sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Por que buscar o Espírito? A Ênfase errada na “busca” do Espírito!


Por Josemar Bessa

Muitas pessoas dizem precisar do Espírito, buscar o Espírito... mas por motivos completamente errados. Por que precisamos tanto do Espírito?

Porque sabemos muito pouco de Cristo ainda. Precisamos do Consolador abençoado para nos revelar mais da glória de sua pessoa, a beleza de seu caráter, a adequação de seu trabalho, o amor de seu coração, o mérito de seu sangue, a liberdade da sua graça, a profundidade de sua compaixão, a ternura de sua simpatia, a dignidade de sua obediência, a perfeição de seus sofrimentos, e a natureza inesgotável de Sua divina  plenitude.

Essa é a razão da necessidade do "Enchei-vos do Espírito!", a saber, Cristo, Cristo, Cristo!!! Não se trata de nós, de experiências, de misticismo, de uma busca ególatra...

Isso é fundamental ser recuperado, Jesus se apresenta a nós como o Esposo de nossas almas. Ele diz: "Eu me casarei com você para sempre...” Ele nos promete levar para a união mais próxima possível. Ele torna-se um conosco. 

Ele diz: "Eu vou ser a sua porção, e você será minha posse"
Essa é a razão do Espírito ser enviado,
Ele envia o Seu Espírito - para nos preparar,
O Espírito manifesta as Suas belezas - para nos atrair,
Ele faz o Seu evangelho doce - para nós fascinar,
O Espírito usa o Seu poder e nos atrai - e então opera em nós uma aliança eterna.

Ele nos faz ver quão doce Cristo é para nós como nossa herança eterna, nos faz sentir o poder das palavras:  "Minha querida, minha pomba, minha irmã... minha alegria, minha esposa!" (Cântico dos Cânticos 5:2)

O Espírito nos faz ver como Ele nos dá. . .
  Sua pessoa,
  Suas riquezas insondáveis, e
  uma parte de Suas glórias e honrarias eternas!

O Espírito opera em nós e mostra em nossos corações de forma que somos constrangidos pelo amor de Jesus...

Ele nos garante. . .

  que Ele nunca vai nos deixar,
  que Ele virá e comungará conosco,
  e que Ele não negará bem algum que coopere para nosso bem eterno!

Ele diz: "Ainda que os montes se abalem e os outeiros sejam removidos - ainda assim Meu amor infalível por você não será abalado, nem a minha aliança de paz não mudará - diz o Senhor, que tem compaixão de você!" "Nenhuma arma forjada contra ti prosperará, pois seu Criador é o seu marido! O Senhor Todo-Poderoso é o seu nome"

"Como um noivo se alegra sua noiva -! Também o seu Deus se alegra em ti! " O amor está aqui! Não o busque em outro lugar! Essa é a obra do Espírito, esse é o poder do amor que nos leva a santificação. Essa é a verdade que nos faz amar seus mandamentos e não achá-los pesados: “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.” 1 João 5:3
 
A santidade é um peso para muitos que dizem crer, porque nunca foram levados a se deliciar em Cristo, Sua pessoa, Sua obra... Eis a razão e necessidade de sermos cheios do Espírito.

Na verdade, quando a ênfase na busca do Espírito não é centralizado em Cristo, não se está buscando de fato o Espírito, mas uma "energia" para usá-la para os fins humanos ególatras.
 
Fonte: Josemar Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário