quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Doutrinas da Igreja

O Batismo

R. C. Sproul

Romanos 4.11,12; 6.3,4; 1 Coríntios 12.12-14; Colossenses 2.11-15; Tito 3.3-7.
O batismo é o sinal sacramental da Nova Aliança. É um sinal por meio do qual Deus sela aos eleitos sua garantia de que estão incluídos na aliança da graça.
O batismo tem vários significados. Em primeira instância, é um sinal de limpeza e de remissão de nossos pecados. Também significa ser regenerado pelo Espírito Santo, ser sepultado e ressuscitado com Cristo, ser revestido pelo Espí­rito Santo, ser adotado na família de Deus e ser santificado pelo Espírito Santo.
O batismo foi instituído por Cristo e deve ser administrado no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O sinal exterior não comunica automática ou magicamente as realidades que são simbolizadas. Por exemplo, embora o batis­mo simbolize a regeneração, ou o novo nascimento, não comunica automatica­mente o novo nascimento. O poder do batismo não está na água, mas no poder de Deus.
A realidade para a qual o sacramento aponta pode estar presente antes ou depois que o sinal do batismo é dado. No Antigo Testamento, o sinal da aliança era a circuncisão, a qual era, entre outras coisas, um sinal de fé. No caso dos adultos, como Abraão, a fé veio antes do sinal da circuncisão. Com os filhos dos crentes, contudo, o sinal da circuncisão era dado antes da profissão de fé, como foi o caso de Isaque. Semelhantemente, na Nova Aliança, a teologia reformada requer que os convertidos adultos sejam batizados depois de fazer a profissão de fé, enquanto que os filhos recebem o batismo antes que professem sua fé.
Batismo significa lavagem com água. O mandamento de batizar pode ser obedecido por imersão, aspersão ou afusão. A palavra grega batizar inclui as três possibilidades.
A validade do batismo não se baseia no caráter do ministro que o realiza ou no caráter da pessoa que o recebe. O batismo é um sinal da promessa de Deus de salvação para todo aquele que crê em Cristo. Sendo ele uma promessa de Deus, a validade da promessa repousa na confiabilidade do caráter divino.
Visto o batismo ser um sinal da promessa de Deus, ele não deve ser administrado mais de uma vez a uma pessoa. Ser batizado mais de uma vez significa lançar uma sombra de dúvida na integridade e na sinceridade da pro­messa de Deus. Certamente, os que foram batizados duas ou mais vezes não pretendem lançar dúvida sobre a integridade de Deus, mas a ação, se compreendida corretamente, transmitiria tal dúvida. Todo cristão, contudo, deve ser batizado. O batismo não é um ritual sem sentido, mas um sacramento ordenado por nosso Senhor.
Sumário
  1. O batismo é um sinal sacramental da Nova Aliança.
  2. O batismo tem múltiplos significados.
  3. O batismo foi instituído por Cristo e deve ser administrado com água no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
  4. O batismo não comunica automaticamente o novo nascimento.
  5. O batismo pode ser administrado por imersão, aspersão ou afusão com água.
  6. A validade do batismo repousa na integridade da promessa de Deus e deve ser a ministrado só uma vez a uma pessoa.
_________________________________________
Fonte: Verdades Essenciais da Fé Cristã, R.C. Sproul, 3º Caderno, Ed. Cultura Cristã.


Extraído do site: http://www.eleitosdedeus.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário