó mostra isso. Deus colocou um limite à Satanás. A história do povo de Israel mostra isso também. Houve momentos em que o povo estava em angústia; momentos apertados; mas eles clamaram a Deus e Deus os ajudou. Isso
aconteceu com o Êxodo do Egito; com a passagem pelo Mar Vermelho. Cada vez Deus prova que Ele é fiel.
Ele não permite que o seu povo seja tentado além da sua força. Ele não permite que eles caiam e continuem no pecado. Junto com a tentação Deus dá a solução. Paulo não diz o que é esta solução. Mas em todo caso seremos protegidos contra a tentação.
Vocês podem confiar nisso, pois Deus é fiel. Mas isso só funciona se nós ficarmos fiéis a Deus. Não é por nada que Paulo disse no fim (14): fugi da idolatria. Quem se afasta de Deus e procura a sua salvação longe de Deus com os ídolos ou com feitiçaria ou outras coisas; uma tal pessoa não deve pensar que nada acontecerá, pois Deus é fiel. Não é assim! Deus é fiel para quem os que são fieis. Deus não ajudará se nos afastarmos. Nós somos protegidos contra as tentações se ficarmos perto de Deus; Deus nos ajuda a ficar em pé, mas se nós nos afastarmos, cairemos. Só vamos conseguir, se mantermos o contato com Senhor. Por isso Jesus nos ensinou a ORAR; a FALAR com o seu Pai, que está no céu. Jesus nos ensinou a orar: Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Esta oração, irmãos, é uma oração para cada dia. Para cada dia da sua vida. Não somente na igreja, mas também em casa. Uma oração para marido e esposa. Uma oração para os pais e os filhos. Uma oração para todos. Devemos aprender isso: ORAR. Falar com Deus Pai. Confiem nele, irmãos e vocês também jovens! Não deixem este costume. Às vezes acontece isso, porque está cansado, ou porque está com pressa. A mulher preguiçosa e o marido sobrecarregado não oram. Isso é também uma tentação do diabo. Então, irmãos, aprendam orar e fiquem fieis nisso, pois só assim: com mãos dobradas, vocês poderão ficar em pé neste mundo cheio de tentações.
AMÉM!
Cântico: De todas as provas que eu já passei.

Fonte: Igreja Reformada do Brasil (www.irbmaceio.com.br/sermoes/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário