Parte IV - Chamada
Eficaz do Espírito ou Graça Irresistível
Cada
membro da Trindade - Pai, Filho e Espírito Santo - participa e contribui para a
salvação de pecadores. Como já foi mostrado, o Pai, antes da fundação do mundo,
escolheu aqueles que iriam ser salvos e deu-os ao Filho para serem o Seu povo.
Na época oportuna o Filho veio ao mundo e assegurou a redenção desse povo. Mas
esses dois grandes atos - a eleição e a redenção - não completam a obra da
salvação, pois está incluída no plano divino para a recuperação do pecador
perdido a obra renovadora do Espírito Santo, pela qual os benefícios da
obediência e da morte de Cristo são aplicados ao eleito. A doutrina da Graça
Irresistível ou Eficaz está relacionada com essa fase da Salvação. Declarada de
modo simples, esta doutrina afirma que o Espírito Santo nunca falha em trazer à
salvação aqueles pecadores que Ele pessoalmente chama a Cristo. Ele aplica
inevitavelmente a salvação a todo pecador que Ele tencionou salvar, e é Sua intenção
salvar todos os eleitos. O apelo do evangelho estende uma chamada à salvação a todo
que ouve a mensagem. Ele convida a todos os homens, sem distinção, a beber da água
da vida e viver. Ele promete salvação a todo que se arrepender e crer. Mas essa
chamada geral externa, estendida igualmente ao eleito e ao não eleito, não
trará pecadores a Cristo. Por que? Porque os homens estão, por natureza, mortos
em pecado e debaixo de seu poder. Eles são, por si mesmos, incapazes de
abandonar os seus maus caminhos e se voltarem a Cristo, para receber
misericórdia. Nem podem e nem querem fazer isso.
Conseqüentemente,
o não regenerado não vai responder à chamada do evangelho para arrepender-se e
crer. Nenhuma quantidade de ameaças ou promessas externas fará um pecador cego,
surdo, morto e rebelde se curvar perante Cristo como Senhor e olhar somente
para Ele para a salvação. Tal ato de fé e submissão é contrário à natureza do homem
perdido. Por isso, o Espírito Santo, para trazer o eleito de Deus à salvação, estende-lhe
uma chamada especial interna em adição à chamada externa contida na mensagem do
evangelho. Através dessa chamada especial, o Espírito Santo realiza uma obra de
graça no pecador que, inevitavelmente, o traz à fé em Cristo. A mudança interna
operada no pecador eleito o capacita a entender e crer na verdade espiritual.
No campo espiritual, são lhe dados olhos para ver e ouvidos para ouvir. O
Espírito cria nele um novo coração e uma nova natureza. Isto é realizado
através da regeneração (novo nascimento), pela qual o pecador é feito filho de
Deus e recebe a vida espiritual. Sua vontade é renovada através desse processo,
de forma que o pecador vem espontaneamente a Cristo por sua própria e livre
escolha. Pelo fato de receber uma nova natureza que o habilita a amar a
retidão, e porque sua mente é iluminada de .forma a habilitá-lo a entender e
crer no evangelho, o pecador renovado (regenerado) volta-se para Cristo, livre
e voluntariamente, como seu Senhor e Salvador. Assim, o pecador que antes estava
morto, é atraído a Cristo pela chamada interna e sobrenatural do Espírito, a
qual, através da regeneração, o vivifica e cria nele a fé e o arrependimento.
Embora a chamada externa do evangelho possa ser, e freqüentemente é, rejeitada,
a chamada interna e especial do Espírito nunca deixa de produzir a conversão
daqueles a quem ela é feita.
Essa
chamada especial não é feita a todos os pecadores, mas é estendida somente aos eleitos.
O Espírito não depende em nenhuma maneira da ajuda ou cooperação do pecador
para ter sucesso em Sua obra de trazê-lo a Cristo. É por essa razão que os
calvinistas falam da chamada do Espírito e da graça de Deus em salvar pecadores
como sendo "eficaz", "invencível" ou
"irresistível". A graça que o Espírito Santo estende ao eleito não pode
ser obstada, nem recusada; ela nunca falha em trazê-lo à verdadeira fé em
Cristo. A doutrina da Graça Irresistível ou da Vocação Eficaz é apresentada em
termos bem claros no capítulo X da Confissão de Fé de Westminster.
1. Declarações gerais mostrando que a
salvação é tanto obra do Espírito como é do Pai e do Filho: (Rom. 8.14; 1Co.
2:10-14; 6:11; 12:3; 2Co. 3:6, 17-18; 1Pe. 1:2;);
2. Através da regeneração ou novo
nascimento, os pecadores recebem a vida espiritual e são feitos filhos de Deus.
A Bíblia descreve esse processo como uma ressurreição espiritual, uma criação,
o recebimento de um novo coração, etc. A mudança interna, que é operada através
do Espírito Santo, é fruto do poder e da graça de Deus e de forma nenhuma
depende da ajuda do homem para a operação do Espírito ser bem sucedida:
a)
Os pecadores, através da regeneração, são trazidos para o Reino de Deus e
feitos Seus filhos. O autor desse "segundo" nascimento é o Espírito
Santo: o instrumento que Ele usa é a Palavra de Deus: (Jo. 1:12-13; Jo. 3:3-8;
Tt. 3:5; 1Pe. 1:3; 1Jo. 5:4);
b)
Através da obra do Espírito o pecador morto recebe um novo coração (uma nova
natureza) e é levado a andar na lei de Deus. Em Cristo ele torna-se uma nova criação:
(Dt. 30.6; Ez. 36:26-27; Gál 6:15; Ef. 2:10; 2Co. 5:17-18);
c)
O Espírito Santo ergue o pecador de seu estado de morte espiritual e o
vivifica: (Jo 5.21; Ef. 2:1, 5; Col. 2:13);
3. Deus torna conhecidos aos Seus
escolhidos os segredos do Reino através da revelação interna e pessoal dada
pelo Espírito: (Mt. 11:25-27; Lc. 10:21; Mt. 16:15-17; Jo. 6:37, 44-45, 64-65
1Co. 2:14; Ef. 1:17;);
4. A Fé e o Arrependimento são dons
divinos, os quais são operados na alma através da obra regeneradora do Espírito
Santo: (At. 5.31; 11:18; 13:48; 16:14; 18:27; Ef. 2:8-9; Fl. 1:29; 2Tim.
2:25-26);
5. O apelo do evangelho estende uma
chamada geral externa à salvação a todos que ouvem a mensagem. Em adição a essa
chamada externa, o Espírito estende uma chamada especial interna aos eleitos e
só a esses. A chamada geral do evangelho pode ser, e geralmente é, rejeitada,
mas a chamada especial do Espírito não pode ser rejeitada. Ela sempre resulta
na conversão daqueles a quem é feita: (Ro. 1:6-7; 8:30; :23-24; 1Co. 1:1-2, 9,
23-31; Gál. 1:15-16; Ef. 4:4; 2Tim. 1:9; Heb. 9:15; Jud. 1:1; 1Pe. 1:15; 2:9;
5:10; 2 Pe. 1:3; Ap. 17:14);
6. A aplicação da salvação é toda pela
graça e só é realizada através do infinito poder de Deus: (Is. 55.11; Jo. 3:27;
17:2; Rom. 9:16; 1Co. 3:6-7; 4:7; Fil. 2:12-13; Tg. 1:18; 1Jo. 5:20).
Tradução Livre e adaptada do livro Os Cinco Pontos do Calvinismo -
Definidos, Defendidos, Documentado, de David N. Steele e Curtis C. Thomas,
Partes I e II, [Presbyterian & Reformed Publishing Co, Phillipsburg, NJ,
EUA.], Feito por João Alves dos Santos)
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