domingo, 31 de maio de 2020

MANÁ: ATOS 13.1-52


LIÇÃO:
Quando pregarmos o evangelho teremos rejeição de muitas pessoas que se serão opositores do evangelho, mas teremos também pessoas que tocadas pela graça eficaz de Deus serão alcançados pela pregação e se unirão à igreja.

1. O QUE ESTE TEXTO FALA SOBRE DEUS?
Deus envia os seus servos para pregar o evangelho e ela não voltará vazia, trará salvação para os que crerão e condenação para os que não crerem (v.42-44), Deus tem um só evangelho que é boa noticia para os que recebem e traz uma má notícia aos que o rejeitam (v.45-46)

2. O QUE ESTE TEXTO FALA SOBRE MIM?
Eu devo pregar e viver este evangelho com todas as forças da minha alma, não olhar para os que rejeitam. pois eles darão contas a Deus e do sangue deles estarei limpo. Porém, devo olhar para quem me mandou pregar, obedecer sua ordem e anunciar o evangelho, quando alguem não desejar me ouvir ir em busca de outros que queiram escutar o evangelho (v.46). Tenho pregado animado o evangelho?

3. O QUE DEUS ME ORDENA NESTE TEXTO?
Deus nos ordena confiar os resultados da nossa pregação ao Senhor, pregar sem, contudo, ficar preso ao resultado, confiar que a pregação fiel trará os seus frutos,. Mas, acima de tudo, saber que a nossa função não é ser popular,mas obediente e fiel ao Senhor, mesmo que isto nos gere oposição e contradição por parte de alguns (v.45), devo manter o mesmo nível de pregação pautada nas Escrituras como Paulo fez (vv,.1-41)

4. QUAL A PROMESSA DE DEUS NESTE TEXTO?
Deus promete que, mesmo que surja oposição, haverá frutos se formos fieis na pregação. Enquanto alguns rejeitarão, zombarão (v.41, 46), mas haverão os que crerão porque tem os que Ele mesmo destinou na eternidade para a vida eterna (v.48), assim sendo, a eleição divina é um incentivo à evangelização, Deus tem eleitos, então estes crerão e eu terei fruto, por isso eu prego para todos, pois o Senhor é quem sabe quem são os eleitos, estes irão crer, minha pregação terá frutos.

5. O QUE DEUS ME ALERTA NESTE TEXTO SOBRE O PECADO?
É pecado negligenciar a pregação do evangelho. Deixar de levar o evangelho é uma afronta a Deus, pois Ele mesmo ordenou, quando deixo de falar do amor de Deus para salvação dos pecadores arrependidos e da sua ira aos que rejeitam o evangelho, eu estou sendo negligente com algo que o proprio Deus nos entregou, a missão de levar sua Palavra até os confins da terra. Fujamos do pecado dde negligenciar a pregação do evangelho.

 Pr. Veronilton Paz da Silva - IPB Zé Doca - MA


Um comentário: