sábado, 17 de novembro de 2018

Reflexão Semanal – O Retorno do Justo Juiz! Você Está preparado?


TEXTO: ATOS 17.31
“Porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos”.

     Enquanto o Velho Testamento promete a vinda de Cristo, o Novo Testamento mostra como foi esta primeira vinda e nos aponta para a sua segunda vinda, através da qual finalizará os planos redentivos nesta terra, iniciaremos hoje os estudos específicos soHá um comentário de um autor desconhecido sobre o dia do julgamento que diz o seguinte:

 “O julgamento final é o dia quando Deus julgará todas as pessoas do mundo. Cada pessoa será julgada por Deus de maneira justa e imparcial. Teremos que dar conta de tudo que fizermos em nossas vidas. Quem for condenado irá para o lago de fogo, a destruição eterna. Mas quem for salvo irá para o Céu, onde não haverá mais sofrimento nem dor. Deus será completamente justo e ninguém poderá o enganar.  Mas todos pecamos e estamos condenados ao inferno. A única forma de sermos salvos é através de Jesus. Jesus morreu para pagar o preço de todo pecado. Quem crê em Jesus e o aceita como seu salvador será salvo. Jesus levou toda a condenação! (Fonte: https://www.bibliaon.com/julgamento_final/)”

     Esta passagem de Atos trata sobre o discurso de Paulo em Atenas, o berço da filosofia e politeísmo, ele ficou revoltado por causa da idolatria daquela cidade (v.16), que tinha muitos altares de deuses e para não esquecer nenhum, estabeleceram um com o nome “Ao Deus Desconhecido”, Paulo usou esta figura para falar sobre o Deus verdadeiro que não é instrumento da arte e imaginação do homem (v.22-29), após esta explicação sobre como adorar a Deus, convida os homens ao arrependimento (v.30), para finalizar ele traz a razão pela qual as pessoas deveriam se arrepender, que é o julgamento futuro e final de Deus e para isto devemos estar alerta e prontos, sobre este tão glorioso assunto, e inspirados no tema acima mencionado iremos extrair algumas verdades de maneira introdutória:

Primeira, Deus Julgará Todo o Mundo. Deus julgará todas as pessoas de todas as classes que existem na terra, não haverá como dar um jeitinho para escapar, pois seu julgamento e certo e todos hão de comparecer perante Ele naquele dia, sobre isto Paulo no seu discurso fala: “Porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo [...]” (v.17a).

a. O mundo será julgado por causa do pecado que entrou nele e o corrompeu por completo, sobre este alastramento terrível a avassalador os calvinistas chamam de depravação total, que significa “a corrupção do pecado alcançando todas as partes da natureza humana e toda a raça humana, tratando sobre esta temática Paulo afirmou: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Rm 5.12), assim sendo ninguém pode dizer que tem qualquer mérito diante de Deus, pois todos são pecadores e só merecem de Deus a condenação eterna, quando Deus salva alguns o faz somente por sua graça.

b. O mundo será julgado porque Deus enviou homens para pregassem o evangelho, a escuta da pregação é um critério do julgamento divino, sobre isto o evangelista Marcos narrou as palavras de Jesus quando Ele disse: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15).

c. Esta palavra traz a evidencia do julgamento divino tanto nos salvos como nos perdidos, uma mesma pregação traz salvação para alguns que crêem e condenação para os descrentes, Jesus, nosso mestre, falou: “Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia” (Jo 12.48).

d. Ainda sobre este resultado duplo da pregação Paulo também falou que: “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus” (I Co 1.18), o julgamento de Deus será sobre todo o mundo e trará salvação para uns e condenação para outros, em qual grupo você está, nos salvos ou perdidos? Sobre este julgamento ainda continuaremos falando, a partir das próximas linhas, enfatizando a justiça de Deus.

Segunda, Deus Julgará de Maneira Justa. Deus julgará de maneira muito justa, podemos examinar isto nas palavras de Paulo quando disse: Porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar [...] com justiça [...]” (v.17b).

a. Ninguém poderá dizer que o seu juízo foi injusto, Deus jamais poderia cometer injustiça porque seu caráter é justo e por Ele ama ser justo, atestando isto o salmista grafou sobre Jesus: “Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria, como a nenhum dos teus companheiros” (Sl 45.7), ou seja, Jesus tem prazer em ser justo, em fazer tudo com base no seu caráter santo, no seu julgamento não haverá palavras para desmanchar a sua sentença, sobre isto o Rev. Hernandes Dias Lopes disse que: No seu juízo desfalecem palavras humanas. A voz de Cristo detém a última palavra e é a única a ter razão”(Lopes, Hernandes Dias. Estudos no Apocalipse, p.14). Deus tem a palavra final, no seu tribunal é proferida a sentença judicial de maneira perfeita, não cabe recurso nem apelação, Ele é o reto juiz e diante Dele tudo se cala.

b. As suas ações são justas, seus caminhos são justos e verdadeiros, todos temem o seu nome por causa dos seus atos justos, a apostolo João no Apocalipse disse que os salvos exaltavam a justiça de Deus disse que: “entoavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações! Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos” (Ap 15.3-4).

c. Todas as ações de Deus são justas, aquilo que ninguém sabe sobre você, Deus sabe, o seu julgamento é perfeito e justo (Sl 145.17), as aparências humanas não causam emoção em Deus, Ele conhece o coração do homem e seu julgamento virá de maneira justa. As pessoas podem até se dar bem aqui enganando, no juízo de Deus os conchavos não funcionam, pense nisso, mas, este julgamento além de ser para todo o mundo e de maneira justa, será feita apenas por meio de Jesus Cristo, isto será explicado a partir de agora.

Terceira, Deus Julgará por Meio de Jesus Cristo. O apostolo Paulo finaliza este discurso falando sobre o meio pelo qual Deus executa o seu julgamento que é Por meio de Jesus, sobre isto verifica-se as suas palavras dizendo que“Porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar [...] por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos” (v.17c),

a. Jesus é o Filho de Deus que foi enviado ao mundo para salvar a humanidade (I Jo 4.14), Ele é o único meio pelo qual podemos nos aproximar de Deus, comprovando isto, João narrou as palavras de Jesus: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6). Ele não é um caminho ou uma possibilidade, pelo contrário, é o único caminho que pode levar o homem a se aproximar de Deus, Jesus é a ligação perfeita, é a ponte que vai dar no céu, quem crê Nele não é condenado o que não crê já está condenado (Jo 3.18).

b. Ele é o único mediador entre Deus e os homens, conforme Paulo Escreveu a Timóteo: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (I Tm 2.5), Paulo aqui trata sobre Cristo justamente como esta ligação que Deus fez para estar unido aos homens, podemos dizer então que Cristo é a única e verdadeira religião, pois religião vem do latim “religare” que significa religar o homem a Deus, somente Cristo pode fazer isto, não é a religião que faz isto, não são suas obras, somente Jesus pode fazer isto.

c. O julgamento é este que as pessoas cheguem a Deus por Jesus, se tentarem chegar por outro meio estarão condenados. A Bíblia também trata de Jesus como o nosso único intercessor, conforme atesta Paulo na sua Carta aos Romanos: “Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós” (Rm 8.34).

d. Ele conforme Joao condenará todo o que rejeitar o seu Filho Jesus Cristo, vejamos as palavras do apostolo: Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más” (Jo 3.17-19). 

e. Se você estiver em Cristo você estará livre da condenação e naquele dia do julgamento estará salvo, porém se busca chegar a Deus por outros meios ou se divide a sua glória com anjos, santos ou outros seres, estará naquele julgamento com uma sentença condenatória sem direito à defesa. O que deseja para a sua vida? Lembre-se que Deus julgará todo o mundo de acordo com a aceitação ou rejeição do seu filho, pense nisto!

    Para concluir queremos dizer que o julgamento de Deus é certo, Ele virá para julgar todo o mundo, Paulo falou como escapar deste julgamento chamado de ira vindoura de Deus, veja o que Ele disse: “E para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura” (I Ts 1.10), assim sendo, a única maneira de nós escaparmos da condenação eterna é tendo Jesus como nosso advogado, você já o tem?

Referencias:

A Bíblia de Estudo de Genebra. Textos Bíblicos e Notas de Rodapé. 2 2d. Ampliada. São Paulo: Cultura Cristã, 2010.

Biblia Sagrada Online. Versículos Sobre o Julgamento Final. Extraido de: <https://www.bibliaon.com/julgamento_final>Acessoem20/10/2010.

BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2002.

ERICKSON, Millard J. Introdução à Teologia Sistemática. São Paulo: Editora Vida Nova, 2002.

LIMA, Leandro Antônio de. A Grande Batalha Escatológica. 1ed. São Paulo: Agathos, 2016.

LOPES, Hernandes Dias. Estudos no Apocalipse. 1ed. Venda Nova: Betania, 2007.

O Culmann, Time, p. 87. Apud: HOEKAMA, Anthony. A Bíblia e o futuro. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2001.

AUTOR: Missº Veronilton Paz da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário