sexta-feira, 16 de outubro de 2009

CFM - Centro de Formação Missiológica APMT – Agência Presbiteriana de Missões Transculturais


NOSSOS PRINCÍPIOS:

1. Teologia Reformada: Conforme expressa pela Confissão de Westminster.
2. Missão Integral: Levar todo o evangelho do Senhor Jesus Cristo para o suprimento e resgate do ser humano em sua totalidade no Brasil e no mundo.
3. Contextualização: Compreender a Palavra de Deus em seu próprio contexto original e aplicá-la de forma relevante aos diversos contextos atuais.
4. Discipulado: Considerar o discipulado como elemento fundamental na realização da tarefa missionária.


OBJETIVOS:

1.Capacitar, pastores, evangelistas, secretários de conselho missionários, missionário nacional e transcultural para um melhor serviço da Igreja.
2.Por ao alcance dos estudantes um programa de estudos que lhes permita a capacitação importante para melhor cumprir a tarefa da evangelização.
3.Promover uma reflexão bíblica-missiologica orientada para uma maturidade necessária e suficiente para transformar vidas.
4.Desenvolver a visão e as habilidades necessárias para alcançar os povos menos favorecidos com o evangelho integral do Senhor Jesus Cristo.
5.Equipar os estudantes para a tarefa de fazer discípulos seguindo metodologias adequadas a sua cultura, região e sua cosmovisão.
6.Capacitá-los para um trabalho ministerial em equipe, com vistas a alianças estratégicas a curto, médio e longo prazo.


REQUISITOS:

Preencher o formulário de inscrição (solicite).
Apresentação dos certificados de conclusão de: Seminário, Instituto Bíblico e outros cursos de nível: secundário, universitário, técnicos, etc.
Carta de apresentação da Igreja (conselho) ou pastor, Presbitério (para pastores).
Ter os recursos necessários para o investimento no curso.


METODOLOGIA DE ESTUDOS:

Sistema modular e presencial (17 módulos /ano), mais estágio em um dos campos missionários da APMT (15 a 20 dias).
Uma semana de aulas em classe (30h) pré-agendadas em lugar, data e horários.
Uma semana para a confecção de trabalhos e leituras determinadas nas aulas, de forma subseqüentes.


OUTRAS INFORMAÇÕES UTEIS:

Os módulos estarão abertos e disponíveis aos interessados que estejam cursando seminários, institutos bíblicos, cursos universitários, conforme disponibilidade de vagas.
Vagas limitadas (30)

Data de inicio: 9 Março de 2009, término previsto 13 de novembro 2009.


Local: Igreja Presbiteriana de Vila Mariana – São Paulo / SP.


Investimento: R$ 120,00 (Cento e vinte reais) por módulo.
Coordenação do curso: Rev. Sérgio P. M. Nascimento (19) 3411-6224 - (11) 3207-2139


DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO MISSIOLÓGICA (conteúdo programático).


I.INTRODUTÓRIAS

1.INTRODUÇÃO A MISSIOLOGIA: Apresentação e elaboração dos principais conceitos e definições básicas do estudo missiológico, bem como abordagem introdutória das principais áreas do estudo da missiologia.

2.PANORAMA DA MISSÃO DA IGREJA: Apresentação geral dos principais dados, necessidades e desafios atuais do trabalho missionário mundial nas perspectivas social, urbana e religiosa. Apresentação e discussão da atual posição evangélica brasileira no cenário missionário internacional, bem como os desafios para a igreja brasileira.

3.HISTÓRIA DAS MISSÕES: Apresentação e estudo do movimento de expansão do cristianismo ao longo da historia da igreja, bem como em seus segmentos mais significativos, com ênfase para os principais movimentos missionários, suas contribuições e seus representantes.

4.VIDA E CARÁTER DO MISSIONÁRIO: Estudo dos principais conflitos envolvidos no trabalho missionário, a família do missionário e o trabalho em equipe.


II.TEOLÓGICAS

5.TEOLOGIA BÍBLICA DE MISSÃO: Estudo e abordagem dos principais fundamentos missiológicos da teologia de missão seguindo o método de estudo da teologia bíblica, com ênfase na integralidade e na integração dos seus variados conceitos e da relevância para a ação missionária da igreja brasileira atual.

6.MISSÃO INTEGRAL: Estudo bíblico e teológico do conceito de integralidade da ação missinária tendo como ponto de partida uma ampla abordagem do Pacto de Lausanne, bem como a relevância do conceito de integralidade para a igreja brasileira atual.

7.CONTEXTUALIZAÇÃO: Estudo bíblico e teológico da contextualização da Palavra de Deus, visando basicamente o processo hermenêutico com implicações necessárias para a conceituação e prática do trabalho missionário.

8.TEOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DE MISSÃO: Apresentação e estudo das origens, tendências e influências na igreja das principais correntes de pensamento missiológico atuais, com ênfase na missiologia do Movimento Ecumênico, da Igreja Católica e das diversas vertentes Evangélicas.

9.EVANGELISMO: Estudo do conceito bíblico e teológico do evangelismo, análise e avaliação dos diversos métodos evangelísticos, relação entre evangelização e responsabilidade diaconal como elemento fundamental para a missão.


III.ANTROPOLÓGICAS

10.ANTROPOLOGIA CULTURAL: Estudo dos princípios básicos da antropologia cultural aplicado ao contexto geral do trabalho missionário.

11.FENOMENOLOGIA DA RELIGIÃO: Estudo dos principais elementos da religiosidade humana, vista como fenômeno social e cultural, bem como sua aplicação geral ao trabalho missionário.

12.LINGÜÍSTICA: Estudo da pertinência do uso da linguagem na comunicação transcultural e noções elementares de aprendizagem de línguas e sua aplicação ao trabalho missionário.

13.COMUNICAÇÃO TRANSCULTURAL: Estudo básico da teoria geral da comunicação e aplicações das técnicas de comunicação ao trabalho missionário transcultural.


IV.METODOLÓGICAS

14.ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS MISSIONÁRIAS: Estudo e avaliação das principais metodologias missionárias utilizadas atualmente, estudo dos elementos necessários para o planejamento e elaboração de estratégias missionárias com ênfase em plantação de igrejas.

15.CRESCIMENTO DE IGREJA: Análise e avaliação das diversas correntes contemporâneas de crescimento de igreja, bem como o resgate da base bíblica para o crescimento integral da igreja.

16.DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA E ELABORAÇÃO DE PROJETOS: Estudo das atuais técnicas de liderança aplicadas ao campo missionário, e elaboração de projetos.

17.MISSÃO URBANA: Análise e avaliação do desenvolvimento e características da sociologia dos centros urbanos mundiais, bem como os desafios que apresentam para a missão.

18.ESTÁGIO PRÁTICO NO CAMPO - 06 a 22/07/2009


CENTRO DE FORMAÇÃO MISSIOLOGICA APMT


CALENDÁRIO ACADÊMICO – 2009

As datas poderão ser ajustadas sem aviso prévio. Colocaremos no site as possíveis mudanças.


CULTO DE ABERTURA – 9 DE MARÇO DE 2009.


INTRODUTÓRIAS

1) Introdução a Missiologia - 9 a 13 de março de 2009.
2) Panorama da Missão da Igreja - 18 a 21 de maio de 2009.
3) História das Missões - 27 a 31 de julho de 2009.
4) Vida e Caráter do Missionário - 09 a 13 de novembro de 2009.


TEOLÓGICAS

5) Teologia Bíblica de Missão - 04 a 08 de maio de 2009

- Recesso

6) Missão Integral - 23 a 26 de março de 2009.
7) Contextualização - 01 a 05 de junho de 2009.
8) Teologias Contemporâneas de Missão - 15 a 19 de junho de 2009.

ESTÁGIO E FÉRIAS - Estágio 6 a 22 de Julho de 2009.

9) Evangelismo -

METODOLÓGICAS

10) Estratégias e Metodologias Missionárias - 19 a 23 de outubro de 2009.
11) Crescimento de Igreja - 31 de agosto a 04 de setembro de 2009.
12) Desenvolvimento de Liderança e elaboração de projetos - 17 a 21 de agosto de 2009.
13) Missão Urbana - 28 de setembro a 02 de outubro de 2009.


ANTROPOLÓGICAS

14) Antropologia Cultural - 03 a 07 de agosto de 2009.
15) Fenomenologia da Religião - 03 a 07 de agosto de 2009.
16) Lingüistica - 14 a 18 de setembro de 2009.
17) Comunicação Transcultural - 01 a 05 de junho de 2009.

Professores: Rev. Aguinaldo Nascimento, Rev. Carlos Del Pino, Rev. Gildásio Reis, Rev. Silas de Lima, Rev. Luiz Augusto, Rev. Marcos Agripino, Rev. Norval de Oliverira Silva, Rev. Ricardo Costa, Rev. Romer Cardoso dos Santos, Rev. Sérgio Paulo M. Nascimento, Rev. Silas de Lima, Rev. Cácio Silva, Rev. Jedeías, Rev. Renato, Rev. Alberto Canelhas, Rev. Ronaldo A. Lidório entre outros.


FORMATURA DE 13 de novembro de 2009.

Solicite o formilário de inscrição!


INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

APMT – Agência Presbiteriana de Missões Transculturais
Caixa Postal 15196
01537-970 São Paulo – SP
Fone/Fax: (11) 3207-2139 / 3341-8339
E-mail: rh@apmt.org.br
www.apmt.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário