segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Sermão do Presbítero e Missionário Veronilton Paz Na Igreja Mãe (IP Monteiro-PB)

TEXTO: MIQUÉIAS 7.8-20

EXÓRDIO:
Meus amados, nós costumamos desejar feliz natal e ano novo, boa sorte, etc. para nossos amigos, familiares, irmãos e projetar planos para o ano em curso e para o futuro. Isto não é errado, mas estamos preocupados com o que Deus deseja para nós e de nós no ano em curso e no futuro? Estamos projetando planos, mas estes irão glorificar a Deus? O que Deus tem para nós é menos importante do que nossos planos? Às vezes passamos o ano inteiro sem olhar no rosto do outro, nas festividades de final de ano fazemos questão de apertar a mão, dá abraço e até beijar o próximo, outras vezes durante todo o ano pratica-se todo tipo de maldade contra o outro e final de ano deseja-se feliz natal e próspero ano novo. Muitos políticos como prefeitos, governadores atrasam o salário dos servidores e final de ano desejam feliz natal e próspero ano novo para os mesmos. Que incoerência! É de fato isto que Deus deseja? Fazemos todo tipo de promessas: Emagrecer, parar de fumar, beber, falar menos, ser mais tolerante, aceitar o contraditório; basta alguém nos contrariar que voltamos a fazer tudo de novo. É isto que Deus deseja para nós?

NARRAÇÃO:
O comentário da Bíblia de Genebra divide os acontecimentos do livro de Miquéias em três ciclos: Ameaças e libertação (1-2); degradação e humilhação (3-5) e esperança na escuridão (6-7). Esta passagem faz parte do terceiro ciclo onde aflora a esperança, neste esboço há a última subdivisão que é o hino da vitória (7.8-20), este não tem sabor de mel, mas é cântico de vitória também. Ele é dividido em quatro estrofes: a) Jerusalém em seu estado de decadência, confessa seu pecado e sua fé no Senhor (v.8-10); b) o profeta promete que Deus tornará a cidade um redil de ovelhas e oferece a salvação a um mundo sob julgamento (v.11-13); c) o profeta ora para que Deus venha ser o pastor do seu povo como outrora (v.14) – o que o Senhor promete fazer (v.15) – profetiza que o inimigo será conquistado (v.16-17); d) o povo celebra o perdão, fidelidade, misericórdia de Deus (v.18-20). Este livro narra os acontecimentos quando Israel era oprimido pela Assíria, Miquéias foi contemporâneo de Isaías. Antes o povo fazia seus próprios desejos e vontades, agora a partir deste texto o profeta apresenta o que Deus deseja fazer com o seu povo. O texto escrito há tanto tempo atrás pode ser aplicado à nossa vida atual? O nosso desejo é de acordo com o do Senhor? Mas, o que Deus deseja para nossas vidas? Irei a partir deste momento trabalhar sobre este assunto baseado no tema abaixo:

TEMA: O QUE DEUS DESEJA PARA NÓS?

1.    A SUA PRESENÇA EM NOSSA VIDA. V.8-13
A presença de Deus sempre foi enfatizada no meio do seu povo, no velho testamento o tabernáculo era um símbolo da presença de Deus (Ez 37.27), no Novo Testamento o apóstolo S. Mateus diz que Jesus é o Emanuel que significa Deus conosco (Mt 1.23), o apóstolo S. João diz que o Verbo se fez carne e habitou entre nós (João 1.14). Habitou no texto grego seria tabernacular, ou seja, Deus armou sua tenda, habitação entre os homens quando Jesus veio ao mundo. Jesus também disse antes de morrer que onde se reunissem dois ou três em Nome Dele, o mesmo estaria no meio deles (Mt 18.20); disse ainda depois da ressurreição: “Eis que estou convosco todos os dias e até a consumação dos séculos” (Mt 28.20). Esta expressão nos leva a entender que Ele não estará conosco no futuro, já está conosco no presente, “eis que estou convosco”; ainda clareia nossa mente para entendermos que Ele não está em nossa companhia somente agora, mas também continua sempre conosco, “até a consumação dos séculos”. Sua presença nos leva a contemplar e viver de acordo com os padrões de Deus, sua presença nos leva a vivermos os padrões de Deus:

1.1    A sua presença nos faz viver na luz. V.8
“Ó inimiga minha, não te alegres a meu respeito; ainda que eu tenha caído, levantar-me-ei; se morar nas trevas, o Senhor será a minha luz.”
A figura aqui seria de uma masmorra sem luz, “trevas”, indicando que a cidade de Judá estava sob julgamento divino.
A presença do Senhor sempre traz luz para nós e nos exige que espalhemos esta luz para outros que ainda não o conheçam como Senhor e Salvador nos diz o refrão do hino 308 NC “Resplandeçam nossas luzes/ Através do Escuro mar/ Pois nas trevas do pecado/ Almas podem naufragar”. Jesus usando, por exemplo, um instrumento conhecido na época como candeeiro ou candelabro disse este não deveria ser aceso para ser colocado na mesa, mas no velador, ou seja, na parte alta para que todos possam ser iluminados (). Meu filho bota a cara na rua para as pessoas ver que tu és crente como diz o Hino 386 NC “Direi ao mundo que sou crente/ Não me envergonho de o dizer”. Jesus não precisa de agente secreto 007, todos os seus seguidores devem segui-lo sem vergonha de suas palavras () como disse Paulo: “Não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê” (Rm 1.16). ALELUIA!!! Mesmo que o mundo diga que você é louco, pois todo crente tem alguma coisa de doido, pois crê em um Deus que ninguém ver e diz que vai morar no céu, mas a Palavra da Cruz é loucura para os que se perdem e para nós que somos salvos é poder de Deus e por sua própria sabedoria o mundo não o conheceu, mas aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação (). Quando eu recebi a Cristo meus familiares diziam que eu tinha enlouquecido, se eu soubesse que ser louco era tão bom tinha sido louco há mais tempo. Sou louco por Jesus! Você é louco por Jesus? GLÓRIAS A DEUS. Luz é para brilhar! Se você está apagado é hoje que o Espírito de Deus quer reacender a chama em teu coração.

1.2     A sua presença faz que reconheçamos o nosso pecado. v.9a
“Sofrerei a ira do Senhor, porque pequei contra ele...”.

Meus amados é impossível alguém se aproximar de Deus em verdade e não ver suas fragilidades, vários homens e mulheres de Deus ao se aproximar de Deus seu pecado vem à tona, não para condená-lo e sim para a operação da graça bendita de Deus, veja alguns exemplos disso:
Jó depois que passou pelo sofrimento e de dizer que era justo e questionar o porquê de passar por aquilo, reconheceu que não tinha o direito de contender com Deus, então disse: “Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza” (Jó 42.6).
Davi depois que repreendido por Natã por seu pecado, diz ao Senhor: “Pois eu conheço as minhas transgressões e o meu pecado está sempre diante de mim”. ()
Isaias teve uma visão gloriosa do Céu onde anjos cantavam “Santo, Santo, Santo é o Senhor (Adonai) dos Exércitos, o Deus Santo com sua glória enchia o templo e ele disse: “Ai de mim, estou perdido! Porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de lábios impuros e meus olhos viram o Rei, o Senhor (Adonai) dos Exércitos!
Pedro estava tentando pescar com seus sócios pescadores e trabalharam a noite inteira sem nada cair em sua rede. Deus deu ordem a todos os peixes para que na sua rede não caísse nem uma piaba, pois Deus tinha na sua soberania marcado um encontro com Pedro ali. Jesus disse: Filho pescaste alguma coisa, lança da banda direita e achareis e Pedro disse: Senhor já joguei para tudo que é lado, trabalhei a noite toda e nada pesquei, mas sob tua Palavra lançarei a rede. A rede veio cheia que precisou de ajuda para tirar o Molho de peixe que estava no barco, Pedro falou algo marcante: “Senhor afaste-se de mim que sou pecador”(Lc 5.8), Jesus disse que a partir daquele momento ele seria pescador de homens (). Diz o grupo catedral: “Quanto mais a gente chega perto de Deus, a gente se conhece mais”. É verdade! Quando estava no seu juízo perfeito Caio Fábio disse que a presença de Deus é o melhor lugar de está, mas também o mais perigoso, pois nosso pecado e nossas falhas aparecem, toda máscara cai. Eu na presença de Deus sou eu mesmo sem drama, sem fingimento. Os atores e atrizes caem por terra e resta somente a pessoa com todas as suas fragilidades vindo à tona, nenhum pecador tem créditos no céu, mas tudo que esperamos é com base na graça de Deus, como disse o cantor Luiz de Carvalho em sua música graça: “Quando eu me encontrar no céu e alguém me perguntar porque estou ali, eu direi/ Foi graça, graça e graça, foi abundante graça/ Foi pela graça de Jesus que eu venci e estou aqui”.
   
1.3     A sua presença nos faz ver sua justiça. V.9b
“...até que julgue a minha causa e execute o meu direito; ele me tirará para a luz, e eu verei a sua justiça”.
A justiça de Deus será manifestada na salvação de Israel, bem como na  destruição dos inimigos incrédulos (v.10)
A justiça de Deus se revela no evangelho (Rm 1.17), então é impossível ver, refletir a justiça de Deus sem o evangelho da graça. O homem foi criado à imagem de Deus e antes da queda ele refletia a perfeitamente a presença de Deus, sua justiça e seu caráter; depois da queda passou a refletir estas coisas imperfeitamente; em Cristo o homem é regenerado e passa a ter de maneira progressiva a imagem de Deus, justiça de Deus e caráter de Deus sendo restaurados nele. No calvário Deus colocou sobre Cristo o nosso pecado e nos imputou a perfeita justiça de Cristo (II Co 5.19,21). Essa justiça de Cristo é que nos faz dizer não ao pecado e não nossa própria justiça “Sem mim nada podeis fazer” (João 15.5). A Escritura diz que somos justificados mediante a fé e temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo (Rm 5.1), ainda diz que somos justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus (Rm 3.24), e que depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se a direita da majestade nas alturas (Hb 1.3b). O teólogo reformado John Stot disse que a Justiça de Deus exige a condenação do pecador, sua misericórdia a salvação, como Deus é 100% justo e igualmente bom, ele planejou o cumprimento da sua justiça, pagando a nossa divida com a vida de seu filho na cruz, cumprindo sua justiça e nos libertando do pecado cumprindo seu amor. Ele disse que Deus nos salvou em três lugares: 1. No tribunal – Nos declarou justos baseado na justiça de Cristo (II Co 5.19,21, Rm 5.1); No mercado de escravos – Nos libertando do pecado e nos tornando servos da justiça (); 3. No Tabernáculo – Onde se ofereciam os sacrifícios do cordeiro pelo pecado, ele ocupou o lugar do cordeiro na cruz, nos salvou e algo marcante é que os sacerdotes no VT de pé ofereciam o cordeiro e Cristo depois do sacrifício assentou-se, indicando que o sacrifício antigo era incompleto e em Cristo foi perfeito de uma vez por todas (Jo 1.29, Hb 1.3, Hb 10.10). Deus cumpre assim sua justiça e nos torna justos não pelos nossos esforços, mas mediante a perfeita justiça que há em Cristo.

1.4     A sua presença faz com que nossos inimigos sejam envergonhados. V.10-13
“A minha inimiga verá isto, e a ela cobrirá a vergonha, a ela que me diz: Onde está o teu Deus? Os meus olhos a contemplarão; agora, será pisada aos pés como a lama das ruas. No dia da reedificação dos teus muros, nesse dia, serão os teus limites removidos para mais longe. Nesse dia, virão a ti, desde a Assíria até as cidades do Egito, e do Egito até ao rio Eufrates, e do mar até o mar e da montanha até a montanha. Todavia a terra está posta em desolação, por causa dos seus moradores, por causa do fruto das suas obras.”
Fora das fronteiras seguras da proteção divina está a destruição para os incrédulos, aqui segundo estudiosos prefiguraria o juizo universal de Deus.
Meu irmão se teus inimigos querem se levantar contra você, não se desespere, nem esquenta a cabeça, pois o Senhor quebra o arco, despedaça a lança e queima os carros no fogo e te diz aquietai-vos que eu sou Deus, sou exaltado entre as nações e sou exaltado sobre a terra (Sl 46.9-10), o teu inimigo ora por ele que o Senhor mesmo cuidará dele, se teu inimigo tiver fome daí-lhe de comer, se tiver sede dai-lhe de beber, pois fazendo assim amontoarás brasas vivas sobre a cabeça dele (). Nós temos um inimigo cruel que é o mundo, e o mundo vive para procurar denegrir a imagem de um filho de Deus e Cristo mesmo disse que se chamaram ao dono de casa possesso de demônios, imagine aos domésticos (). Meu irmão se você ver um ímpio acusar teu irmão, acredita no teu irmão até que se prove o contrário. Muitos de nós ouvimos difamações sobre irmãos e ao invés de orarmos pelo irmão ficamos espalhando algo que na maioria das vezes é mentira. Nós já temos o mundo, a carne e o diabo para lutarmos contra, então não devemos ser inimigos aqui dentro, mas irmãos! Davi no Salmo 23 fala algo brilhante no ver. 5 “Prepara-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda”. A figura aqui é de um banquete para celebrar uma vitória, os vitoriosos eram ungidos no banquete, da mesma forma que o podium representa vitória, o banquete e unção também naquela época, como também o cálice cheio era dado ao vencedor de desafio. Se tem pessoas te desafiando, querendo ver sua queda, não se preocupe que o teu Deus já te ungiu e já te deu o cálice transbordante. A vitória é tua e Deus vai envergonhar os teus inimigos. O mal que pensam está fazendo, Deus transforma em bem como fez com José no Egito. ALELUIA!!!!
  
2.     O SEU PASTOREIO ESTEJA PRESENTE EM NOSSO VIVER. V.14-17

2.1    Ele nos apascenta como um pastor ao seu rebanho. v.14
“Apascenta o teu povo com o teu bordão, o rebanho da tua herança, que mora a sós no bosque, no meio da terra fértil; apascentem-se em Basã e Gileade, como nos dias de outrora”.
O salmista Davi ainda diz no Salmo 23: “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará. Deitar-me faz em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome”. A imagem de Deus como pastor é muito rica. O pastor permanece com seu rebanho (Is 40.1; 63.9-12), suas ovelhas dependem totalmente Dele quanto a alimento “pastos verdejantes”, água, sossego, paz na alma “Águas tranqüilas” e “refrigera-me a alma”, e proteção de animais ferozes e tropeços “bordão e cajado”, pois o bordão servia para espantar animais ferozes e o cajado servia para guiar o rebanho e retirar alguma ovelha ou cabrito do buraco, foi esta imagem que Cristo citou na parábola da ovelha perdida (). Os termos “Ele me faz repousar”, “leva-me”, “refrigera-me” e guia-me” exprimem a metáfora dos cuidados do pastor pelas ovelhas e são os mesmos do Senhor que amorosamente cuida do seu povo.
No novo testamento Jesus é o bom pastor, vejamos o que Ele faz pelas suas ovelhas: 1. Ele Guia as ovelhas (Jo 10.1-5); 2. Ele salva as ovelhas (Jo 10.9,10); 3. Ele dá a vida (morre) pelas ovelhas (Jo 10.11, 15); 4. Ele reúne suas ovelhas e haverá um rebanho e um pastor (Jo 10.16), 5. Ele vai em busca da ovelha perdida até encontrar e trazê-la ao aprisco; 6. Ele dá segurança de salvação eterna as suas ovelhas (Jo 10.28,29). Aqui citamos algumas características do nosso bom pastor Jesus, mas a ovelha de Cristo apresenta alguns sinais de acordo com o ensino dos puritanos escoceses: 1. Ela é marcada na orelha, pois ouve a voz do bom pastor (Jo 10.3,4,27a); 2. Elas são marcadas no pé, pois seguem o Bom Pastor (Jo 10.4, 27b); 3. Elas são marcadas no coração, pois crêem no Bom Pastor (Jo 10.40,41; 6.37). Nós somos ovelhas do Bom Pastor, Jesus? Se somos devemos viver como tal, obedecendo a Ele. Muitas vezes o Bom Pastor dá varadas nas ovelhas para largar mão de ser desobediente, então sejamos obedientes e vivamos para sua glória!

2.2     Guia-nos e faz-nos ver suas maravilhas como fez na saída do Egito. v.15
“Eu lhe mostrarei maravilhas, como nos dias da tua saída da terra do Egito”.
Meus amados gostaria de lembrar o que disse o Rev. Erivan da Igreja Presbiteriana Renascer de Lagoa Seca-PB que a vida de Moisés poderia ser dividida em três fases: Eu tudo Posso (filho da filha de Faraó – Príncipe do Egito); Eu nada posso (Errante, fugitivo, pastor de ovelhas no deserto de Midiã); 3. Deus tudo pode (Sinais e proezas no Egito, Mar Vermelho e Deserto), Deus estava presente com seu povo, Deus usou pessoas ímpias como a filha de Faraó para preservar a vida de Moisés, transformou seu erro de matar alguém no ímpeto de emoção para levá-lo ao deserto e ali ensiná-lo a obediência, pois o deserto é a escola de Deus para nós, o deserto não é nossa morada é apenas uma passagem, nossa morada é na Terra Prometida. Seu deserto vai passar! Suas lutas vão findar! Não esqueça que os mais hinos e poesias cristãs foram feitos em horas de angustias e tribulações, como o hino NC 108 “Sou Feliz” de Sparford foi escrito quando perdeu três filhas em um naufrágio, no dia seguinte foi de barco até o lugar e disse: Se paz a mais doce me deres gozar/Se dor a mais forte sofrer/ Ou Seja o que for tu me fazes saber/que feliz com Jesus sempre sou”. Seu deserto vai passar! Sua batalha vai chegar ao fim! Deus está no controle! O Senhor foi glorificado no deserto, deu carne ao seu povo em um lugar que não nasce nem capim, fez brotar água de uma pedra, derramou maná do céu. Deus cuidou, cuida e continuará cuidando do seu povo como fez no deserto.
Conta-se uma história de uma irmã da época do FUNRURAL que passava por necessidades pelo atraso do seu pagamento de aposentadoria e ela orava a Deus pedindo providência, alguns escarnecedores jogaram um feira pela sua janela e apareceram na porta dizendo: “Quem enviou estes alimentos foi Satanás”. A velhinha disse: “Graças a Deus”, eles disseram: “A Senhora não entendeu? Nós estamos dizendo que isto foi mandado pelo Cão do inferno, a velhinha disse novamente: “Ô meu filho, é porque quando Jesus manda até o Cão obedece e vem trazer comida na casa de crente”. A verdade é que continuamos seguindo em um novo êxodo até chegar no céu, mas o melhor da história é que o Deus que conduziu o remanescente fiel de Israel à terra prometida é o mesmo que nos levará ao céu. ALELUIA!!! GLÓRIAS A DEUS!! 

2.3     As suas maravilhas em nós devem causar espanto nas nações e atraí-las para ELE. V.16-17
“As nações verão isso e se envergonharão de todo o seu poder; porão a mão sobre a boca e os seus ouvidos ficarão surdos. Lamberão o pó como serpentes, como répteis da terra, tremendo, sairão dos seus esconderijos e, tremendo, virão ao nosso Deus; e terão medo de ti”.
O pastor e missiólogo John Leonard disse que Deus ao escolher o povo de Israel tinha um propósito missionário, a chamada missão centrifuga, onde Israel seria um espelho para outras nações, um exemplo disso é no chamado de Abraão onde é dito: “Em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.3). Deus criou o homem para ter comunhão com Ele, quando chamou Abraão queria que através da adoração de Israel outras nações fossem influenciadas e também adorassem ao Deus verdadeiro, como exemplo vemos: Raabe de Jericó, temeu a Deus e escondeu os espias de Js 2.8-13); Rute, Moabita, resolveu servir ao Deus verdadeiro (Rt 1.16); Naamã, o comandante do exército da Síria, disse que em toda terra não há Deus senão em Israel (II Rs 5.15). São estes exemplos que Deus está preocupado com a salvação de todas as nações, mas Israel falhou na sua missão de influenciar e foi influenciada pelas nações, adorando os deuses das nações, praticando feitiçaria e cometendo seus erros como prostituição e outras coisas que desagrada a Deus (). No novo testamento a igreja tem a missão chamada centrípeta, não apenas de atrair, mas também sair em busca das pessoas ao nosso redor e ir alargando até chegar “Aos confins da terra”(), ou seja todas as nações. “Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em Samaria e até os confins da terra” (At 1.8). Hoje nós vemos muitas vezes a igreja copiando o mundo, como “sal grosso”, “sete sextas-feiras”, “Quarta-feira da vitória”, copo d’água na televisão ou rádio, levar peça de roupa, além da semente de R$ 1000,00 de Malafaia, e os cantores e pregadores que muitas vezes exigem cachê altíssimo  e hotel 5 estrelas, muitas vezes está um cara engravatado na televisão fazendo charlantanismo, pagando pessoas para falarem que foram curadas como certo “apostolo” que está processado por charlatanismo e o mala adoeceu do joelho e foi operar-se no melhor hospital Albert Einst, o melhor da América Latina, mas para os fiéis, manda ter fé e passar a tolha suja de suor na dor, só não curou seu nódulo no joelho. No último censo das religiões do IBGE houve uma caída das igrejas pentecostais e neo-pentecostais e crescimento das igrejas históricas como Presbiteriana, Batista, Metodista, Luterana, Anglicana Reformada, Episcopal, etc. As pessoas estão cansadas de tanta mentira e enganação e agora estão procurando estas igrejas tradicionais que velam pela pregação da Palavra e tem ética cristã. Precisamos influenciar as pessoas para vir a Cristo. Amém!
 
3.    A SUA GRAÇA SOBRE NÓS. V.18-20
Deus é gracioso e tem demonstrado isto pelo seu agir misericordioso, olhando para nós e nos concedendo aquilo que não merecemos (graça – favor imerecido) e não dá o que merecemos (misericórdia – Retira a condenação que eu merecia), eu gostaria de expor algumas vertentes desta graça a seguir:

3.1    Deus perdoa nosso pecado. v.18-19
Uma das características de Deus é que ele perdoa nosso pecado de uma vez por todas como está escrito: Arrependei-vos e convertei-vos para serem apagados o vosso pecado e o seu perdão tem algumas características:
3.1.1    Ele é o único Deus que perdoa pecado, além disso não passa em rosto. v.18a
“Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança?...”.
O nome de Miquéias significa “Quem é como Yhwh (Iawé)” (1.1) utiliza um jogo de palavras enfatizando a graça perdoadora de Deus.
Só Deus pode perdoa o pecado do homem que o separa de Deus, o Senhor não apenas perdoa, mas também esquece, Ele não joga a sujeira para debaixo do tapete como alguns fazem para depois dizer: “Estou de olho. Pensa que já esqueci o que você fez? Dá próxima vez eu te pego”. Deus é diferente, ele perdoa e nos dá uma nova chance, quando Cristo estava na Cruz disse: “Pai perdoa porque não sabem o que fazem”(). Se você hoje reconhecer seus erros e pedir perdão, ele perdoa e não passa em rosto, no episódio do filho pródigo, que saiu de casa e gastou tudo e quando estava na pior voltou dizendo: “Pai pequei contra o céu e diante de ti, não precisa me receber como teu filho, se o senhor quiser pode me receber como um dos teus empregados”. O pai não assim não “Há seu cabra safado, seu vagabundo gastou tudo e agora que não tem mais nada volta com a cara cínica”; NÃO!!!! O pai disse assim: “Tragam uma roupa nova, coloquem um anel no seu dedo e chinelos nos pés e comamos e alegremos porque meu filho estava morto e reviveu”(). Este mesmo Pai amoroso quer te perdoar e não vai te passar em rosto. “Se alguém está em Cristo é nova criatura coisas velhas se passara e tudo se fez novo” (II Co 5.17)

3.1.2    Deus nos perdoa porque tem prazer em ter misericórdia. V.18b
“...O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia”.
Deus nos perdoa porque ele gosta de perdoar, ele não é forçado a isto, faz porque nos ama. Como um cantor cristão que disse: “Eu sou pecador, mesmo quando erro me entristeço, seu amor é grande assim, pois Jesus gosta de mim”. Jesus quando fez o sacrificio pelo nosso pecado ele ficou satisfeito (), ele é rico em perdoar (Is 55.7) e ama agir com misericórdia!
3.1.3    Deus nos perdoa porque sua misericórdia sempre se renova. V.19
“Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniqüidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar”.
O termo lançará no mar seria uma explicação do v.15 que fala na saída do Egito, da mesma forma como Deus iniciou a jornada na saída do Egito precipitando os egípcios no mar vermelho, o mesmo Deus lançará o pecado do seu povo lançando nas profundezas do mar. O profeta Jeremias em momentos que só se viam motivos de lamentos, ele viu motivo para ter esperança: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos e suas misericórdias não tem fim, renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade!” (Lm 3.22-23). A MISERICÓRDIA DE DEUS É INFINITA!!!!!! PODE CONFIAR!!!!
  
3.2     O Senhor se manifesta a nós. v.20
Deus sempre se manifestou ao seu povo, mas a maior manifestação de Deus, do seu amor, graça foi a vinda de Cristo ao mundo para nos livrar do pecado (Mt 1.23), tudo isto só nos mostra um Deus que podemos confiar, hoje Ele se manifesta em nossa vida, ele quer nos usar e quer que experimentemos da sua maravilhosa graça e esta manifestação nos apresenta com alguns atributos. Como Deus se manifestou aos patriarcas que partiram crendo na promessa do Messias, aos apóstolos e discípulos no novo testamento ele apareceu e fez sinais que nenhum outro fez, a nós Ele se manifesta em nós pelo seu Espírito Santo que habita em nós (Jo 15.26):

3.2.1    Com sua fidelidade. v.20a
“Mostrarás a Jacó a fidelidade...”.
O Deus que nos chamou para servi-lo é fiel e nos tem chamado à comunhão de seu filho Jesus Cristo, nosso Senhor (I Co 1.9); é fiel também quando permite passarmos por tentações, pois junto com a tentação proverá livramento (I Co 10.13); Ele é fiel no nosso chamamento para o servir e também para nos levar a bom termo, por isso que nós não vivemos como alguns com medo de perder a salvação, pois o Deus que nos chamou com santa vocação é fiel e completará até o dia de Cristo Jesus (I Ts 5.24); o Senhor é fiel, Ele vos confirmará e vos livrará do maligno (II Ts 3.3), alguns ficam com medo do Diabo, mas a Bíblia diz que o maligno não nos toca () e contra Jacó não vale encantamento e nem feitiçaria contra Israel (); ainda vemos na Bíblia que Sara quando recebeu  a promessa de ser mãe teve por fiel o Deus que fez a promessa (Hb 11.11); No Apocalipse, o livro da revelação, Cristo é chamado o cavaleiro  que se chama fiel e verdadeiro (Ap 19.11), pode confiar no Senhor, pois mesmo se formos infiéis, Ele permanece fiel (). Confie em Deus como diz o hino 32 NC “Tu és fiel Senhor/Ó pai celeste, dia após dia com benções sem fim/Tua mercer me sustenta e me guarda/ Tu és fiel Senhor, fiel assim.” Confia no Senhor de todo teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento” ().
3.2.2    Com sua misericórdia. v.20b
“... e a Abraão, a misericórdia...”.
Diz o Salmista que a misericórdia do Senhor dura para sempre (Sl 100.5), ou seja é infinita. Misericórdia é retirar uma condenação merecida de alguém, no hebraico às vezes vem no plural hesed, misericórdias indicando intensidade e infinidade. Joel apregoou que o povo deveria converter-se ao Senhor que é misericordioso (Jl 2.13). Nós fomos chamados para imitarmos as atitudes do Senhor e Lucas descreve Jesus dizendo que devemos exercer misericórdia como nosso Deus é misericordioso (Lc 6.36). Temos agido com misericórdia? Temos olhado para as pessoas como quem precisa de ajuda sem esperar nada em troca? Isto é misericórdia e foi assim que Jesus agiu.
3.2.3    Cumprindo todas as suas promessas. V.20c
“...as quais jurastes a nossos pais, desde os dias antigos”.
Para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas (), Deus cumpre tudo o que promete, não é como políticos sem compromisso que dizem que vão fazer, mas quando tiveram oportunidade não fizeram, conta-se de um político antigo que ia nas casas das pessoas e dizia: “Essa sua máquina de escrever está muito velha, jogue fora que vou lhe dá uma nova”, olhava para o seu puxa-saco, digo, assessor: “Fulano note aí no caderno. Prometeu distrito mecânico no Sítio Serrote, Maquinário de 1° mundo para a agricultura e outras tantas, o assessor notando no caderno. O acessor olhou para ele e disse: Seu beltrano, o caderno já está cheio, não tem mais uma folha em branco, ele olhou e disse: “Jogue fora que eu vou lhe dá um novo”, e junto com o caderno todas suas promessas enganosas. Deus é diferente, Ele cumpre tudo que nos promete. Ele nos prometeu que um dia viria nos buscar, eu creio que Ele virá me buscar, também disse que todo que crer Nele tem a vida eterna (Jo 6.47). Ele cumpre tudo que diz, então se você crê verdadeiramente em Cristo, você tem salvação, não espere que Ele te toque não, Ele já te tocou. Creia Nele! Seja Feliz com Jesus!

CONCLUSÃO:
Nós perguntamos o que Deus deseja para nós? Sugerimos de acordo com o texto exposto: que Ele deseja que a sua presença esteja em nós; que o seu pastoreio seja sobre nosso viver e que sua graça esteja sobre nós. Entendo que isto é o que Deus quer para nós durante todo os anos. Eu pergunto: Estamos vivendo de acordo com estas verdades? Se a resposta é negativa, precisamos clamar a Deus para a partir de agora e sempre vivamos a Palavra de Deus e estas verdades inauditas façam parte do nosso cotidiano.

APLICAÇÃO:
Cântico: Transformação (336 NC)
Desafio: Que sejamos pessoas que de fato possamos viver da maneira que Deus quer vivamos, ter as atitudes que Deus quer que tenhamos e que o ano novo seja na vontade de Deus, que é o centro de tudo.
Oração: Crentes: Consagração e não crentes: entrega pessoal a Cristo.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
GENEBRA, Bíblia de Estudo.  CEP. Campinas: São Paulo, 2010. SMITH, Willian. Deus e Seu Povo: Comentário do Velho Testamento 2vl. 2ed. CEIBEL. Patrocínio: Minas Gerais, 1987.
LOPES, Hernandes Dias. Comentário do Velho Testamento, Miquéias. 1ed. Ed. Betânia. Venda Nova: Minas Gerais, 2009.
SOUSA, Flávio Nunes de. Panorama do Velho Testamento. 1ed. ITG. Belo Jardim: Pernambuco, 2008.   
LEONARD, John. Além do Brasil: Introdução à Missões.5ed. CEIBEL. Patrocínio: Minas Gerais, 1992.

Data: 15/01/2011
 
Presentes no Culto: Aproximadamente 200 pessoas

2 comentários:

  1. Bom sermão! No amor do Pai, Rev Jailson, Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, atuando no bairro do Cristo em João Pessoa.

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz!
    Estive uns dias sem net, mas agora estou de volta. Obrigado Rev. Jailson, eu atuo como missionário da minha igreja mãe e um trabalho no Sitio Serrote meu celular é 96790574, um abraço!

    ResponderExcluir