quarta-feira, 25 de agosto de 2010

UMA VEZ SALVO, SALVO PARA SEMPRE ( A PERSEVERANÇA DOS SANTOS )

Por Rev. Edemar
                                                                                                                                                                                                                                 

Apresento, a seguir, algumas razões pelas quais eu creio piamente que aquele que foi salvo por Cristo jamais perderá a salvação, ou seja: UMA VEZ SALVO, SALVO PARA SEMPRE!
1. O Espírito Santo nos foi dado para habitar para sempre conosco: Jesus afirmou: "E Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco." - João 14:16 - Ele não vem e vai embora toda hora que pecamos, ao contrário, o Senhor Jesus diz: "O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós." Jesus sabia que os santos também iriam pecar? Sim, claro! Contudo ele afirmou que o ES habitaria conosco e estaria em nós... A forma de Jesus habitar em nós é através do Espírito Santo, porque o Pai, o Filho e o Espírito Santo são UM - Jesus disse: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada" - João 14:23. Nós pecamos a toda hora, não apenas por atos, também por pensamentos e palavras... Sabe por quê o ES não se retira de nós sempre que pecamos? Porque o Senhor Jesus já levou sobre Si, no madeiro, todo o nosso pecado! E Deus diz: "Eu apago as tuas transgressões e dos teus pecados não me lembro jamais". O amor de Deus é maior que a multidão dos nossos pecados. Há perdão assegurado a nós, para todos os nossos pecados, porque Jesus já pagou o preço por nós, e o seu sacrifício foi perfeito, eficaz, e eternamente aceito por Deus, o Pai.
2. Os "santos" também pecam! Veja o que diz a Palavra de Deus: "Filhinhos meus, estas cousas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados..." I João 2:1. A vontade de Deus é que não pequemos, todavia, se alguém pecar, há remédio, há solução... Jesus Cristo está junto ao Pai onde vive a interceder por nós. Sempre que pecamos ele intercede por nós, fazendo com que Deus "se lembre" do Seu sacrifício na cruz por nós, o seu sacrifício e a sua permanente intercessão torna Deus propício para conosco, uma vez que Jesus já fez na cruz a propiciação por todos os nossos pecados. Ele não levou sobre si apenas os pecados que cometemos antes de nos convertermos, levou também os pecados que cometemos hoje, e que ainda viremos a cometer. "Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida em Cristo Jesus te livrou da lei do pecado e da morte" Romanos 8:1-2. "Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida por causa da justiça. Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos, vivificará também os vossos corpos mortais, por meio do seu Espírito que em vós habita" "Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." Rm 8:10-11 e 14. Veja como o texto é claro o Espírito que habita em nós vivificará os nossos corpos mortais, e nos guiará porque somos filhos de Deus. Não seremos filhos, já somos filhos, logo, nós somos guiados pelo Espírito de Deus. "A todos quantos o receberam, deu-lhe o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber aos que crêm no seu nome" João 1:12. Todos pecaram, todos continuam pecando... A diferença entre o crente e o não crente é que o não-crente é pecador impenitente, peca e não se arrepende do seu pecado, ao passo que o cristão é pecador penitente, ou seja, é um pecador arrependido! E sabe por quê é que o cristão é capaz de se arrepender do seu pecado? Porque o ES permanece no seu coração e o conduz prontamente ao arrependimento. Esta é um das missões do ES, convencer quanto ao pecado: "Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo" (João 16:8). Só há arrependimento no coração onde o ES se faz presente! O ímpio não se arrepende enquanto o ES não vem ao seu coração e o convence do pecado!
3. Deus não desiste de nós... "... porque o Senhor vosso Deus é misericordioso e compassivo, e não desviará de vós o seu rosto, se vos converterdes a ele." II Crônicas 30:9b "Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus." . A obra iniciada por Deus em nossas vidas vai desde o momento da nossa conversão até o dia final. E isto graças a ação constante e permanente do Espírito Santo em nossas vidas.
4. O crente não terá, mas já tem a vida eterna! "De tal maneira amou Deus ao mundo que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" Jo 3:16. "As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna..." - Veja como o texto é claro "Eu lhes dou a vida eterna..." Se é vida eterna, é para sempre! Não é algo que podemos ter hoje e perder amanhã! Ainda mais se prosseguirmos na leitura do texto que diz: jamais perecerão, eternamente, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar."João 10:27-29. Jamais o crente perderá a salvação, porque o Pai cuida das suas ovelhas, ele é poderoso para guardar este tesouro até o dia final! E sabe mais? Na oração sacerdotal o Senhor Jesus clamou ao Pai pedindo que Ele nos guardasse para que nenhum de nós se perdesse. Você acha que Deus aceitou a oração do Seu Filho ou não? E se aceitou é certo que Ele o fará! "...Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós. Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura." João 17:11b-12. Paulo afirmou em II Tm 1:12 "Porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que Ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia"! E mais: "porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis." Rm 11:29
5. A eleição de Deus é com propósito! Deus nos elegeu para a salvação eterna! Quando estudamos na Bíblia o plano de Deus para a redenção do homem, fica claro que Deus tem um propósito: - salvar os eleitos, e levá-los para habitar para sempre com Ele no lugar da Sua habitação. O Espírito Santo conduz o pecador a aceitar a Cristo e não abandona a obra iniciada, faz ali a sua habitação onde permanece realizando a sua obra, como diz a Palavra: "Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos." Romanos 8: 26-27. A plano de redenção do homem se iniciou na eternidade, se estende durante o tempo presente, e se completará na eternidade! "E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.". Deus sabe o que quer e é firme e imutável em seus propósitos! Veja os passos estabelecidos por Ele: - 1) predestinou; 2) chamou; 3) justificou; 4) glorificou. Um dia Ele iniciou a sua obra em nós vindo fazer morada em os nossos corações. Ele permanece em nós, fazendo a sua obra até o dia final, quando seremos glorificados. "Cristo em vós, a esperança da glória" Col 1:27". Deus deu ao Seu Filho um povo como recompensa por sua obediência e sua morte na cruz. Esta recompensa foi determinada desde a eternidade e não está sujeita a nenhum interferência do homem, e nem pode ser afetada por qualquer ato de infidelidade do homem.
6. Confio na eficácia das orações intercessórias de Cristo - Ao orar ao Pai, no momento da ressurreição de Lázaro, Jesus afirmou: "...eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste." João 11:42 Em Hebreus 7:25 está escrito: "Por isso também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.". Jesus faz orações intercessórias constantes por todos aqueles que o Pai lhe deu, e sua oração intercessória pelo seu povo sempre é eficaz.
7. Nossa união mística com Cristo - Creio que todos os que estamos unidos com Cristo mediante a fé somos participantes do Seu Espírito, e desta maneira nos convertemos em um só corpo com Ele. A Igreja é o Corpo vivo de Cristo na terra, e a vida deste corpo está no Espírito Santo que habita na Igreja (isto é, no coração dos crentes). Porque Ele vive, nós vivemos também! O corpo de Cristo não pode ser esfacelado ou mutilado, logo, é impossível que os membros deste corpo sejam removidos, ou dele arrancados, frustrando assim os planos divinos! O mesmo Espírito que levantou a Jesus dentre os mortos vivifica também os nossos corpos mortais e faz com que este corpo que é a Igreja seja vivo e operante, apesar dos nossos pecados!
Jesus Te Ama!

Nenhum comentário:

Postar um comentário