segunda-feira, 20 de novembro de 2017

IDOLATRIA, AÇÃO DIRETA DE SATANÁS

TEXTO: I CORÍNTIOS 10.19-20 
19 Que digo, pois? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o próprio ídolo tem algum valor? 20 Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios”.

Aqui está dizendo que aquilo que as pessoas sacrificam aos ídolos é aos demônios que estão sacrificando, ou seja, quando as pessoas se dobram diante de um ídolo estão se dobrando diante dos demônios. Está implícito aqui que por trás dos ídolos estão os demônios. O site Bíblia.com traz uma definição sobre ídolo, afirmando que:

A palavra ídolo vem do grego eidólon, e significa ‘imagem’. É, pois, uma representação da divindade, de que se faz objeto de culto, usurpando essa imagem o lugar de Deus, e recebendo a adoração ou o culto que só a Ele é devido. No A.T. aquelas palavras que mais freqüentemente se empregam para significar um ídolo ou imagem são: (1) Tselem, imagem – cp. Gn 1.26 com Ez 16.17 e Dn 3.1. (2) Pesel, imagem de escultura (Êx 20.4). (3) .Vassekah, uma imagem de fundição (Êx 32.4). (4) .Watstsebah, a pedra sagrada – cp. Êx 23.24 e 2 Rs 3.2 com Gn 28.18. (Definição de Idolo, extraído de: http://biblia.com.br/dicionario-biblico/i/idolo)

A Igreja Romana diz que Deus proíbe apenas fazer imagens de falsos deuses, para eles não seria proibido fazer imagens de Deus, mas esta informação é falsa, pois Deus proíbe fazer imagens dele mesmo, segundo foi escrito por Moisés em Deuteronômio:

14 Também o SENHOR me ordenou, ao mesmo tempo, que vos ensinasse estatutos e juízos, para que os cumprísseis na terra a qual passais a possuir. 15 Guardai, pois, cuidadosamente, a vossa alma, pois aparência nenhuma vistes no dia em que o SENHOR, vosso Deus, vos falou em Horebe, no meio do fogo; 16 para que não vos corrompais e vos façais alguma imagem esculpida na forma de ídolo, semelhança de homem ou de mulher” (Dt 4.14-16)

A Igreja Romana fez uma distorção no Decálogo, excluindo o segundo mandamento e dividindo o Décimo em dois. Ela diz que o segundo é não tomar o nome de Deus em vão, mas este é o terceiro. Ela diz que o nono mandamento é “não cobiçar a mulher do próximo” e o décimo “não cobiçar as coisas alheias”, porém não cobiçar é um mandamento só. Fez esta distorção porque o segundo condenava a prática da referida religião do uso de imagens e relíquias, vejamos o que foi omitido:

2º mandamento: Não farás para ti imagens de escultura: “4 Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5 Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem6 e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos” (Êx20.4-6). 10º mandamento: Não cobicaras, a mulher, o boi, jumento ou qualquer outra coisa que pertença ao próximo: “17 Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo” (Êx 20.17).

 Outra passagem que trata sobre idolatria é na passagem de Apocalipse que trata da igreja de Pergamo onde diz que aquela igreja estava localizada no lugar onde estava o trono de satanás (Ap 3.12-13), Hernandes Dias diz que quando vai se estudar sobre a cidade verificamos que

Em Pergamo havia duas particularidades que nos levam a entender o que significa “trono de satanás”, são eles os seguintes: 1. Naquela cidade havia um templo de adoração ao imperador romano com uma imagem dele, em que as pessoas diziam: “Cesar Et Kyrios”, ou “Cesar é o Senhor, os cristãos eram mortos porque eles diziam “Cristus Et Kyrios”, mas a cidade adorava a imagem do imperador, aqui se infere que qualquer lugar seja igreja, clube, partido politico, onde um  homem é colocado em posição superior ali está o trono de satanás, ali está idolatria. 2. Outro fenômeno que acontecia ali era que também havia no mesmo local um templo que cultuava o deus Esculápio, o deus da cura, em forma de serpente, por isso que no jaleco do médico há uma serpente, isto vem de Pergamo, isto vem de Esculápio, portanto, se entende que onde uma imagem é cultuada, ali está a ação e o trono de satanás, onde há idolatria há o trono de satanás (LOPES, Hernandes Dias. Restaurando o fervor espiritual. Extraído de: <https://www.youtube.com/watch?v=p-CpoCR4s98>).

Quando a igreja Romana diz que o culto aos santos é legítimo, ela está fazendo a mesma sugestão de satanás, de que se adore a outro que não seja Deus, pois prestar culto e adorar só se faz a Deus, veja este trecho da tentação de Jesus:

8 Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles 9 e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. 10 Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto” (Mt 4.8-10).

O culto aos santos surgiu em 375 d.C., ano 431 criou-se o culto à virgem Maria, o uso de imagens e relíquias dos santos teve como inicio em 783 d.C. com a intenção de ganhar dinheiro, pois isto gerava renda para a igreja, tudo teve um fundo financeiro, tudo girava em torno do lucro.

Para concluir, gostaria de dizer que de fato por traz de qualquer ídolo tem de fato um demônio recebendo a adoração, seja o ídolo uma imagem de um deus, santo, ou um homem, qualquer lugar que se faz um culto a outro que não seja Deus ali está a ação de satanás e devemos fugir da idolatria (I Co 10.14) e prestar culto somente a Deus. Deus tenha misericórdia de cada um de nós!

Referências

A Bíblia de Estudo de Genebra. 2 ed. Ampl. São Paulo: Cultura Cristã, 2010.

Definição de Idolo, extraído de: http://biblia.com.br/dicionario-biblico/i/idolo

LOPES, Hernandes Dias. Restaurando o fervor espiritual. Extraído de: <https://www.youtube.com/watch?v=p-CpoCR4s98>

Autor: Missº Veronilton Paz da Silva




2 comentários:

  1. Graça e paz!
    Obrigado Rev. Márcio Brito, fico feliz pelas suas colocaççoes. Abraço fraterno!

    ResponderExcluir