quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Fé Reformada

O poder sobre os eleitos

O apóstolo orou a Deus, em favor dos santos em Éfeso, para que fossem iluminados os olhos do entendimento deles, a fim de que, entre outras coisas, soubessem “qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos…” (Ef 1.18,19) e para que fossem “fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito, no homem interior” (Ef 3.16). É dessa maneira que os filhos de Deus recebem a capacidade de combater o bom combate da fé e de batalhar contra as forças do adversário que constante e incansavelmente guerreia contra eles. Em si mesmos, não têm força alguma: são apenas “ovelhas”. A ovelha é um dos mais indefesos animais que existe; mas a promessa é firme: “Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor” (Is 40.29).
É esse poder dinamizante que Deus exerce sobre os justos; e, em seu íntimo, são capacitados a servi-Lo de maneira aceitável. Disse o profeta: “Eu, porém, estou cheio do poder do Espírito do SENHOR” (Mq 3.8). E o Senhor disse aos seus apóstolos: “Recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo” (At 1.8); e assim sucedeu, porque lemos subseqüentemente acerca daqueles mesmos homens: “Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça” (At 4.33).
O mesmo aconteceu ao apóstolo Paulo: “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder” (1 Co 2.4). Mas o escopo desse poder não se limita ao serviço, pois lemos em 2 Pedro 1.3: “Visto como pelo seu divino poder nos têm sido doadas todas as cousas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude”. Por isso, as várias graças do caráter cristão, “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” são atribuídas diretamente a Deus, sendo chamadas de “o fruto do Espírito’” (Gl 5.22; comparar com 2 Co 8.16).

A. W. Pink

http://www.oprincipaldospecadores.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário