quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

IPBM Ano do 80º Aniversário

Graça e paz!
Estamos chegando ao 80º aniversário da Igreja Presbiteriana do Brasil em Monteiro-PB, quando em 17 de Março de 1932 o Rev. Dr. Julio Salles chegou em Monteiro para iniciar o trabalho evangélico e presbiteriano, em comemoração quero trazer alguns itens sobre IGREJA. Glórias a Deus pela lutas vencidas pela nossa IPB

A Igreja

A DOUTRINA DA IGREJA por Louis Berkhof
I. Nomes Bíblicos da Igreja e a Doutrina da Igreja na História:
 A.Nomes Bíblicos da Igreja
 B.A Doutrina da Igreja na História
II. Natureza da Igreja:
 A.A Essência da Igreja
 B.O Caráter Multiforme da Igreja
 C.Várias Definições da Igreja
 D.A Igreja e o Reino de Deus
 E.A Igreja e as Diferentes Dispensações
 F.Os Atributos da Igreja
 GAs marcas da Igreja
III. O Governo da Igreja:
 A.Diferentes Teorias e Respeito do Governo da Igreja
 B.Os Princípios Fundamentais do Sistema Reformado ou Presbiteriano
 C.Os Oficiais da Igreja
 D.As Assembléias Eclesiásticas
IV. O Poder da Igreja:
 A.A Fonte do Poder da Igreja
 B.A Natureza Deste Poder
 C.Diferentes Espécies de Poder Eclesiástico
DOUTRINA DA IGREJA de Louis Berkhof.
http://www.mediafire.com/?2mwmumgkqnw

A Igreja
1 Co 12.12-14; Ef 2.19-22; 4.1-6; Cl 1.18; Ap 7.9,10
"Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos." 1 Co 12.12-14
A Igreja refere-se a todas as pessoas que pertencem ao Senhor, aquelas que foram compradas pelo sangue de Cristo. Várias outras imagens e expressões são também usadas para definir ou descrever a Igreja. Ela é chamada o Corpo de Cristo, a família de Deus, o povo de Deus, os eleitos, a noiva de Cristo, a comunidade dos remidos, a comunhão dos santos, o novo Israel, entre outros.
A palavra do Novo Testamento para igreja, da qual extraímos nossa palavra eclesiástico significa "os chamados para fora". A igreja é vista como uma assembléia ou reunião dos eleitos, aqueles a quem Deus chama do mundo, separando-os do pecado, para um estado de graça.
A igreja na terra é sempre aquilo que Agostinho chamou de "um corpo misto"; por isso temos de fazer uma distinção entre a igreja visível e igreja invisível. Na igreja visível (que consiste dos que fazem profissão de fé, são batizados e arrolados como membros da igreja institucional), Jesus indicou que haveria joio crescendo junto com o trigo. Embora a igreja seja "santa", sempre há uma mistura profana nela nesta dispensação. Nem todos os que honram a Cristo com seus lábios o honram também com seu coração. Visto que só Deus pode lê o coração humano, os verdadeiros eleitos lhe são visíveis, mas em certa medida nos são invisíveis. A igreja invisível é transparente, mas completamente visível a Deus. È tarefa dos eleitos tornar visível a igreja invisível.
A igreja  é una, santa, católico e apostólica. A igreja é uma só. Embora fragmentados em denominações, os eleitos são unidos por um só Senhor, uma só fé e um só batismo. A igreja é santa porque é santificada por Deus e habitada no sentido em que seus membros estão espalhados por toda a terra, incluindo pessoas de todas as nações. A igreja é apostólica no sentido em que o ensino dos apóstolos, com o contido na Sagradas Escrituras, é o fundamento da igreja e a autoridade pela qual é governada.
É tarefa e privilégio de cada cristão viver unido à igreja de Cristo. É nossa responsabilidade solene não negligenciar a assembléia dos santos quando se reúnem em culto, viver sob a liderança e a disciplina da igreja e estar ativamente envolvidos como testemunhas em sua missão.
A igreja se caracteriza mais como um organismo do que como uma organização. Ela é formada por partes vivas. É chamada o Corpo de Cristo. Assim como o corpo humano é organizado para funcionar em unidade, pela cooperação e interdependência das muitas partes, assim também a Igreja, como  um corpo, revela a unidade e diversidade. Embora governado por uma "cabeça" - Cristo -, o corpo tem muitos membros, cada um deles dotados e investidos por Deus a fim de contribuir para a obra de todo o corpo.
Sumário
1. A Igreja é formada por aqueles que pertencem ao Senhor.
2. A palavra bíblica para igreja significa "aqueles que são chamados para fora".
3. A igreja na terra é sempre um corpo misto de crentes e não crentes.
4. A igreja invisível só é visível para Deus.
5. A igreja é una católica e apostólica.
6. A igreja é um organismo análogo ao corpo humano.
Autor:  R. C. Sproul
Fonte: 3º Caderno Verdades Essenciais da Fé Cristã – R.C.Sproul. Editora Cultura Cristã. Compre este livro em http://www.cep.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário