segunda-feira, 11 de maio de 2020

REFLEXÃO BÍBLICA: JESUS, O PÃO DA VIDA


TEXTO: JO 6.35
“Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede”.

Introduzindo esta mensagem gostaria de trazer a informação que o termo pão vem do grego “arton” e significa alimento necessário para a vida. Quando Jesus declara-se o pão da vida, está nos dizendo que Ele é o que necessitamos para viver uma vida completa e feliz. Jesus é tudo que necessitamos para termos uma vida plena e cheia de gozo, bem como para adquirirmos vida eterna. Sobre a declaração de Jesus: “Eu Sou o pão da vida” queremos enfatizar três verdades eloquentes e pululantes sobre o Filho de Deus:

Primeira, Ele é o Pão Vivo que desceu do céu. Deus enviou o seu Filho ao mundo por amor ao pecador como Jesus explicou para Nicodemus: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16), Este pão foi prefigurado no maná que alimentou o povo de Deus no deserto, pois quem estava sustentando eles espiritualmente não era aquele maná físico, e sim Jesus Cristo, o pão vivo que traz a vida do céu para o ser humano: 32 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: não foi Moisés quem vos deu o pão do céu; o verdadeiro pão do céu é meu Pai quem vos dá. 33 Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo” (Jo 6.32-33). Jesus trouxe a presença de Deus para os homens de modo permanente, Ele é o Emanuel, Deus conosco (Mt 1.23).

Os homens caminhavam de modo desalentado, sem qualquer perspectiva de esperança futura. Deus, então vendo que todos estavam extraviados, distantes Dele pelo pecado como está escrito: 10 Não há justo, nem um sequer, 11 não há quem entenda, não há quem busque a Deus; 12 todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer” (Rm 3.10-12), resolveu solucionar esta situação de uma vez por todas, enviando Jesus, o Pão do céu para consertar pessoas desmanteladas e transformá-las em Novas Criaturas como afirma Paulo: E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (II Co 5.17). Jesus abriu o céu para homem, criou uma ponte entre a terra e o céu porque é o Pão que veio do céu para manifestar o amor de Deus aos homens.

Segunda, Ele é o Pão Vivo que tira o vazio da alma. Quando se está com fome, vem uma sensação de vazio no estômago, causa uma dor que somente é aliviada quando se ingere alimentos. A alma do ser humano possui um vazio desde a queda de Adão, por isso o homem está sempre em busca de saciar esta fome espiritual que toma conta da sua alma, exemplo disso são as dependências químicas, eletrônicas, sexuais, etc. que escravizam pessoas e as levam para uma vida longe de Cristo. São muitas algemas espirituais que estão mantendo almas preciosas escravas porque em busca de uma satisfação elas acabaram subjugadas ao invés de saciadas, necessitando assim de uma ação de alguém mais forte para que as tire daquela situação, somente Jesus pode fazer isso.

O teólogo Agostinho de Hipona afirmou que “o homem foi criado para viver com Deus, em Deus e para Deus; ele andará em muitos lugares e de formas em busca de satisfação, mas somente estará satisfeito quando se voltar para Deus, pois em Deus está a sua plena satisfação”, por isso que Jesus disse “o que vem a mim jamais terá fome e o que crê em mim jamais terá sede” (Jo 6.35), pois Ele é o Pão que tira a fome (vazio) da alma e traz vida e alegria para o coração. Venha para Jesus para que o vazio do seu coração seja retirado e sejas preenchido com a vida que há em Jesus. Se em tua alma existe um vazio, receba pela fé a paz que Cristo te oferece para que todo e qualquer vazio seja preenchido pela sua presença.

Terceira, Ele é o Pão Vivo que traz vida eterna para o homem. O homem se alimenta para que para que sua vida, organismo fique saudável, e não venha a perder a vida. Jesus é o Pão da Vida que traz vida eterna, Ele impede que a gente se perca eternamente. A comida aqui na terra perece, mas Jesus é a comida que subsiste para a vida eterna, pois Ele falou isso para algumas pessoas que queriam segui-lo somente por causa do pão terreno que foi multiplicado: Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo” (Jo 6.27). Todo aquele que crê em Jesus recebe vida eterna: De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6.40). O pão terreno impede a fraqueza do organismo e a morte física, Jesus o Pão da vida impede a fraqueza da alma e condenação eterna, Ele nos concede salvação não apenas agora, mas por toda a eternidade.

Talvez você pense que não seja tão ruim para precisar se converter a Cristo, mas as Escrituras afirmam que todos pecaram e estão afastados de Deus (Rm 3.23), tanto faz eu, você ou um bandido que está em um presídio, somos todos pecadores e precisamos nos arrepender e entregar a vida a Cristo. Deus tem um padrão de perfeição para nós, jamais conseguiremos atingir este padrão, mas Jesus atingiu por nós, assim sendo somente quem serve a Cristo é aceito por Deus. Quem sabe você pense que é pecador demais para ser salvo, quero que saibas que Jesus veio a este mundo para salvar pecadores:  Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal” (I Tm 1.15, não importa quão miseráveis eles sejam, Jesus salva o mais terrível dos pecadores, se este entregar-se a Cristo e passar a viver para Ele.

Concluindo, Jesus o Pão da vida foi um presente que Deus enviou ao mundo; Ele tira o vazio da alma do ser humano e lhe concede vida eterna. Se você tem estado com sua alma angustiada, Jesus te oferece paz para a alma, descanse Nele! Se ainda não tens certeza de salvação, aconselhamos você para que volte-se para Cristo e Ele te oferece vida eterna segura e garantida. Receba a Cristo hoje como o seu Único e Suficiente Senhor e Salvador.

Autor: Pr. Veronilton Paz da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário