terça-feira, 20 de dezembro de 2022
PROGRAMAÇÃO DA IGREJA PRESBITERIANA DE ZÉ DOCA MA
sexta-feira, 27 de maio de 2022
REFLEXÃO: VENHA PARA JUNTO DE DEUS, ELE TE RECEBE! (SALMOS 50.15)
*VENHA PARA JUNTO DE DEUS, ELE TE RECEBE!*
“Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás” (Salmos 50.15).
*INICIALMENTE* queremos trazer à baila que Deus não rejeita quem o busca sinceramente, disposto a segui-lo (Jo 6.37), devido a isto há um convite nas Escritura para que as pessoas se aproximem do Senhor, pois Ele as recebe e transforma o seu ser, modificando toda sua vida e tornando-as novas criaturas (II Co 5.17). Neste versículo escolhido nós iremos apresentar algumas lições que você precisa saber para se aproximar do Senhor.
*I. APROXIME-SE DO SENHOR INVOCANDO SEU NOME* (Sl 50.15a). O salmista nos convida para que nos aproximemos do Senhor clamando a Ele no dia da angústia, buscando sua presença, invocando seu socorro. O ser humano tem na sua vida momentos de angústias e desespero, nestas horas, a voz da desesperança quer usar sua retórica de forma altissonante para fazer que se veja apenas o fundo do poço, mas Deus quer que este olhe para cima e veja que há uma saída. Invoquemos o nome do Senhor, não nos deixemos abater, clamemos a Ele agora, pois está disposto a nos ouvir!
*II. APROXIME-SE DO SENHOR PARA RECEBER LIVRAMENTO* (Sl 50.15b). Deus promete trazer livramento para aqueles que o buscam sinceramente, ele oferece verdadeiro libertação do pecado (Jo 8.32,36), da ansiedade (Mt 6.25-34) e da eterna condenação (Rm 8.1; Jo 5.24). Jesus é o nosso libertador, Ele quer livrar-nos das armadilhas colocadas pelos inimigos da nossa alma: Mundo (I Jo 2.15-17), Carne (Rm 8.13) e Diabo (Tg 4.7). Jesus oferece livramento espiritual de tudo que nos distancia Dele e da sua salvação. Receba hoje a verdadeira libertação pela fé em Jesus!
*III. APROXIME-SE DO SENHOR GLORIFICANDO ELE PELOS SEUS FEITOS* (Sl 50.15c). O ser humano deve se aproximar de Deus o horando e glorificando por tudo que Ele fez, faz e fará em seu favor. Não há lugar na vida dos que servem a Deus para egolatria (adoração de si mesmo) ou idoletria (adoração de outros seres), mas somente para exaltar o Nome do Senhor, pois tudo que precisamos vem Dele. Devemos ter um coração grato a Deus e o louvarmos por quantas coisas tremendas que tem feito nas nossas vidas. A vida, respiração, sustento vem Dele! Já o glorificou hoje está aqui por tudo que já te deu?
*CONCLUINDO*, informamos que ao nos aproxirmarmos de Deus devemos clamar ao Senhor, pois Ele ouve e atende nosso clamor; também precisamos buscar o livramento que Ele oferece, tendo o coração liberto de todo mal, recebendo certeza de vida eterna, sendo assim livre de toda condenação. Mas, ao nos chegarmos ao Senhor também precisamos também louvá-lo por tudo que nos tem feito. Você já se aproximou de Deus? Se sua resposta for positiva, ande na sua poresença, abendone todo o pecado. Se for negativa, renda-se a Jesus ainda hoje e receba certeza de salvação, paz e alegria na alma. (*Pastor Veronilton Paz*).
*IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL, 162 ANOS EVANGELIZANDO O BRASIL!*
Rua da Paxiúba, 26, Centro, Zé Doca MA.
domingo, 15 de maio de 2022
REFLEXÃO: ANSIEDADE, VOCÊ NÃO PRECISA DELA! (I PEDRO 5.7)
*ANSIEDADE, VOCÊ NÃO PRECISA DELA!*
“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (I Pedro 5.7).
Você é uma pessoa ansiosa? A ansiedade no texto original significa “estrangulamento”, pois ela sufoca as forças e esperanças daquele que se entrega as suas nuances. Pedro estava escrevendo para uma igreja perseguida, tentada a viver na ansiedade. Nesta parte ele diz que eles não poderiam nem deveriam dar lugar a este mal. Sobre isto nós veremos algumas lições.
*I. UM PROBLEMA: SER ANSIOSO* (v.7). A ansiedade aqui tratada não é a doença com causas naturais, mas a que é pecaminosa, fruto da desconfiança na fidelidade de Deus em cumprir as suas promessas. O ansioso (pecaminoso) traz para si problemas físicos, psíquicos e espirituais, pois este problema pode levá-lo a ter doenças psicossomáticas, atingindo a mente e o físico. Também está com sua espiritualidade defeituosa, deixando de crê no suprimento das suas necessidades pelo Senhor, quando outros elementos da criação como aves e plantas que não trabalham são por Ele supridos (Mt 6.25-32). Além disso, viver ansioso é uma prova que Deus não é prioridade, pois se fosse o homem descansaria Nele e Ele cuidaria de todo o resto (Mt 6.33). Você é ansioso (a)? Se sim, estás com sérios problemas físicos, mentais e espirituais!
*II. UMA DECISÃO: LANÇAR SUA ANSIEDADE SOBRE DEUS* (v.7). Viver ansioso é uma decisão, abandoná-la também o é. Lançarr a ansiedade sobre Cristo significa colocar tudo na conta Dele, entregar tudo a Ele, descansar nas suas promessas. A causa da ansiedade não pode ser atribuída a outras pessoas e nem mesmo ao diabo, mas a própria pessoa que escolheu viver ansiosa. A decisão de abandonar a ansiedade é individual e intransferível, assim sendo largue toda a ansiedade, pois ela não te traz benefícios, somente problemas.
*III. UM RESULTADO: SENTIREMOS SEU CUIDADO SOBRE NÓS* (v.7). O resultado de abandonar a ansiedade é que experimentaremos o cuidado de Deus. A Escritura afirma que a oração confiante nos leva a largar a ansiedade e desfrutar da paz de Deus que excede todo entendimento (Fp 4.6-7). Também podemos contemplar na Palavra de Deus que quando o homem vem a Cristo cansado e oprimido pelos seus fardos existenciais receberá alivio e descanso (Mt 11.28-30). Cristo ainda ensina que se o homem priorizá-lo na sua vida, tudo o mais ficará sob os seus cuidados (Mt 6.33; Sl 37.5). Experimente abandonar a ansiedade e desfrutarás do cuidado de Deus em oração confiante, pois os resultados serão abençoadores!!!
Querido (a) irmão (a)s! A ansiedade (pecaminosa) é um problema que tem assolado muitas pessoas, até mesmo cristãos vivem sofrendo com este mal, devido a isto é necessária uma decisão de abandonar este inimigo íntimo através de uma vida de oração confiante. O resultado que a pessoa gozará na sua vida ao viver confiante em Deus é que se livrará da ansiedade, terá paz sublime e receberá alívio dos fardos pesados desta vida. Experimente confiar no Senhor e se ver livre de uma vez por todas da ansiedade. *PASTOR VERONILTON PAZ*
*IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL, 162 ANOS EVANGELIZANDO O BRASIL!*
Rua da Paxiúba, 26, Centro, Zé Doca MA.
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022
REFLEXÃO: DEUS DÁ OPORTUNIDADES AO SER HUMANO (FILIPENSES 1.18)
DEUS DÁ OPORTUNIDADES AO SER HUMANO
“E que em nada estais intimidados pelos
adversários. “Pois o que é para eles prova evidente de perdição é, para vós
outros, de salvação, e isto da parte de Deus”.
INTRODUZINDO, Deus dá muitas oportunidades ao ser humano, mas este precisa aproveitar cada uma delas e confiar em Deus, depositar Nele nossa confiança, buscar agir e com certeza receberá a recompensa. Deus tem aberto a porta da graça, mas tem a responsabilidade de atentar para isso, vejamos algumas lições
I. DEUS NOS DEU A OPORTUNIDADE DE PREGAR SALVAÇÃO, FAÇAMOS CORAJOSAMENTE. Os inimigos do povo de Deus tentar fazer intimidação aconteceu com O gigante Golias contra Davi (I Sm 17.1-54), Senaqueribe da Assíria (II Cr 32.1-22), em todos estes casos suas ameaças não se concretizaram, Deus agiu. Não era diferente na época de Paulo, havia os inimigos externos que eram os religiosos judeus e internos como cristãos judaizantes, em Filipos haviam os falsos mestres que pervertiam o evangelho retirando a cruz, apenas se preocupando com coisas terrenas (Fp 3.18-19), Cristo nos convida para não nos intimidarmos e pregar a verdade: “E que em nada estais intimidados pelos adversários [...]” (v.28a). Não se intimide com aqueles que tentam fazer você deixar de pregar a verdade, fale da Escritura! Fale de Cristo! Se você está intimidado e sem coragem de pregar, faça uma autoanálise da sua fé.
II. DEUS DÁ OPORTUNIDADE DO HOMEM CRÊ NO EVANGELHO, MAS MUITOS O REJEITAM E RECEBERÃO A PERDIÇÃO. A palavra é pregada visando a salvação, mas muitos rejeitam esta palavra e se permanecerem desta maneira receberão a perdição eterna, vejamos: “Pois o que é para eles prova evidente de perdição é, para vós outros, de salvação, e isto da parte de Deus” (V.28b). A mensagem é anunciada a todos, mas o homem precisa decidir e tomar uma posição de crer em Jesus para ter a vida eterna, aqueles que o rejeitam serão rejeitados (Mt 10.32-33) e sofrerão eterna condenação (Ap 20.10,15). Atente para o convite de Deus! Se rejeitá-lo vai chegar o dia que será tarde demais!
III. DEUS DÁ OPORTUNIDADE E MUITOS APROVEITAM RECEBENDO SALVAÇÃO ETERNA. Os homens ao receber de Deus a rica oportunidade da salvação, crendo e se entregando a Cristo recebem a vida eterna, segundo a passagem dita: “Pois o que é para eles prova evidente de perdição é, para vós outros, de salvação, e isto da parte de Deus” (v.28b). Os que serão salvos se arrependem dos seus pecados (At 3.19), creem em Jesus (At 16.30-31) e confessam Jesus como Senhor e salvador diante dos homens (At 10.9-10). Esta oportunidade está aberta enquanto você está, com a morte cessam todas as oportunidades, afinal de contas, os mortos não têm parte em nada aqui (Ec 9.5-6).
CONCLUINDO, Deus nos dá oportunidades e precisamos aproveitar todas elas, anunciar o nome de Jesus corajosamente. Deus dá oportunidade para o ser humano crê Nele e ser salvo, aqueles que o rejeitam recebem a perdição. Salvação ou perdição? Qual sua decisão?
AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva
IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL, 162 ANOS EVANGELIZANDO O BRASIL!
Rua
da Paxiúba, 26, Centro, Zé Doca MA.
CULTOS: Quartas (19h30min) e Domingos (9h00min e 19h30min)
sábado, 29 de janeiro de 2022
REFLEXÃO: DEUS E AS SUAS OBRAS (SALMOS 145.10)
TEXTO: SALMOS 145.10
“Todas
as tuas obras te renderão graças, Senhor; e os teus santos te bendirão”.
REFLEXÃO: DEUS E AS SUAS OBRAS
INICIALMENTE, informamos que Deus é o criador de todas as coisas (Ap 4.11), criando tudo do nada (Gn 1.1), criou o homem e a mulher (Gn 1.31), sem pecado, eles por conta própria se afastaram Dele (Ec 7.29). As obras da criação revelam a pessoa de Deus para a humanidade, neste salmo 145 iremos extrair algumas lições sobre Deus e as suas obras, vejamos:
I. AS OBRAS DE DEUS EXALTAM AO SEU NOME (v.10). A passagem vai nos falar sobre Deus sendo engrandecido pelas suas obras, conforme podemos ler: “Todas as tuas obras te renderão graças, Senhor; e os teus santos te bendirão”. O salmista informa que as obras do Senhor serão agradecidas a Ele (v.10a). As suas obras são sustentadas e preservadas pelo Senhor (Ne 9.6), os homens que são os seres racionais fazem isto de modo inteligente, especialmente aqueles que servem ao Senhor devem exaltá-lo e adorá-lo (v.10b). Você é grato a Deus? Tem adorado o seu nome?
II. AS OBRAS DE DEUS APRESENTAM SUA JUSTIÇA E BONDADE (v.17). A criação apresenta um Deus que age com justiça e santidade, vejamos: “Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, benigno em todas as suas obras”. A justiça de Deus não é muito apreciada pelo evangelicalismo moderno, pois se fala muito do amor de Deus, esquecendo que Ele é também justo, suas obras são justas, isto é, Ele é todo amor e todo justiça, salva pecadores arrependidos e também condena os impenitentes (Mt 25.46). Deus também é benigno (santo) em tudo que faz, Ele não induz ninguém ao pecado nem aprova nossos erros.
III. AS OBRAS DE DEUS APRESENTAM O SEU ETERNO PODER (V.4). A criação e todas as ações de Deus demonstram seu poder, consoante o texto nos indica: “Uma geração louvará a outra geração as tuas obras e anunciará os teus poderosos feitos”. Deus se revela aos homens pela criação, demonstrando seus atributos e eterno poder (Rm 1.19-20), mas esta revelação é insuficiente para salvação, deixando os homens indesculpáveis diante de Deus (Rm 1.20), para que os homens pudessem ser salvos necessitavam de uma revelação especial e escrita (Jo 5.39), devido a isto é que o autor sacro está aqui escrevendo sobre este Deus poderoso, pois um Deus tão poderoso para criar tudo e agir na história, pode mudar sua vida. Creia nisso e proclame seus feitos poderosos.
IV. AS OBRAS DE DEUS APRESENTAM A SUA MISERICÓRDIA (V.9). Deus demonstra a sua misericórdia através das suas obras, conforme o texto indica: “O Senhor é bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras”. Deus apresenta a sua misericórdia ao cuidar de cada ser vivo na criação seja pássaros ou arvores (Mt 6.26, 28, 29), então ele também cuidará das necessidades do seu povo (Mt 6.30). A sua misericórdia é vista exclusivamente na salvação de pecadores indignos através da obra de Cristo (Tt 3.5). Quando olhar para natureza exuberante, lembre que Deus, por seu poder criou tudo e por misericórdia preserva as suas criaturas. Este Deus misericordioso oferece salvação gratuita a eterna ao ser humano.
CONCLUINDO, Deus realizou a obra da criação de forma poderosa, mas Ele age na nossa vida todos os dias nos sustentando e cuidando de tudo que precisamos, porém, há uma obra maior que Deus quer realizar na sua vida chamada SALVAÇÃO, Ele quer que você o conheça e seja salvo. Já tens certeza da tua salvação? Se sua resposta é negativa estás em perigo eterno, pois Deus nos diz que podemos saber sobre nossa salvação (I Jo 5.13), Cristo nos garante certeza de salvação (Jo 5.24; Jo 6.47; Jo 10.28). Você pode ter certeza de vida eterna, entregando sua vida a Jesus. Faça um estudo bíblico gratuito! Deus abençoe!
AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva
IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL, 162 ANOS EVANGELIZANDO O BRASIL!
Rua
da Paxiuba, 26, Centro, Zé Doca MA.
CULTOS: Quartas (19h30min) e Domingos (9h00min e 19h30min)
segunda-feira, 17 de janeiro de 2022
REFLEXÃO - A RELAÇÃO DE DEUS COM A CRIAÇÃO (Neemias 9.6)
*A RELAÇÃO DE DEUS COM A CRIAÇÃO*
“Só
tu és Senhor, tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e
tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto há neles; e tu os preservas a todos
com vida, e o exército dos céus te adora” (Neemias 9.6).
A Teologia afirma sobre a relação de Deus com a criação de duas formas: a) Deus é Transcendente – Maior e distinto da criação (I Rs 8.27). b) Deus é imanente – Está presente no universo criado (Is 57.15). O texto que nós lemos Neemias está levando o povo de volta a Lei que é a palavra de Deus (Ne 9.3), e convidou a povo á adoração, no momento de adoração eles citaram um trecho que relaciona Deus com a criação. Algumas lições podem ser apreendidas, vejamos:
*PRIMEIRA, DEUS É O AUTOR DA CRIAÇÃO* (v.6a). A passagem trazendo Deus como o criador, consoante o texto nos indica: “Só tu és Senhor, tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto há neles [...]”. A Bíblia afirma que Deus criou tudo do nada (Gn 1.1), tudo muito bom (Gn 1.31) e tudo com ordem (Is 40.12.26), se o mundo não está como deveria a culpa é do pecado do ser humano (Gn 3.17-18). Deus como criador indica que tem todo poder, como criou tudo do nada, pode criar coisas novas no homem.
*SEGUNDA, DEUS É QUEM PRESERVA A CRIAÇÃO* (v.6b). Além de criar tudo, Deus preserva a todos com vida, Ele mantém a criação, mesmo com todo descaso que o ser humano causou, o Senhor tem mantido por sua misericórdia homens, plantas e animais com vida, segundo vemos: “[...] e tu os preservas a todos com vida [...]”. A vida não foi gerada do acaso, nem se mantém de modo autônomo, mas Deus é quem sustenta os seres viventes, inclusive, na sua graça comum ele mantém suas bençãos sobre crentes e incrédulos (Mt 5.45). Deus é bom para todos!!!
*TERCEIRA, DEUS É ADORADO PELA CRIAÇÃO* (v.6c). Neemias continua dizendo que Deus é adorado pela criação, pois está escrito: “[...] e o exército dos céus te adora”. Como o exército dos céus foi criado por Deus, Ele é adorado pela criação. Toda a criação glorifica ao Senhor (Sl 29.9). Como toda a criação deve adorar a Deus, os homens criados também devem adorá-lo e viver para sua glória. A vida do ser humano precisa ser vivida para que Deus seja glorificado (Mt 5.16). Se os homens não o adoram ou dividem sua glória com outros estão fora do propósito para o qual foram criados (Is 42.8; Mt 6.24; Ef 4.5). A glória é de Deus!
Nesta reflexão sobre a relação de Deus com a criação, vimos que Ele criou tudo, preserva a criação com vida e deve ser adorado pela criação. Se os homens estão vivendo de forma contrária aos princípios da Palavra de Deus, eles não estão adorando a Deus e o glorificando. Se não são adoradores não são servos nem muito menos salvos. Deus te criou, Deus te sustenta, mas Ele quer te dar algo maior, a salvação. Você já tem certeza de que este Deus criador e sustentador é o seu Senhor e salvador? Já tens certeza da sua salvação? Se a resposta é negativa, precisas entregar tua vida totalmente ao Senhor.
*AUTOR*: Pastor Veronilton Paz da Silva
*IGREJA PRESBITEERIANA DO BRASIL, 162 ANOS EVANGELIZANDO O BRASIL!*
Rua da Paxiúba, 26, Centro, Zé Doca MA.
*CULTOS*: Quartas (19h30min) e Domingos (9h00min e 19h30min)