sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Livres para pensar e fazer planos


Quantcast

Divulgação
Desde que me entendo como evangélico já ouvi diversas posições sobre o livre arbítrio e hoje resolvi falar um pouco sobre assunto.
Sei que vai gerar polemicas e divergências, mas penso logo existo.
Todo ser humano é dotado de vontades e sempre precisa fazer escolhas desde que nasce.
O jovem em sua maioria deseja atingir a maioridade para ser “livre” dono de seu nariz, senhor de seus atos.
Fazer suas próprias escolhas sem a interferência de seus pais, achando que assim serão realmente livres para escolher o que para eles segundo eles é o melhor.
Quando nos casamos e deixamos o lar de nossos pais achamos que somos capazes de nos sustentar e sustentar nossa prole e partindo deste principio rumaremos a uma viagem de analogias simples, mas que me fez alcançar o  pensamento e visão que tenho.
Para começarmos vamos citar um versículo cheio de verdade e direção.
No livro poético de Provérbios capitulo 16 versículo 9.
9 – O coração do homem propõe o seu caminho; mas o Senhor lhe dirige os passos.
Somos livres para pensar e fazer planos, mas a bíblia nos ensina que é Deus quem nos dirige os passos logo a liberdade para agir não pode ser confundida com liberdade para executar.
Ter liberdade não significa poder fazer tudo que queremos, pois temos limites e regras em todo e qualquer ambiente que vivamos escolas, fóruns, igrejas e etc.
Nem tudo que planejamos executamos logo liberdade não pode ser entendida como realizações.
No Livro profético de Jeremias capitulo 20 no versículo 23 encontramos uma afirmação mais contundente ainda.
23
– Eu sei, ó Senhor, que não é do homem o seu caminho; nem é do homem que caminha o dirigir os seus passos.
Eu posso tomar decisões nas esferas terrenas que complicarão a minha caminhada, posso até tomar o caminho errado, mas isso somente fará mais dificultosa à caminhada em direção ao propósito de Deus para minha vida em seus objetivos.
Nos podemos fazer vários planos, mas nossa vontade não é livre para realizar nada contrário à vontade de Deus.
Toda decisão que tomamos é influencia pela cultura, ensino e experiências de pessoas que viveram antes de nó s ou que nos deram exemplos como precursores de metas e objetivos, logo nossas decisões sempre são tomadas direcionadas a acertar, mas baseada em um conceito preexistente que uma mente idealizou ou realizou.
Não somos auto-suficientes e nem sabemos escolher a grande prova disso e a quantidade de pessoas que fazem análise, as pessoas que lotam os presídios manicômios e etc.
Para terminar queria que você formasse uma opinião e não se escorasse na ideologia de outrem.
Livre arbítrio – Vontade livre.
Livre do que? Para fazer o que?
Veja para onde o seu livre arbítrio te conduz.
Livro profético de Jeremias Capitulo 13 versículo 23.
23 pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas malhas? Então podereis também vós fazer o bem, habituados que estais a fazer o mal.
Analise a sua vida e veja as escolhas que já fez ou melhor pare em uma esquina de qualquer bairro e quando ver meninos e meninas usando crack e cheirando cocaína, mulheres jogando seus filhos nas lixeiras, outras menores se prostituindo e se pergunte por um momento onde está esse tal livre arbítrio.
Livre do que? Para fazer o que?

Nenhum comentário:

Postar um comentário