quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Dos gênios que muito falam…

Meus chegados sabem que não curto o debate calvinismo x arminianismo. Não porque não seja importante, até porque a cosmovisão que se segue faz toda a diferença tanto ao pensar quanto ao viver, mas porque vejo que tudo não passa da escolha dos pressupostos. Assim, por eu não gostar do debate, pode parecer estranho que seja justo este o tema a me fazer quebrar o silêncio há muito eloquente neste blog. Mas é que anônimos, mesmo os que assinam, são muito divertidos![1]
O último deles nos mandou uma resposta ao 5 Calvinistas. Confesso que na minha seca de escrita tenho passado pela mesma seca na leitura. Não li o texto que gerou o comentário, portanto. Mas precisa? A piada tem a mesma graça sem nos inteirarmos do assunto! Pois vejam o comentário (sem os muitos “sics” que seriam necessários):
Cara pq vcs calvinistas em vez de estudarem a Bíblia como se deve estudar, ficam repetindo feito papagaios o q Calvino disse há séculos atrás ? Vc conhece os generos literários q os escritores usaram para escrever ? Vc conhece as línguas originais para compreender seus verdadeiros significados ?
Cara não existe predestinação! A doutrina da predestinação é uma das maiores heresias criadas pelo homem, além de colocar Deus como responsável pela maldade do homem e pelo caos do mundo. Sei q vc não entende isso pq nunca foi até as últimas consequências com este seu pensamento.
Bem, não adianta falar....se quiser saber q a predestinação é ilógico, sem nexo eu posso te mostrar em poucas palavras, basta apenas usar a cabeça.
Meu e-mail é f.matoso@globo.com
Abraços
Lehitraót
Poderíamos destrinchar o comentário até seu último suspiro, mas isso sempre é cansativo. Então farei breves considerações… Inicio pelo desconhecimento que diz sermos repetições de Calvino e, pasmem, que não lemos a Bíblia como convém. Bem, aqui basta dizer que seguimos Calvino… Onde Calvino é bíblico (sim, ele é bíblico!).
Ah, e esse papo de estilos e línguas… Sim, claro, nosso anônimo literato é conhecedor. Nós não! Sim, sim, entendo! Mas o divertido mesmo deste parágrafo é a referência a “séculos atrás”. Pois certo: somos antiquados apegados ao que foi dito há muito. Fico a pensar se a verdade depende de tempos e se a verdade de hoje é mais verdade que a verdade de ontem! Ah essas verdades mutantes!
E, para quem tem verdades tão do tempo dependentes, afirmações categóricas demais não caem bem: “não existe predestinação”. Mas o ápice da diversão é a pretensão de acabar “em poucas palavras” com um debate que há muito divide teólogos e outros estudiosos. Lembra-me um certo “sábio tanto ou mais que eu e o Clóvis” que disse o mesmo. Mas seu texto se revelou mais aniquilador de si mesmo que do debate. Este sábio, no entanto, esqueceu-se da lógica…
Ao nosso novo sábio, porém, que ainda parece saber que a lógica é intrínseca ao pensar, não adianta falar, ainda que se resolva a explicar o quanto a predestinação é ilógico (ops, mais um “sic”)… Mas ao invés de em privado, gostaria de tal prova irrefutável na arena pública em que se deu a provocação. Assim, caro sapientíssimo anônimo Lehitraót, use a cabeça para sua breve e irrefutável refutação em um único breve parágrafo. Estamos todos os calvinistas deveras curiosos com sua genialidade!
A Verdade é o Logos e a Sabedoria no Verbo se revela. Nos homens, entretanto, o silêncio casa melhor com a sabedoria (mas os homens falam…). Exceto se suas palavras repetem a Verdade da Palavra (mas desta os homens se esquecem de falar…).
Enquanto isso, que eu fale ou me cale na exata medida em que a Verdade é ou deixa de ser… Para a glória do Eterno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário