quinta-feira, 3 de março de 2011

A Incoerência de uma “Expiação Ilimitada”:

Uma Resposta ao Blog do Ciro

Heitor Alves

Li em um blog um artigo sobre a expiação ilimitada, escrito por um pastor assembleiano chamado Ciro Sanches Zibordi. Neste artigo, Ciro se esforça para provar que Cristo morreu por toda a humanidade. Ele até cita alguns textos e usa de argumentos já usados por outros pastores e escritores arminianos. O que acho interessante é que, além de meras repetições, Ciro não se esforça para fazer uma exegese dos textos que cita.
Eu particularmente acho que o pastor, que se prepara em média quatro anos para aprender a estudar a Bíblia mais a fundo, deveria, no mínimo, conhecer todos os textos relacionados com um determinado assunto. Inclusive, conhecer aqueles textos que “aparentemente” contraditam a sua teologia. Isso se faz necessário para o estudante da Bíblia saber rebater os argumentos de outras linhas teológicas.
Digo isso porque curiosamente escrevi dois comentários ao Blog do Ciro pedindo para ele analisar alguns versos bíblicos que entram em choque com a tal “expiação ilimitada”. Sinceramente me decepcionei, pois, além dos meus comentários não terem sido publicados, o Ciro ainda me respondeu assim:
"Sei o quanto o senhor ama o calvinismo e talvez esteja disposto a dar vida para defendê-lo. De nada adiantará, nesse caso, eu responder às suas indagações. Até porque o tom usado pelo senhor deixou a impressão de que está lidando com mais um arminiano equivocado ou preconceituoso."
Sinceramente acho uma covardia do pastor Ciro não ter publicado os meus comentários mas publicado a sua resposta. Ora, como o leitor irá concordar com o Ciro, sem conhecer o que de fato eu falei? Isso não é ser parcial? Parece até que eu baixei o nível, impróprio para ser publicado! Ou parece que os argumentos apresentados por mim são tão fortes o suficiente para impedir que o Ciro responda!
O Ciro me decepciona, pois a Bíblia encoraja o debate teológico. Paulo não titubeou em debater sobre teologia na Sinagoga (At 19.8). Não há nenhum registro onde os discípulos de Jesus se recusaram em expor as Escrituras para um grupo que se opunha à doutrina de Cristo. Pelo contrário, as Escrituras Sagradas incentivam o debate teológico (2Tm 4.2,3; Tt 1.9; 2.1; At 5.28). O internauta julgará, pois no presente artigo irei indagar exatamente como indaguei no Blog do Ciro, que não foi publicado.
Pergunto como é possível manter que Cristo morreu por todos os homens indistintamente, diante de textos como João 17.9; Mateus 11.20-24 e Isaías 6.9-13?
Em João 17.9 encontramos Cristo orando pela salvação de todo mundo? Não. Eis o texto: “É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus”. Como é possível Cristo morrer por alguém se esse “alguém” não está incluída na oração do próprio Cristo? A obra sacerdotal de Cristo está intimamente ligada com sua obra intercessória (Hb 7.23-25). Cristo ora pela salvação de todos aqueles por quem Ele morreu. É impossível que uma pessoa fique de fora da Sua intercessão junto ao Pai, se Cristo morreu por esta mesma pessoa. Pr. Ciro, como conciliar as obras sacerdotal e intercessória com uma “expiação ilimitada”?
Outro texto que cito é Mateus 11.20-24:
"Passou, então, Jesus a increpar as cidades nas quais ele operara numerosos milagres, pelo fato de não se terem arrependido: Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito que elas se teriam arrependido com pano de saco e cinza. E, contudo, vos digo: no Dia do Juízo, haverá menos rigor para Tiro e Sidom do que para vós outras. Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se fizeram, teria ela permanecido até ao dia de hoje. Digo-vos, porém, que menos rigor haverá, no Dia do Juízo, para com a terra de Sodoma do que para contigo."
Jesus confessa que Ele sabia que se tivesse pregado o evangelho nas cidades de Tiro, Sidom e Sodoma, estas cidades teriam se arrependido. Mas sabemos que estas cidades não ouviram o evangelho. Se não ouviram o evangelho, então não tiveram fé para serem salvos. Mas Cristo não morreu por eles? Como explicar isso, pastor Ciro? Como é que Cristo morre pelos homens e, no entanto, não envia ninguém para pregar entre eles?
Porque Cristo abriu mão dessas cidades, sabendo que os seus habitantes seriam convertidos e ingressados no reino dos céus? Deus não ama a todos? Então porque Deus deixou de fora dos céus os homens, as mulheres, os idosos, as crianças, os jovens e os adolescentes de Tiro, Sidom e Sodoma? Não foi o próprio Jesus quem afirmou: “Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende” (Lucas 15:10)? Porque Deus evitaria causar uma grande festa no céu por ocasião de três cidades arrependidas? Me responda, pastor Ciro.
O terceiro texto que cito é Isaías 6.9-13:
"Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais. Torna insensível o coração deste povo, endurece-lhe os ouvidos e fecha-lhe os olhos, para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos e a entender com o coração, e se converta, e seja salvo. Então, disse eu: até quando, Senhor? Ele respondeu: Até que sejam desoladas as cidades e fiquem sem habitantes, as casas fiquem sem moradores, e a terra seja de todo assolada, e o SENHOR afaste dela os homens, e no meio da terra seja grande o desamparo. Mas, se ainda ficar a décima parte dela, tornará a ser destruída. Como terebinto e como carvalho, dos quais, depois de derribados, ainda fica o toco, assim a santa semente é o seu toco."
Deus envia Isaías para pregar a um povo que não se arrependerá. Não se arrependerá porque Deus tornará insensível o coração desse povo. Não se arrependerá porque Deus endurecerá os ouvidos. Não se arrependerá porque fechará os olhos, para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos e a entender com o coração, e se converta, e seja salvo”. Como Cristo pode ter morrido por todo o mundo visando a salvação de todos se o próprio Deus impede que alguns creiam no evangelho? Não sou eu quem digo isso, é a Palavra de Deus!
Sr. Ciro, não estou me utilizando de vãs filosofias dos homens. Não. Estou me usando de três textos bíblicos, e poderia usar mais. Como você pode manter uma tal doutrina da “expiação ilimitada” diante de textos como esses que citei?
Caro internauta, são essas as “indagações” que o pastor Ciro se recusou em me responder. Por quê? Não sei. Talvez pelos motivos apresentados no início deste artigo. Bom, o fato dele se negar em responder às minhas indagações mostra que, de fato, eu estava lidando com "um arminiano equivocado ou preconceituoso" que não sabe conciliar seus textos “preferidos” com outros textos da Bíblia! Mas, fazer o quê, né? É de se esperar que um argumento frágil e emocional não resista à verdade bíblica. Isso é típico de todo arminiano!
Não falo com arrogância ou prepotência (acredito que serão esses os adjetivos, ou até mais, que usarão contra mim depois de lerem este artigo), visto que a Bíblia me condena se eu agir assim. Mas tenho certeza que o que disserem contra mim, se não utilizarem a Bíblia para me rebaterem, só estarão demonstrando a força e a superioridade da Verdade Bíblica em face das heresias e doutrinas dos homens.
Pr. Ciro, se alguém demonstrou ser arrogante e prepotente foi o senhor em não considerar meus pontos de vista, talvez alegando que não “valeria a pena” perder seu tempo com argumentos tão fúteis e desprezíveis como os meus.
Enfim, seja lá o que lhe motivou a não considerar os argumentos apresentados neste artigo, mais uma vez afirmo que fica evidente que a teologia arminiana sucumbe quando confrontada com a Verdade da Palavra de Deus.
Soli Deo Gloria

Extraído do site: http://www.eleitosdedeus.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário