sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Gondim e suas cercas

Texto originalmente publicado no RVJ.
Como ouvi alhures, Gondim é um assunto batido. Não desejo trazê-lo à pauta, pois isso seria dar-lhe mais atenção ou valor do que merece. Mas certas figuras se tornam interessantes, ainda que aqueles que as fazem originalmente não tenham a intenção. É o caso aqui.
---------- x ----- x ----- x ----------
Não estou na vanguarda de nenhuma nova teologia, carrego apenas um anseio de liberdade. Com as pedradas que recebi, aprendi que dogmáticos antipatizam os que tentam olhar por cima da cerca e eu só quero a liberdade de olhar. (Ricardo Gondim).
Esse Gondim tem cada uma! Não sei como são capazes muitos de fazer desse cara grande coisa pelas coisas que ele diz. É tudo tão vazio. E tão repetitivo do que já vimos tanto por aí...
Nesta estrondosa frase de efeito diz ele, tão dogmaticamente, que “dogmáticos antipatizam os que tentam olhar por cima da cerca”. Não é novidade alguma que relativistas gritem a verdade dogmática de seu relativismo.
E, veja, há tanto a se provar em “não estou na vanguarda de nenhuma nova teologia”... O que é vanguarda? Não está nela? Por que sim ou não? A teologia é nova? Não é? Aliás, o que é teologia? Mas o arauto do “não sei” afirma demais. E o afirma muito categoricamente. Como sempre o fazem tais arautos.
É risível também que, em seu desespero sem absolutos, dado que absolutos são necessários, ele se contraponha ao que pode se apegar: os malditos dogmáticos. De fato, sem absoluto, os infelizes dogmáticos são mesmo sua única tábua de salvação. Coitados!
Mas o que me é mais risível é sua megalomania. Pois ele me colocará entre seus pobres ignorantes dogmáticos... Estarei eu preocupado em que ele olhe sobre a cerca?
Mas, ora, sempre é bom aproveitar uma imagem assim tão vaga e, para usar um termo que ele apreciará, desconstruí-la. Pois o Mestre nos pôs dentro de um cercado chamado aprisco. Talvez pudéssemos, de quando em quando, como de fato podemos, olhar por sobre ele. E o que do outro lado virmos nos causará tristeza e repulsa.
Se assim fosse com Gondim, bom para ele seria. Mas já faz tempo que o lado de lá da cerca sobre a qual ele olha é o lado em que estamos. E é este o lado que lhe causa tristeza e repulsa.
Infelizes relativistas dogmáticos!
SDG!

Nenhum comentário:

Postar um comentário