quinta-feira, 24 de novembro de 2011

GRATIDÃO

1 Tessalonicenses 5:18
Em tudo dai graças porque esta é a vontade de Deus para convosco em Cristo Jesus (ARA)
Agradeçam por tudo porque é a vontade de Deus, em Cristo Jesus, para vós (TRADUÇÃO DO AUTOR).
GRATIDÃO! Palavra cujo significado é: reconhecimento pelo bem que se nos fez! Duas coisas nos chamam a atenção nessa definição. A primeira é o reconhecimento; isto quer dizer que um coração grato depende, diretamente, de uma avaliação e, em seguida, uma confirmação de algo que foi feito. Neste caso, alguma coisa de bom (a segunda coisa que nos chama a atenção na definição). Ou seja, gratidão só existe por aquilo de bom de acontece. 
Sendo assim, podemos concluir, de acordo com a definição, que GRATIDÃO é algo de momento ao acontecer alguma coisa boa com alguém! Mas, será isso que a Bíblia nos ensina? Creio que não! O texto escrito por Paulo nos mostra outra perspectiva de Gratidão.
Logo de início, percebemos que GRATIDÃO não é um ato ou momento, mas é um estado (ou condição). Não é algo do tipo; estou grato; porém sou grato. A expressão verbal daí graças encontra-se no presente; isto significa uma ação contínua, alguma coisa descrita por uma reta, sem fim. Logo, a GRATIDÃO se estende por toda a vida e não apenas em determinados momentos. O sentido da palavra graças é de alguma coisa feita com alegria. Portanto, demonstrar GRATIDÃO é um elemento prazeroso, básico e duradouro da vida cristã.
Pelo quê devemos ser grato? Segundo a Bíblia, por tudo! O apóstolo escreve: em tudo... Isto significa por todas as circunstâncias e em todas as circunstâncias. A GRATIDÃO não depende de situações desta vida; é algo que acontece por tudo aquilo que passamos em nossa caminhada – sejam bons ou ruins. Por que ser grato? Porque é assim que Deus quer!
Paulo continua o verso: porque esta é a vontade de Deus... para convosco... A expressão verbal dai graças encontra-se no imperativo. Por si só já seria suficiente para a igreja assumir uma postura de obediência e ser grata; mas o apóstolo além do imperativo, acrescenta a frase esta é a vontade de Deus. Por que escrever assim? Para que não reste dúvida de que ele fala algo não procedente dele mesmo, mas de Deus. Não é um pensamento dele, mas o desejo de Deus. O Senhor quer uma igreja que lhe seja grata por todas as coisas, em qualquer situação e por todo tempo, por meio de Jesus Cristo.
Nada que pretendamos fazer, pode ser feito sem a mediação de Cristo Jesus. Todo o nosso relacionamento com Deus-Pai começa, se desenvolve e termina com Jesus Cristo. Somente por meio do nosso Senhor é que podemos agradecer e oferecer um louvor aceitável a Deus. O autor aos Hebreus assim escreveu: Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome (Hebreus 13:15). O mérito é de Cristo e não nosso! Destarte, só existe GRATIDÃO quando ela nasce de um coração que confessa Jesus como Salvador.
Portanto, ainda que o dicionário da língua portuguesa (a carta-mor de nossa gramática) defina GRATIDÃO como algo de momento e por coisas boas; a Bíblia define GRATIDÃO como sendo algo duradouro que independe de circunstâncias, mas que deve ser dada a Deus, em todo tempo, por meio de Cristo Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário