quarta-feira, 14 de abril de 2010

Tem Crente Orgulhoso? Tá assim ó!

Por Patch Blakey
A Bíblia nos dá muitos exemplos de homens que foram dominados pelo pecado do orgulho. Um exemplo é Manassés, filho de Ezequias, que reinou sobre Judá depois que seu pai morreu. Manassés tornou-se rei quando tinha 12 anos (2 Reis 21:1), e as Escrituras nos diz que ele fez mal aos olhos do Senhor, um desempenho pior que as abominações das nações pagãs que habitavam em Canaã. (2 Reis 21:9).

Como Manassés foi arrogante? Considere a seguinte lista abreviada de algumas das suas muitas realizações ultrajante: (1) edificaram os altos que seu pai Ezequias tinha destruído, (2) levantou altares a Baal, (3) adoraram todo o exército dos céus, e os serviram; (4) construiu altares para todos os exércitos do céu na casa de Deus (5), fez o seu filho passar pelo fogo, (6) praticou feitiçaria. (2 Reis 21:3-7).

Agora, alguém poderia perguntar: “Como isso é arrogância? Ele só parece um vilão. Talvez ele fosse realmente uma pessoa humilde que foi apenas mal direcionada.

Não! Manassés foi auto-exaltado em sua própria arrogância e orgulho presunçoso. Buscou a glória dos homens, não a glória de Deus.

E Deus odeia o orgulho dos homens, e odeia os homens que o possuem; o tolo não subsistirá à vista de Deus. O Senhor odeia todos os que praticam a iniqüidade (Salmo 5:5). Aqueles que praticam a iniqüidade são os mesmos homens que rejeitam a Deus por orgulhoso: “O tolo diz em seu coração não há Deus” (Salmos 14:1, 4). E também, é uma abominação ao Senhor, e todos orgulhosos de coração, certamente não ficará impune (Pv 16:5).

Quanto àqueles que são humildes de coração diante de Deus, Ele prometeu abençoá-los. “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra” (Mt 5:5). Deus prometeu remover o orgulho. Ele vai fazer isso ao longo de muitas gerações e para a proclamação fiel do evangelho (Gálatas 3:8).

No entanto, o coração humano é enganoso e perverso, mesmo entre aqueles que Cristo salvou. O humilde por quem Cristo morreu estão sujeitos ao pecado do orgulho mundano. João escreveu para nos alertar contra esta tentação em I João 2:15-16. Pedro também advertiu os fiéis da condenação de Deus contra o orgulho em I Pedro 5:5.

Precisamos olhar para o nosso exemplo de como não viver no orgulho, ou seja, a pessoa de Jesus Cristo, que, sendo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus, mas esvaziou-se, tomando a forma de servo, tornando-se como os homens: E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se e tornou-se obediente até à morte e morte de cruz (Filipenses 2:6-8). Cristo se humilhou, morrendo para salvar os pecadores. Como pecadores salvos apenas por Sua graça, devemos humildemente reconhecer essa verdade e dar-Lhe toda a glória. Caso contrário, Deus irá nos humilhar como fez com Manassés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário