quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Entre Malafaias e Macedos, quem tem a razão?

Entre Malafaias e Macedos, quem tem a razão?


Por Thiago Ibrahim (@thiagoibrahim)

Temos protagonizado no meio gospel muitas disputas e a última talvez tenha sido a que mais chamou atenção. Falo da discussão indireta protagonizada por dois "ungidos" do meio evangélico brasileiro: Edir Macedo e Silas Malafaia.

A discussão que citei acima começou quando Edir Macedo, dono, digo, bispo da IURD (Igreja Univesal do Reino de Deus) disse em um programa de rádio que 99% dos cantores gospel são possuídos pelo cramulhão, comentário feito em cima do episódio em que Ana Paula Valadão caiu ao receber oração de um pastor canadense. O bispo também não poupou críticas aos pentecostais, famosos por protagonizar "manifestações" em que os fieis caem ao comando de seus líderes.
Em resposta ao bispo da IURD o dono, digo, pastor presidente das Assembleias de Deus Vitória em Cristo, veiculou no "Vitória em Cristo", seu programa de TV (transmitida em várias emissoras) uma resposta. E o meu texto de hoje é em cima dessa resposta dada pelo Malafaia.
Pra quem me perguntar "quem está com a razão nessa história" eu respondo: ninguém.
Macedo, bispo da IURD, é fundador de uma igreja que se notabilizou por difundir a maldita teologia da prosperidade, principalmente entre as classes menos abastadas da população, além de incluir em seus cultos rituais místicos de outras religiões. Também é acusado, até mesmo pelo próprio Silas, de usar o dinheiro dos dízimos e ofertas dos fieis da IURD para financiar a Rede Record, rede de televisão de sua igreja.
Já o Silas, há muito tempo pastor da Assembleia de Deus é conhecido pela forma veemente como fala (gritando na maioria das vezes, tal qual muitos pentecostais), defendendo suas convicções. Notabilozou-se ultimamente por trair algumas de suas ideias ao associar-se a nomes como Morris Cerello e Mike Murdock, conhecidos como ícones da pregação da teologia da prosperidade e confissão positiva. Outra do Silas foi abrir sua própria franquia, digo, denominação (Assembleia de Deus Vitória em Cristo), já que não era mais bem vindo na convenção de sua antiga igreja.
Pelo exposto acima, vê-se o porquê de nenhum dos dois terem razão. O fato é que os dois são farinha do mesmo saco. O Silas acusa o Macedo de usar o dízimo dos fieis para patrocinar sua TV, mas ele mesmo paga programa de TV com ofertas dos fieis. Chegou ao ponto de dizer que para prosperar o fiel deveria doar para seu programa a quantia equivalente ao valor de 1 aluguel ou prestação da casa, técnica essa que com toda certeza aprendeu direitinho com os estelionatários americanos com quem anda.
De tudo isso, fico com o que disse Jesus: "Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro". Afirmo categóricamente, pela luz da Palavra e sem medo de errar, que esses dois não estão servindo a Deus com o evangelho puro e simples de Jesus. De muito já se desviaram da verdade e têm levado muitos outros que acreditam nas promessas ilusórias que eles pregam. Jamais se viu na igreja brasileira a "piedade sendo fonte de lucro" (Tm 6:6) como nos dias atuais. Homens gananciosos e cheios de si, dizem-se escolhidos de Deus e portadores de uma unção especial enganam o povo e fazem da fé comércio e fonte de lucro. Essa é a realidade de tudo o que temos visto.
Que Deus salve a verdadeira igreja da corrupção e de vender seus valores por trocados que a traça e a ferrugem corroem. Que juntemos pra nós tesouros não na Terra, mas no céu.
Tenha misericórdia de nós, Senhor.

Fonte: www.blogdoibrahim.com

P.S. O que você diria se um político subisse em um púlpito de uma igreja, pregasse, tocasse triângulo e depois soubesse que deu o teto daquela igreja? Isto aconteceu em Monteiro-PB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário