sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Reflexão - Maná Diário

Mateus 6.9-10
“9 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso que está nos céus, santificado seja o teu nome; 10 venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu”.

A vontade de Deus para nós

Uma pergunta que nos é feita é: Como saber a vontade de Deus para a nossa vida? Como identifica-la? A verdade é que a pergunta não deveria ser esta, mas a seguinte: Será que estou disposto a me submeter à vontade de Deus? Estes versículos escolhidos fazem parte da oração modelo que Cristo ensinou e nós chamamos de “Pai nosso”, nesta parte da oração Jesus ensina que devemos desejar o cumprimento da vontade do Pai em nós, da mesma forma como é feita no céu. Iremos aqui aprender algumas verdades sobre a vontade de Deus para nossas vidas, que você pode conferir a seguir.

Primeira, a fonte do conhecimento da vontade de Deus para as nossas vidas. Quando queremos conhecer a vontade de Deus não existem formulas mágicas ou mirabolantes, de maneira simples devemos e podemos saber qual a vontade de Deus para as nossas vidas, para isto precisamos usar as fontes que Deus nos forneceu, selecionamos algumas, tais como:

A) As Escrituras Sagradas: Leia a Bíblia, pois ela é inspirada por Deus, útil para nos repreender, corrigir, educar na justiça e nos deixar aptos para realizar toda a boa obra (II Tm 3.16), assim sendo, quando você ler a Palavra de Deus deve saber revela a vontade de Deus para a sua vida.

B) Vida de oração: É impossível que você tenha comunhão com Deus e sem as Escrituras, mas outra fonte importante é a oração, pois Deus fala conosco pelas Escrituras, mas nós falamos com Ele pela oração, portanto, não podemos compreender a vontade de Deus para nós nas Escrituras, sem uma vida de oração, a oração é o combustível da vida cristã, Jesus orou para que fosse feita a vontade do Pai e não a Dele (Lc 22.41-42), o crente que ora sabe discernir entre a voz de Deus e as propostas do inimigo, quando o crente ora de maneira bíblica ele experimenta a vontade de Deus, mas além de ler a Bíblia e orar, Deus também nos demonstra a sua vontade por meio das circunstancias, vamos observar isto a seguir.

C) As circunstancias experimentadas: O apostolo Paulo percorreu a região frígio-gálata, mas Deus não permitiu, uma circunstancia de uma visão, na qual Paulo viu um varão macedônio pedindo ajuda, ele foi pregar o evangelho ali (At 16.6-10), queridos, saibam que as circunstancias que você passa, pode ser uma visão espiritual, pode ser uma dor, um não de Deus, apresentam a sua vontade para nossas vidas. Você tem buscado conhecer a vontade de Deus? Leia a Bíblia, ore e observe as circunstancias para a gloria de Deus, mas, além disso, existem algumas características que a vontade de Deus se apresenta pra nós, observaremos isto nas próximas linhas.

Segunda, as características da vontade de Deus para as nossas vidas: A vontade do Senhor para nós possui identificações, anotamos algumas:

A) Ela é boa, perfeita e agradável: Paulo falou isso quando tratava a nova vida do cristão relatando que quando experimentamos a vontade do Senhor percebemos justamente que ela é boa, perfeita e agradável (Rm 12.2), José também teve a experiência de experimentar os propósitos perfeitos de Deus na sua vida, pois as circunstancias pareciam contrárias, mas Deus lhe mostrou por trás das circunstancias carrancudas que lhe aconteceram, estava a mão de Deus o guiando (Gn 50.19-21), assim também acontece conosco.

B) Ela é mais alta do que nossa mente possa compreender: A vontade de Deus pode ser identificada pelos seus servos, mas nem sempre compreendida, Jó fez muitas perguntas a Deus, mas Deus não respondeu nenhuma das suas perguntas, pelo contrario, fez cerca de setenta perguntas a ele, o servo de Deus chegou à conclusão que os planos do Senhor não podem ser frustrados (Jo 42.2), a vontade de Deus foi feita na vida de Jó, mas não foi plenamente compreendida, Deus promete restauração, nem sempre explicação. O profeta Isaias declara essa dificuldade nossa de compreender de maneira exaustiva ao Senhor, pois os pensamentos e caminhos são mais altos do que os nossos (Is 55.8-9), não poderíamos com a nossa mente finita entender a mente infinita de Deus, pois o universo que nos parece infinito, Ele mede a palmos, pesa os montes da terra em romana e os outeiros em balança de precisão, as nações são como um pingo de agua dentro de um balde, os moradores são como gafanhotos, reduz os príncipes a nada e com um sopro da sua boca os extermina, conta as estrelas todas e as chama pelo nome, por Ele ser grande em força forte em poder, quando as chama, nenhuma vem a faltar, por isso o seu entendimento não se pode esquadrinhar (Is 40.12-31). Por isso mesmo que você não entenda, glorifica a Deus por sua vontade na sua vida, saiba que você não precisa entender, precisa confiar Nele.

C) Ela tem em Jesus seu fiel cumprimento: Todas as promessas, a vontade e os propósitos de Deus possuem o seu cumprimento pleno em Jesus (II Co 1.20), se precisa está dentro da vontade de Deus precisa estar em Cristo, pois o Pai somente se agrada do Filho (Mt 3.17), se você deseja que Deus se agrade da sua vida, precisa se entregar a Cristo como o seu Senhor e salvador, buscar andar na presença do Senhor Jesus. A vontade de Deus além de ter uma fonte de conhecimento e características que a identificam, também traz resultados para as nossas vidas, observaremos isto a seguir.

Terceira, o resultado da vontade de Deus. A vontade de Deus traz resultados para o seu povo, estes resultados estão identificados nas Escrituras, tal como:

A) Resulta em salvação para o povo de Deus: O Senhor Jesus declarou que veio aqui realizar a vontade de Deus de salvar o seu povo, por isso Cristo não perderia nenhum daqueles que o Pai lhe deu (Jo 6.38-39), por isso que Jesus disse que ele deu a vida eterna aos seus e eles nunca se perderiam (Jo 10.28), por isso que Deus preserva os salvos e os apresentará um dia na gloria (Jd v.24). A teologia reformada apresenta a salvação como um ato de Deus do começo ao fim, pois Deus não apenas tocou no pecador para que este vá a Cristo, Ele mesmo traz o salvo até Cristo (Jo 6.44), aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados (Hb 10.14), receberá os salvos na glória (Sl 73.24), A salvação foi planejada na eternidade, executada na história e será culminada na glória.

B. Resulta no bem do povo de Deus: Toda a vontade de Deus visa o nosso bem, não apenas as coisas, as próprias lutas, aflições e agruras, servem para o nosso bem, por isso que Paulo afirmou que todas as coisas cooperam para o nosso bem (Rm 8.28), Paulo e barnabé se desentenderam (), embora Deus não concorde com o seu desentendimento, mas isto não anulou o proposito de Deus que foi expandir o evangelho. Paulo adoeceu e precisou passar um tempo na Galácia, este doença serviu para que ele pregasse o evangelho ali, saiba que a doença não é uma coisa boa, mas Deus na sua soberania usa uma doença para que o seu evangelho seja pregado (Gl 4.13), a doença de Paulo resultou no bem da Galácia que pode conhecer mais de perto o evangelho. Nós não cremos em sorte, azar, coincidência ou coisas do tipo, cremos na ação de um Deus poderoso e soberano que dirige a nossa vida, como um bordado que se visto de baixo o que se enxerga são fios, mas se olhado de cima se verifica que há uma bela obra de arte, assim é o Senhor conosco, no meio de fios desconexos aos olhos humanos, Ele está fazendo um grande bordado na nossa vida.

C. Resulta na benção para quem se aproxima do seu povo: A vontade de Deus não traz satisfação apenas para nós, quem está perto também é abençoado, na vida de José Potifar foi abençoado (Gn 39.4-6), quando foi para a prisão, o copeiro – chefe foi abençoado, tenho seu  sonho interpretado e o cumprimento realizado (Gn 40.1-23), o próprio Faraó foi abençoado e em consequência toda a nação que se livrou da destruição pela fome por causa da interpretação dos sonhos de José (Gn 41.1-36). Daniel e seus companheiros Sadraque, mesaque e Abedenego influenciaram a Babilônia com os seus exemplos, quando o rei lançou os três jovens na fornalha precisou reconhecer que o poder do Deus deles (Dn 3.1-30), quando Daniel foi lançado na cova dos leões o rei teve que reconhecer que o Deus daquele jovem era o Deus eterno que livra, salva e faz maravilhas (Dn 6.1-28). Os apóstolos Pedro e João quando iam ao templo encontraram um mendigo que ia ao templo, ele queria esmolas, mas eles não tinham dinheiro, porém, possuíam uma coisa que ele não tinha, a autoridade do nome de Jesus, por esta autoridade eles o curaram (At 3.1-10). Se Deus tem colocado pessoas ao teu lado é apara que você seja uma benção para elas. Sê tu uma benção!

Concluindo, Gostaríamos de dizer que esta mensagem tratou sobre a vontade de Deus para nós, trabalhamos o assunto da seguinte forma: Primeira, A fonte de Conhecimento da vontade de Deus: Conhecemos a vontade de Deus pelas Escrituras Sagradas, por meio de uma vida de oração, pelas circunstancias experimentadas. Segunda, as Características da vontade de Deus: Ela é boa, perfeita e agradável, mais alta do que a nossa mente possa compreender e tem em Jesus o seu fiel cumprimento. Terceira, o Resultado da vontade de Deus: A vontade de Deus para o seu povo resulta em salvação, no bem e na benção para quem está próximo do seu povo.  Você já experimentou a vontade de Deus para a sua vida, saiba que o que Deus quer para você é uma vida de santidade, longe do pecado. Busque se aproximar de Deus e a vontade Dele para você será deleitada por você!

Autor: Missº Veronilton Paz da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário