sábado, 19 de novembro de 2016

CURSO DE DISCIPULADO - LIÇÃO 01

Igreja Presbiteriana de Sumé
Av. Primeiro de Abril, 701, Centro, Sumé – PB (Proxima à Casa da Cidadania)
Email: ipbsume100@gmail.com Cel: (083) 999713627

Curso de Discipulado: Crescimento Integral

Lição 1: Posso ter Certeza da Minha salvação?

Versículo para Memorização: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (Jo 3.16)

Só é um verdadeiro discípulo de Cristo aquele que já vivenciou a experiência do encontro com Cristo, Jesus falou que é necessário nascer de novo para ver o reino de Deus. Entender porque Jesus morreu e ressuscitou e como a sua vida, morte e ressurreição garantem o a salvação dos que Nele crêem é o alicerce elementar de todo cristão verdadeiro.
Mas, ao experimentar este encontro pelo arrependimento e fé, posso ter a convicção que de fato serei salvo? O que a Palavra de Deus diz sobre isto? O objetivo neste primeiro passo da caminhada é conhecer o que a Bíblia diz a respeito da salvação. Também possibilitará um autoexame quanto à experiência pessoal com Cristo. Anseio que ao final desta lição você possa estar convicto de sua vida com Deus, ou então, se for o caso, entregar-lhe tudo pela fé, para que as promessas de Jesus se apliquem a você. Com a mente pronta a aprender e o coração aberto ao Espirito de Deus, responda através de sua Bíblia:

1.     Conforme Rm 3.10 e 23 Porque os homens precisam de salvação?

2.     Segundo Ef 2.1 e Is 64 o que os homens podem fazer por si só para escapar das conseqüências do pecado?

3.     De acordo com João 3.16 o que Deus fez para que sejamos salvos e perdoados?

5.     Leia Atos 4.12 e Descreva aqui como foi a sua conversão por meio de Jesus.

6.     O que aconteceu com você depois de Cristo? Que relevância os erros do seu passado ainda podem ter (II Co 5.17?

7.     Existem promessas para quem entrega-se a Cristo. Veja os textos abaixo e destaque-as:

7.1   Jo 1.12/Gl 4.7:

7.2   Jo 11.25-26: 

7.3   Mt 28.20: 

7.4   João 7.37-39/Ef 1.13:

8.     Diante de tão grande salvação, escreva uma frase de gratidão a Deus por tudo que fez e faz por você.

9.     Romanos 8.1 nos diz que nenhuma condenação há para quem está em Cristo Jesus. Leia os v.35-39 e diga se algo pode nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus.

10.   Quem nos garante que temos salvação? Leia Fp 1.6 e Jo 10.27-29 e diga onde está fundamentada nossa confiança que a obra que iniciou em nós será concluída.

11.   Se já temos esta confiança e esperança de vida eterna, o que deve nos motivar a obedecer a Deus (João 14.15, 21; Jo 15.14)?

12.   Você não é aceito por Deus por suas obras, mas por causa da obra feita por Deus por meio de Jesus Cristo. Como resposta ao amor de Deus você deve buscar uma vida de obediência. Você já sofreu por tentar ser aceito por Deus por causa dos seus próprios esforços?

13.   Você pode afirmar com convicção que tem certeza de salvação? Se sua declaração é sim, escreva uma declaração a Deus dizendo que sua vida pertence a Ele. Se sua resposta for não, mas você deseja esta certeza, escreva uma oração de entrega a Cristo, confessando seus pecados e declarando que reconhece Jesus como o seu Único e Suficiente Senhor e salvador:

Resumo da lição:
a)     Todos os homens são pecadores e necessitam do perdão de Deus;
b)     As pessoas não podem conseguir a salvação por esforço próprio;
c)     A salvação é possível exclusivamente por meio da fé em Jesus, que morreu e ressuscitou para nos dá vida eterna;
d)     Existem promessas maravilhosas para aqueles que de fato nasceram de novo;
e)     Posso ter certeza desta salvação por causa do amor de Deus e da obra que Ele está fazendo em mim;
f)      A grande motivação para a obediência não deve ser o medo de perder a salvação, mas o amor para com o Deus que nos salvou.

Leitura semanal: Dia: I Jo 4.9-15; Dia: Ef 2.1-10; Dia: Jo 3.1-15; Dia: Jo 3.16-21; Dia: Is 55.1-11; Dia: Mc 2.1-12; Dia: At 2.37-41

Nenhum comentário:

Postar um comentário