sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Seja Sal. Seja Luz! [Reflexões sobre Mateus 5:13-1

Por Thiago Ibrahim (@thiagoibrahim)

Faz 2 dias que escrevi aqui no blog um texto entitulado "O Desafio de Ser Cristão" em que abordei o tema vida cristã e como é difícil viver num tempo de relativismo e valores pós-cristãos. Já o post de hoje se propõe a fazer uma reflexão sobre o que é ser santo (qualidade do que é separado), palavra que usamos tanto no dia a dia cristão, mas que não paramos para dar a devida atenção ao seu significado.

Ser santo não é se separar, ou seja, segregar-se de tudo o que é "do mundo". Quando pensamos assim vivemos um dualismo doentio que nos prende e amarra, fazendo com que nos afastemos das pessoas por medo da "contaminação" que podemos sofrer. Esse pensamento em si não tem fundamento lógico, nem mesmo bíblico, já que em momento algum somos orientados pela Palavra de Deus a nos trancar dentro de uma redoma e viver como monges.

Quando você finalmente entende o que quis dizer Jesus com o "Vocês são o sal da Terra" e com o "Vocês são a luz do mundo", aí sim tem seus olhos abertos para o sentido da sua existência e começa a enxergar o motivo de você estar aqui.


Se somos sal, somos úteis e a nossa utilidade é conferir sabor, temperar, tornar palatável aquilo que perdeu o gosto. Assim é o mundo em que vivemos: perdido em dissolussões, abandonado a seu bel prazer, sem afeto, iniquo, pecador, maldoso. Você, cristão, que é sal e luz precisa afirmar-se em seus princípios e valores, sem, contudo excluir o viver diário. Viver uma vida com Deus não significa viver uma vida longe da realidade. O sal só dá sabor aos alimentos se está em contato com ele, não dentro do saleiro - para temperar uma salada você não precisa abrir o sachê do sal e derramá-lo sobre o alimento? Da mesma forma Deus faz conosco; nos coloca nesse mundo para que, em contato com a realidade, façamos a diferença, conferindo sabor ao que é insípido.

Você tem uma vida, não é? Estuda, trabalha, brinca, relaciona-se com seus amigos, conhece pessoas novas, navega na internet, vai à igreja, ao clube, anda de bicicleta, joga futebol, vai ao restaurante etc. Porém, saiba de uma coisa: nunca perca as suas propriedades de sal e luz e permita-se iluminar e dar sabor a esse mundo e à vida das pessoas que cruzarem seu caminho. Permita que as pessoas vejam refletida em você a luz de Cristo e peça a Deus que mostre a elas através da sua vida o gostoso sabor que a vida ganha quando se anda com Jesus.

Pense: algo santo é algo que foi separado para um fim e que está sendo usado exatamente para aquilo a que foi destinado.
 
Fonte: www.blogdoibrahim.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário