terça-feira, 1 de setembro de 2015

BREVE REFLEXÃO SOBRE OS EQUIVOCOS RELACIONADOS AO ESPÍRITO SANTO


INTRODUÇÃO
Esse é um ensino divulgado nos meios pentecostais como um meio essencial á uma vida de santidade, como uma 2ª experiência depois da conversão no momento que o cristão fala em línguas estranhas. Até ridicularizam os que segundo eles são crentes frios e não são batizados com o Espírito Santo, vários pastores até dizem que o crente que não é pentecostal não é digno de pregar o evangelho. Mas terão razão de pregarem e ensinarem o batismo com o Espírito Santo dessa maneira? Vejamos como a Bíblia ensina:

A BASE BÍBLICA PARA O BATISMO COM OU NO ESPÍRITO SANTO
“Em um só Espírito todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, gregos, escravo ou livre, e a todos nós foi dado a beber de um só Espírito” (I Co 12.13). Veja o contexto de todo o capítulo 12 de I Coríntios e examine que o texto deixa claro que todo crente quando recebe a Cristo e entra no corpo de Cristo, a Igreja (Ef 1.22,23) é batizado com o Espírito Santo na hora da conversão. A Bíblia não manda em nenhuma Parte você buscar o Batismo com o Espírito Santo. A Escritura ordena ser cheio do Espírito, o que é diferente (Ef 5.18). No livro de Atos 2.4 diz que “Todos foram cheios do Espírito e falaram em outras línguas (grego koinê=glossolalia,dialetos humanos). A passagem diz que foram “Cheios”(grego koinê= Plenius, cheios por derramamento), não diz batizados (grego koinê baptós) e as línguas faladas foram entendidas pelos ouvintes, por que eram linguas humanas é tanto que o texto diz que os homens judeus e prosélitos de outras nações perguntavam: “Não são galileus todos esses, porque pois os ouvimos na nossa língua materna falar (não diz gritar) as grandezas de Deus”(At 2. 5-12). É claro que aquelas línguas de Atos eram conhecidas pelos que as ouviram e entenderam. Desasna Gente!

A HISTÓRIA DO BATISMO COM O ESPIRITO SANTO NO BRASIL: VERDADES E INVERDADES
Alguns dizem que foram os pioneiros no Batismo com o Espírito Santo no Brasil, como a Bíblia afirma que o Batismo com o Espírito Santo é na hora da conversão (I Co 12.13) e a Bíblia é a verdade, então a primeira pessoa batizada com o Espírito Santo no Brasil foi o ex-Pe José Manoel da Conceição, que aceitou a Cristo através de Asbel Green Simonton da Igreja Presbiteriana do Norte dos Estados Unidos e foi o primeiro Crente salvo no Brasil em 1859 quando não tinha crentes no Brasil e a religião poderosa na época matava os que não concordassem com ela, chegando a ser o 1º Pastor brasileiro. Então falar em línguas não é sinal de batismo com o Espírito Santo, sinal de Batismo com o Espírito Santo é a Conversão, vista através de suas ações. (Mt 7.20) ”Pelos seus frutos os conhecereis.”

OS FATOS QUE OCORRERAM EM PENTECOSTEM TORNAM ELE UM EVENTO ÚNICO E IRREPETÍVEL
No dia de pentecostes as pessoas falaram em línguas ou não?
Sim. Mas que línguas eram essas? Houve só isso? Porque não ocorre as outras coisas que ocorreram?
Essas línguas eram línguas humanas que foram compreendidas, as línguas faladas hoje ninguém entende, nem o que fala, como já vimos acima, em I Co 14 fala como usar o dom de línguas e muitos hoje agem tal qual os fariseus da época de Cristo que preferem seguir tradições de igreja do que a Bíblia.
Houveram três fenômenos no dia de pentecostes línguas com que de fogo e pousou sobre cada um deles, tambémo som de um vento que veio do céu e outras linguas (At 2.1-4), não foi nenhum apóstolo que soprou em microfone não. Ué! Não vemos línguas de fogo sobre os que estão nos cultos pentecostais, nem som de vento vindo do céu, vez por outra aparece um amostrado para soprar no microfone, mas som vindo do céu não se vê. Quer saber por que não ocorrem essas duas coisas nos pentecostais? Porque não conhecem nem a Bíblia nem pentecostes. Outro erro é dizer que as línguas de pentecostes eram diferentes das línguas de I Coríntios 14, mas como nenhum versículo cai de pára-quedas, pelo contrário ele está envolto em um contexto que são os versículos anteriores e posteriores, vejamos o que Paulo diz sobre as linguas em I Coríntios 14, então teremos oportunidade de verificar se estas linguas eram humanas iguais ás de Atos 2 ou estáticas como dizem os pentecostais. Cf I Co 14.20-21. Ou seja, as línguas de Atos eram iguais as de Corinto, eram linguas idiomáticas. Desasna gente!

RESULTADOS DO AGIR DO ESPÍRITO SANTO NA IGREJA
          O efeito de pentecostes foi Pedro Pregar e quase três mil aceitarem a Cristo (At 2.37-39), ele não fez apelos fanáticos como alguns pregadores religiosos sem nada por dentro, nem mesmo testemunho por fora. Devemos pregar a Cristo, alguns pregam a denominação é só ouvir alguns dizem que outra igreja é fria porque não faz barulho, trazendo desordem no culto, não desobedece a Bíblia falando em línguas no culto, sem haver interprete ou dizer visite a igreja tal ou uma de suas filiais Acho interessante quando enchem o peito para dizer que são pentecostais, no entanto em Aos 1.8 diz: Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas (Grego Koinê martyreia, mártir, Vivenciar com palavras e ações) tanto em Jerusalém como em toda Judéia e Samaria e até os confins da terra, no entanto a prática é o contrário, é só fachada, sepulcro caiado por fora e por dentro cheio de falsidade. É isso que é ser crente de fogo? Esse fogo de palha eu não quero pra mim. Ser Cheio do Espírito não é gritar, é sim viver o Evangelho. Ser cristão autêntico é saudar o irmão na frente e por trás dizer que o mesmo não é crente? Muitos se reúnem dentro de quatro paredes para tentar pescar em aquário=crente pronto. Existem falsos pastores que saem nas casas de crentes de outras igrejas ao invés de pregar para quem não é crente. O Espírito não nos ungiu para vivermos escandalizando. Desasna gente!

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Vale ressaltar que cremos em todos os dons espirituais e buscamos a todos e não apenas um dom para se amostrar que por sinal é o menor dom que existe (I Co 12.10), entendemos que Deus pode usar os dons na época que ele quiser, mas deve acontecer dentro de ordem e decência, bem como com base nas Sagradas Escrituras.


Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário