quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Sobre Apóstolos e Prosperidade

Por Thiago Ibrahim (@thiagoibrahim)

Aproveitando uma discussão que tive nas rede sociais dia desses, trago hoje um pouco do que tenho visto na realidade da igreja brasileira. Foi uma troca de ideias com amigos neopentecostais sobre teologia da prosperidade e apostolado moderno. É importante lembrar que neopentecostais tem fortes tendências a acreditar mais no que dizem seus líderes do que no que diz a Bíblia Sagrada, Palavra de Deus. Não pretendo abordar o assunto neopentecostalismo nesse post, mas sim algumas ideias trazidas por essa corrente evangélica.
A troca de ideias começou com uma discussão doutrinária, mas logo passei a ter a minha personalidade questionada e até mesmo recebi um diagnóstico de que estou doente interiormente e que precisava ser curado disso, a tal cura interior (heresia tão difundida pelos neopentecostais). Além disso, ainda fui informado de que preciso saber de onde vem esse "espírito" tão crítico e questionador.
A minha resposta bastante irônica para tal afirmação foi que talvez a minha personalidade questionadora tenha sido herdada (maldição hereditária). Neste caso, sei que somente com a unção especial do paipóstolo serei liberto. Ou quem sabe também posso passar por algumas seções de confissão dos meus pecados ao meu líder? Mas talvez tudo isso se resolva mesmo depois de um "ato profético" do grande apóstolo que irá impôr suas mãos divinas sobre a minha cabeça e me libertar dessa personalidade pensadora e questionadora, já que nesse meio os questionadores não são bem vindos. Pra eles o que vale mesmo é o que decreta o "ungido", o "profeta", o "paipóstolo".
Até aqui fui irônico ao tratar dos apóstolos (que é a forma como realmente eles merecem ser tratados), mas a partir daqui mudo o tom pra refutar biblicamente a maldita teologia da prosperidade. Acompanhe meu raciocínio, caro leitor.
Tenha ciência de que textos bíblicos são usados de forma isolada, são interpretados sem responsabilidade e ao bel prazer de quem quer. Para justificar a "teologia" da prosperidade é comum os adeptos da maldita utilizarem-se de vários trechos, e dentre eles está II Coríntios 8:9 que diz: "Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos". Basta apenas conhecer os propósitos de Paulo ao escrever esse texto e fazer uso dos óculos mínimos da exegese santa para entende que este texto, diferente do que ensinam os hereges da prosperidade, não fala em momento algum sobre promessa de enriquecimento material, mas sobre generosidade (um fruto do espírito) e sobre o privilégio que a igreja de Corinto tinha em contribuir com o ministério missionário de Paulo.
Um outro texto utilizado por eles é Isaias 1:19, que diz: "Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra". É tão simples voltar um pouquinho e ler o início do capítulo 1 de Isaias, mas não, os "apóstolos" que só sabem manipular as pessoas por meio de ordenanças, utilizam-se desses textos isolados para conseguir ter o povo na mão (e ai de quem tocar nos "ungidos"!).
Há também a utilização indevida das promessas do antigo testamento, como por exemplo: "Se o Senhor se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde manam leite e mel, e a dará a nós." Números 14:8. É muito simples entender que essa promessa era para Israel, a nação através da qual Deus decidiu mostrar às ao mundo o Seu poder. Na Nova Aliança, a promessa para a igreja é bom ânimo em meio sofrimento pelo evangelho de Cristo, e a terra que mana leite e mel (numa linguagem figurada) não é a Terra (planeta), mas a Jerusalém Celestial que nos aguarda no porvir. Ela é o lugar para onde iremos e encontraremos com o nosso Salvador (Aquele que deu sua vida para nos salvar desse mundo e suas aflições). Como coroa (recompensa) receberemos a vida eterna ao lado de Deus como seus filhos amados, aí sim, desfrutaremos para sempre de uma vida farta (mesmo que isso não signifique nada se comparado com a Glória do Deus Soberano Criador de tudo).
Para combater biblicamente o pensamento da maldita "teologia" da prosperidade e de seus estelionatários, digo, "apóstolos", indico os seguintes textos bíblicos:
  • Mateus 6:24-34
  • Marcos 10:17-22
  • 1 Timóteo 6 (atente para os versículos 17, 18 e 19)
Leia esses textos com atenção para que você saiba se defender com o que diz a Bíblia sobre essa heresia trazida dos Estados Unidos e que invadiu muitas igrejas evangélicas brasileiras.
É importante lembrar que uma das bandeiras levantadas na reforma é o livre exame das Escrituras Sagradas. Qualquer cristão (apóstolo ou não) tem o direito de consultar à Bíblia e interpretá-la à luz do Espírito Santo que habita em seu coração. Se tiver dúvida questione, pergunte. Se notar que alguma dessas heresias está entrando na sua igreja, proteste, grite, converse com seu líder, questione o seu líder sobre o posicionamento dele diante da Palavra de Deus e acima de tudo, lute pelo verdadeiro evangelho de Cristo.
Quem dera que os apóstolos neopentecostais de hoje examinassem a Palavra e a interpretassem à luz do Espírito Santo. Quem sabe assim, passassem a pautar suas vidas procedimentos imitando a Jesus Cristo tal qual o [verdadeiro] apóstolo Paulo!
Tenha misericórdia de nós, Senhor. Essa é a oração desse humilde pecador salvo pela sua Graça.
 
Fonte: www.blogdoibrahim.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário