Iniciamos há alguns dias uma serie esboços de sermões de pregadores reformados, tenho a honra de deixar esboços que nos edificam como este e outros que postarei depois destes, se desejar que seu sermão apareça aqui, envia para o e-mail: cristaoreformado@gmail.com e depois de revisado será publicado.
Começando por uma questão de honra com o nosso pastor local:
Autor: Rev. Altino Júnior (Pastor Igreja Presbiteriana do Brasil em Monteiro-PB) Contatos para conferências, palestras 83 99713610
Local da Pregação: Templo da Igreja Presbiteriana do Brasil em Monteiro-PB
TEXTO: FILEMON V.1-3.
INTRODUÇÃO:
Quando somos transformados por Deus, acontece algo de maneira radical. Somos feito novas criaturas (II Co 5.17). Nós deixamos a velha vida para experimentar a nova vida em Cristo. Onésimo deixou de ser inútil para tornar-se útil, pois encontrou nova vida em Cristo (v.11), ele conheceu a nova vida em Cristo, tornou-se um seguidor de Cristo, como seu dono Filemon, Timóteo, Afia, Arquipo. Eu quero falar sobre algumas características de um seguidor de Cristo.
TEMA: UM SEGUIDOR DE JESUS
- NÃO FAZ SUA VONTADE E SIM A DE CRISTO. V.1
“Paulo prisioneiro de Cristo”. Aqui indica que a prisão de Paulo foi por vontade soberana de Cristo (Fp 1.7). Paulo pertencia a Cristo.
Diz no v.3 Senhor é no grego Kyrios e significa supremacia. É do Senhor Supremo que Paulo é prisioneiro para anunciar o evangelho (At 16.6-10). Foi pregar na Macedônia por vontade de Deus. Cristo, nosso maior exemplo, sempre fazia a vontade do Pai (Jo 4.34).
- NÃO É INÚTIL E SIM COOPERADOR DO REINO. V.1,2
Filemon era colaborador, ou seja, ajudante do ministério apostólico de Paulo. Arquipo era companheiro de lutas de Paulo, estava ao lado e sentia as dores, tristezas e alegrias de Paulo, era hospedeiro, recebia uma igreja em sua casa, os cultos eram na casa dele. Armando Filho diz que Não há inúteis na casa do Pai.
- NÃO É INIMIGO DE DEUS E SIM AGRACIADO. V.3
Graça no grego é cháris, favor imerecido, o mérito da salvação e das vitórias que recebemos é de Deus e não nossa. A graça vem de Deus e nos traz a paz com Deus por Jesus (Rm 5.1). Quando Deus é chamado de Pai, está indicando nossa relação de adoção como filhos de Deus, em Cristo, temos intimidade com Deus como Pai e filho.
CONCLUSÃO:
Se somos seguidores de Cristo fazemos sua vontade, não somos inúteis, mas cooperamos com o reino (I Co 3.9) e não somos inimigos de Deus, mas agraciados por Ele. Vivemos como seguidores de Cristo? Vivemos para sua glória?
APLICAÇÃO:
Oração com a igreja e desafio a uma mudança de vida.
Aqui só está o esboço, desejando o sermão completo entre em contato com pastor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário