terça-feira, 16 de abril de 2013

SERMÃO DO MISSº VERONILTON PAZ NA CONGREGAÇÃO PRESBITERIANA DO SÍTIO SERROTE (14/04/2013)


Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO BASE: JOÃO 11.35

Jesus Chorou”.

EXÓRDIO:
O choro é algo comum do ser humano, pois a primeira coisa que uma criança faz ao nascer é chorar, há uma relação entre o choro e as emoções que são próprias do homem, quando a Bíblia trata de emoções divinas trata de uma linguagem figurada antropomórfica atribuindo a Deus emoções e ações próprias do homem. No caso de Jesus é diferente, pois Ele encarnou-se, ou seja, tornou-se homem; assim teve todas as emoções e ações humanas de maneira real, exceto o pecado.

NARRAÇÃO:
O capítulo 11 de João trata da doença e morte de Lazaro um amigo intimo de Jesus, como em todo o livro de João (João 20.30-31), este capitulo também deseja levar o leitor a crê em Jesus (João 11.45). Não apenas conhecer Jesus, mas conhecê-lo da forma correta, os gnósticos e docéticos traziam o ensinamento errôneo sobre Jesus, negando sua humanidade. João além de tratar sobre o poder de Cristo em ressuscitar Lazaro, apresentou sua humanidade em chorar (V.35), mas o choro de Jesus além de apresentar a sua encarnação é pedagógico, ensina-nos algumas implicações reais para nossa vida que desejamos trabalhar no tema abaixo:

TEMA: O CHORO DE JESUS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A IGREJA

1. O CHORO DE JESUS REVELA A VERDADE QUE ELE TORNOU-SE HOMEM.

1.1 Ao contrário dos gnósticos e docéticos que negavam a humanidade de Cristo, João revela o choro de Jesus que é próprio do ser humano.

E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai”. (João 1.14)

(pois a vida foi manifestada, e nós a temos visto, e dela testificamos, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e a nós foi manifestada)” (I João 1.2).

1.2 Outros escritores sagrados falaram sobre a humanidade de Jesus.

LUCAS 24.39-43.
[39] Olhai as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede; porque um espírito não tem carne nem ossos, como percebeis que eu tenho. [40] E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés. [41] Não acreditando eles ainda por causa da alegria, e estando admirados, perguntou-lhes Jesus: Tendes aqui alguma coisa que comer? [42] Então lhe deram um pedaço de peixe assado, [43] o qual ele tomou e comeu diante deles”.

PAULO AOS FILIPENSES 2.5-8
[5] Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, [6] o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, [7] mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; [8] e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz”.

2. O CHORO DE JESUS REVELA A SUA COMPAIXÃO PELO SOFRIMENTO ALHEIO.

2.1 Jesus se comoveu com a morte de seu amigo Lázaro, bem como de Marta e Maria irmãs do morto e dos judeus que a acompanhavam.

[32] Tendo, pois, Maria chegado ao lugar onde Jesus estava, e vendo-a, lançou-se-lhe aos pés e disse: Senhor, se tu estiveras aqui, meu irmão não teria morrido. [33] Jesus, pois, quando a viu chorar, e chorarem também os judeus que com ela vinham, comoveu-se em espírito, e perturbou-se” (João 11.32-33)

Jesus Chorou” (João 11.35)

Disseram então os judeus: Vede como o amava” (João 11.36).

2.2 Jesus chorou olhando para Jerusalém, vendo a destruição que se abateria sobre ela.

LUCAS 19.41-44
[41] E quando chegou perto e viu a cidade, chorou sobre ela, [42] dizendo: Ah! se tu conhecesses, ao menos neste dia, o que te poderia trazer a paz! mas agora isso está encoberto aos teus olhos. [43] Porque dias virão sobre ti em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te apertarão de todos os lados, [44] e te derribarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem; e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não conheceste o tempo da tua visitação”. 

3. O CHORO DE JESUS REVELA O SEU DESAFIO PARA NÓS CHORARMOS PELO SOFRIMENTO E PECADO NOSSOS E DOS OUTROS.

3.1 Precisamos chorar o sofrimento do outro.

ROMANOS 12.15
Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram”.

NEEMIAS 1.1-4
[1] Palavras de Neemias, filho de Hacalias. Ora, sucedeu no mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a capital, [2] que veio Hanâni, um de meus irmãos, com alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que tinham escapado e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém. [3] Eles me responderam: Os restantes que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande aflição e opróbrio; também está derribado o muro de Jerusalém, e as suas portas queimadas a fogo. [4] Tendo eu ouvido estas palavras, sentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e continuei a jejuar e orar perante o Deus do céu”.

3.2 Precisamos chorar pelos nossos pecados e dos outros.

NEEMIAS 1.5-7
[5] e disse: Ó Senhor, Deus do céu, Deus grande e temível, que guardas o pacto e usas de misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos: [6] Estejam atentos os teus ouvidos e abertos os teus olhos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos, confessando eu os pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; sim, eu e a casa de meu pai pecamos; [7] na verdade temos procedido perversamente contra ti, e não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a teu servo Moisés”.

JOEL 2.12-14
[12] Todavia ainda agora diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. [13] E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal. [14] Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de cereais e libação para o Senhor vosso Deus? [15] Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembleia solene”.

CONCLUSÃO:
Nós vimos nesta mensagem que João apresentou um ensino contrário ao falso ensino dos gnósticos e docéticos, estes negando a presença material de Jesus, alegando que “toda matéria é má”, mas João apresenta Jesus não como um simples humano, mas como um “Homem que é Deus”, aqui vimos que seu choro além de provar que Ele é humano traz implicações para vida da sua igreja, trabalhamos da seguinte forma: 

TEMA: O CHORO DE JESUS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A IGREJA 

Desenvolvermos os pontos seguintes:

1. O CHORO DE JESUS REVELA A VERDADE QUE ELE TORNOU-SE HOMEM.

2. O CHORO DE JESUS REVELA A SUA COMPAIXÃO PELO SOFRIMENTO ALHEIO.

3. O CHORO DE JESUS REVELA O SEU DESAFIO PARA NÓS CHORARMOS PELO SOFRIMENTO E PECADO NOSSOS E DOS OUTROS.

Perguntamos se nosso choro é semelhante ao de Jesus, no sofrer pelo outro, chorar pelos pecados de pessoas, pela seca que castiga o Sertão Nordestino e pelas cheias que castigam São Paulo e Rio de Janeiro? Imitamos Jesus? Sofremos pelo outro? Se a resposta é positiva, amém! Mas se é negativa, então precisamos arrependermo-nos e voltarmos ao evangelho da graça, tendo compaixão do sofrimento alheio.

APLICAÇÃO:

Música:
Desde o princípio de todas as coisas
Era o Verbo
Jesus Cristo
Ele é a imagem do Deus invisível
A exata expressão do Deus Pai
Ele mesmo criou o Universo pela Sua palavra
E nos resgatou com imenso poder
Tirou-nos da morte pra novo viver
Louvores e glórias a Cristo Jesus
O verbo de Deus
Nossa luz

Desafio:
O choro da igreja deve ter a mesma motivação do choro de Jesus, ser sensível ao sofrimento de terceiros. Devemos fazer isto urgente!

Oração: Por mais sensibilidade da igreja aos que sofrem, chorar com os que choram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário