terça-feira, 21 de novembro de 2017

ESBOÇO DE SERMÃO TÓPICO BASEADO EM JOÃO 18.33-38

TEXTO: JOÃO 18.33-38
33 Tornou Pilatos a entrar no pretório, chamou Jesus e perguntou-lhe: És tu o rei dos judeus? 34 Respondeu Jesus: Vem de ti mesmo esta pergunta ou to disseram outros a meu respeito? 35 Replicou Pilatos: Porventura, sou judeu? A tua própria gente e os principais sacerdotes é que te entregaram a mim. Que fizeste? 36 Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui. 37 Então, lhe disse Pilatos: Logo, tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. 38 Perguntou-lhe Pilatos: Que é a verdade? Tendo dito isto, voltou aos judeus e lhes disse: Eu não acho nele crime algum”.

INTRODUÇÃO

O site significados.com.br traz um conceito sobre verdade dizendo que

Verdade significa aquilo que está intimamente ligado a tudo que é sincero, que é verdadeiro, é a ausência da mentira. Verdade é também a afirmação do que é correto, do que é seguramente o certo e está dentro da realidade apresentada. A verdade é muitas vezes desacreditada e o ceticismo é a descrença ou incredulidade da verdade. Aquele indivíduo que tem predisposição constante para duvidar da verdade é chamado de cético (O que é a verdade. Extraído de: https://www.significados.com.br/verdade/)

Esta passagem trata da prisão de Jesus e seu julgamento. Pilatos, cremos que por ironia, pergunta se ele é o rei dos judeus (v.33), Jesus sabia que aquela pergunta não vinha dele, mas os judeus haviam o acusado falsamente de se declarar rei (v.34). Cristo afirma que seu reino não seria daqui, por isso não seria defendido por humanos (v.36), Pilatos novamente pergunta, certamente com ironia, se ele era um rei, Jesus diz que era Pilatos que estava afirmando (v.37). Jesus então fala que veio dar testemunho da verdade, Pilatos faz uma pergunta que nos deixa pensativos: “Que é a verdade?”, esta pergunta ecoa nos nossos ouvidos até o dia de hoje, pois as pessoas estão confusas, sem rumo, sem direção, sem saber para onde estão indo, estão querendo que não existe verdade absoluta, mas para o cristão existe uma verdade absoluta extraída da Escritura Sagrada manifesta na pessoa de Jesus, mas quer saber o que é a verdade? Preste atenção que iremos extrair algumas lições sobre a verdade, tendo como base o tema abaixo.

TEMA: VOCÊ SABE O QUE É A VERDADE?

1.        A VERDADE É O QUE DIZ A ESCRITURA.

1.1     A Escrituras foi escrita para nos instruir. Lc 1.1-4
1 Visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, 2 conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra, 3 igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem, 4 para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído”.

1.2     A Escritura foi escrita para nos apresentar Jesus. Jo 5.39
39 Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”.

1.3     A Escritura foi escrita para nos ensinar, erram os que não a observam. Mt 22.29
29 Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus”.

1.4     A Escritura foi escrita para nos ajudar a vivermos em santidade. Jo 17.17
17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”.

2.        A VERDADE É A PESSOA DE JESUS CRISTO.  

2.1     Ele é a verdade do Pai. Jo 14.6
6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.

2.2     Ele é a verdade que liberta. Jo 8.32,36
32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

2.3     Ele nos ensina o caminho da verdade. I Tm 2.4
4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

3.        A VERDADE É O QUE NÓS DEVEMOS SEGUIR

3.1     Nós não devemos lutar contra a verdade, mas a favor da verdade. II Co 13.8
8 Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade”.

3.2     Nós devemos obedecer à verdade. Gl 5.7
7 Vós corríeis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade?”

3.3     Nós devemos viver a verdade em amor. Ef 4.15
15 Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”.

3.4     Nós devemos manejar bem a Palavra da verdade. II Tm 2.15
15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

3.5     Nós fomos gerados pela Palavra da Verdade. Tg 1.18
18 Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas”.

3.6     Nós precisamos falar a verdade sobre Cristo. Rm 9.1
1 Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência”.

CONCLUSÃO

A mensagem tratou baseada na pergunta feita a Jesus: “O que é a verdade?”, vimos que a verdade é a Escrituras, chegamos a conhecer esta verdade por meio de Jesus, mas precisamos seguir a Jesus. Você tem feito isto? Voce já conhece a verdade das Escrituras? Já conhece a verdade sobre Jesus? Já segue a verdade? Saiba que para morar no céu você precisa seguir esta verdade, você precisa entregar a tua vida a Cristo, recebe-lo como teu Único e Suficiente Senhor e Salvador. Voce deseja fazer isto agora?

AUTOR: Missº Veronilton Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário