sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

MANÁ DIÁRIO (MT 22.37-39) - MISSº VERONILTON PAZ DA SILVA

MANÁ DIÁRIO – MATEUS 22.37-39
37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. 38 Este é o grande e primeiro mandamento. 39 O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

QUAL DEVE SER O OBJETO DO SEU AMOR?
As pessoas muitas vezes fazem uma confusão medonha a respeito da Lei, alguns dizem que ela foi abolida, outros dizem que ela funciona até hoje, mas não explicam o porquê, tudo que nós seguimos hoje na graça são doutrinas oriundas da Lei, quando Cristo e demais escritores do Novo Testamento citam as Escrituras, eles estão se referindo ao Antigo Testamento que era composto de Lei, Profetas e Escritos (Mt 21.42; Mt 22.29; Lc 24.32; Jo 5.39; At 17.11; Rm 15.4; I Co 15.3Gl 3.8; II Tm 3.16; Tg 2.8; II Pe 1.20), porém, além de citar o valor da Lei, Jesus também fala de algo que era sua mola propulsora e que resume toda a Lei, ou seja, o amor (Rm 13.8-10), sobre este importante tema que permeia toda a Escritura, iremos extrair algumas lições importantes a seguir.

Primeira, o Objeto do Nosso Amor Deve ser Deus. Jesus aqui cita a primeira prioridade do nosso amor que é ao Senhor, quando diz que este amor deve ser de todo coração, alma e entendimento (v.37-38) está tratando da completude deste amor, ou seja, Ele não aceita que você o ame menos que a sua totalidade. Jesus aqui está citando um trecho que era considerado como o coração da Lei: Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força” (Deut. 4.5-6). Quando examinamos o decálogo em Êxodo 20.1-17, vemos que este grande mandamento de Jesus está explicado nos quatro primeiros mandamentos: a) Não possuir outros deuses (v.1-3), ou seja, tudo que você coloca no lugar de Deus; b) Não fabricar imagens esculpidas que tencionem aludir ao culto divino (v.4-6), pois o próprio Deus proibiu fazer imagens que o representem (Dt 4.14-16) e Ele não deve ser cultuado pela imaginação do homem nem sugestões de satanás como fazem os pagãos; c) Não tomar o seu Santo Nome em vão (v.7), portanto, piadas com o nome de Deus, usar textos bíblicos com brincadeira, usar seu nome por nada, citar o nome de Deus para fazer tramóias como fazem alguns lideres, isto é usar o Nome de Deus em vão e irão pagar um preço por isto; d) Guardar o dia do Senhor, ou seja, trabalhar seis dias e guardar um dia para servir ao Senhor (v.8-11), Deus te deu uma semana inteira, separe um dia para ouvir a Palavra de Deus. Se na sua vida houver outras coisas que tomam teu tempo e você não tem um momento para congregar e ouvir a Palavra de Deus, você precisa rever o seu amor por Deus. Jesus disse que se alguém o ama ou se declara seu amigo precisa ser obediente ao que Ele diz (Jo 15.14), se não obedeço a sua Palavra não posso dizer que o amo. Se você o ama de verdade guarde os seus mandamentos, pois disto depende toda a sua vida. Mas, além de amar a Deus eu também devo amar a mim mesmo, isto será verificado nas seguintes linhas.

Segunda, o Objeto do Nosso Amor Deve ser nós mesmos. Aqui neste versículo há o mandamento de amar ao próximo como a si mesmo (v.39), porque é impossível amar alguém se você não se ama. Você não irá cuidar bem de alguém se não cuida de si, exortar outros a que mudem de vida se sua vida é uma bagunça. Para ter amor ao próximo, preciso ter primeiro por mim mesmo. O amor ao próximo deve ser igual ao que tenho por mim e não maior. Quando demonstramos amor por nós mesmos iremos cuidar bem do nosso corpo, pois é morada do Espírito Santo de Deus,(I Co 3.16-17) não podemos destruir o templo do Espírito Santo, para fazer isto teremos que: (1) Deixar de ingerir elementos que possam causar dano ao corpo, pois quando se ingere drogas seja bebida, cigarro, maconha, cocaína outra não está se zelando pelo corpo, ou mesmo quando se consome alimentos que prejudicam a saúde, como gordura excessiva ou açúcar no caso dos diabéticos, etc. (2) Evitar práticas no corpo como sexo ilícito, tatuagens, masoquismo, ou automutilação; (3) Expor seu corpo ao perigo com atitudes imprudentes como alta velocidade na direção ou aventuras sem motivo da glória de Deus, mas apenas para satisfazer o seu coração. Lembre-se, você só pode cuidar do próximo se você estiver com a sua vida em ordem, se tiver cuidado da sua própria vida. Abaixo trataremos sobre a forma correta de agir com o próximo, amando-o.

Terceira, o Objeto do Nosso Amor Deve Ser o Próximo. Jesus trata neste instante ainda sobre a Lei e apresenta que ela trata sobre o amor a Deus, mas também ao nosso semelhante, podemos ver isto na continuação da passagem quando ele falando sobre o mandamento diz que: “O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (v.39), Dizer que ama a Deus, mas não demonstrar amor ao outro é mentira, sobre esta verdade João disse que: Se alguém disser: “Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” (I Jo 4.20), ou seja, é impossível você e eu amarmos a Deus e odiarmos o próximo. Como demonstrar amor pelo próximo? A Bíblia nos dá algumas importantes verdades sobre isso, vejamos: (1) Demonstramos amor ao nosso semelhante quando tratamos das suas necessidades espirituais, levando-o a Cristo, Como fez André que levou seu irmão Simão Pedro a Cristo (Jo 1.40-42); como fez o ex-endemoninhado geraseno que quando se viu liberto saiu pregando a todos (Mc 5.18-21); Como agiu Paulo para pregar aos seus compatriotas, fazendo todos os meios para que pudesse de alguma forma que alguns se salvassem (I Co 9.22). (2) Demonstramos amor pelo próximo quando tratamos das suas necessidades físicas, dando-lhe alimento, roupa e o que necessitarem, conforme diz Tiago, irmão de Jesus: 15 Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, 16 e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?” (Tg 2.15-16), esta passagem deixa clara a necessidade daqueles que dizem terem Deus demonstrar isso no cuidado com os carentes, ajudando-os a vencer as suas dificuldades de suprimento, nesta mesma linha o apostolo João falou que as pessoas cujo amor de Deus habita nelas, são conhecidos pelo seu amor pelo próximo e seu cuidado com ele, verifica-se isto na seguinte passagem:  16 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos.17 Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus? 18 Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade” (I Jo 3.16-18), ou seja, você e eu não podemos dizer que amamos as pessoas se quando está em nós o ajudá-las, negamos a ajuda necessária. Devemos amar o próximo como a nós mesmos, portanto, se nós queremos ser bem tratados, o próximo também, por isso Jesus disse no sermão do monte que: Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas” (Mt 7.12), assim sendo nós não podemos viver de maneira egoísta, pensando apenas em nós mesmos, devemos amar o próximo como a nós mesmos. Louvado seja Deus!

Concluindo, esta passagem está tratando o principal mandamento da Lei, que é o amor, falamos sobre o objeto do nosso amor, assim trouxemos algumas verdades inauditas para a nossa vida que foram: Primeira, o Objeto do Nosso Amor Deve ser Deus; Segunda, o Objeto do Nosso Amor Deve ser nós mesmos; Terceira, o Objeto do Nosso Amor Deve Ser o Próximo. Será que estamos amando a Deus acima de todas as coisas? Amando a nós mesmos como templo do Espírito Santo? E amando ao próximo como a nós mesmos? Saiba que nós amamos a Deus quando o priorizarmos nas nossas atividades, nós amamos ao próximo quando cuidamos dele como se estivéssemos cuidando de nós mesmos. Somente pode amar verdadeiramente aquele que já foi alcançado pelo amor de Deus, se você ainda está distante de Deus, entregue-se a Ele hoje em Nome de Jesus!


Autor: Veronilton Paz da Silva – Missionário Licenciado ao Sagrado Ministerio (PRVP); Missionário Presbiteriano na Cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia (IBHT); Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa (UEPB); Formação Presbiteriana de Evangelista/Missionário (CPO/IBN e CEIBEL); Pos Graduando em Estudos Teológicos (CPAJ/Mackenzie).

Nenhum comentário:

Postar um comentário