sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Roma expõe bula pontifícia com decreto de excomunhão de Lutero

ROMA — A bula pontifícia com o decreto de excomunhão do teólogo alemão Martín Lutero, em cujos ensinamentos se inspirou a Reforma Protestante, poderá ser vista durante uma inédita exposição de documentos dos Arquivos do Vaticano, no museu da prefeitura de Roma.
A exposição, que leva o título de "Lux in Arcana", será aberta em fevereiro próximo por ocasião dos 400 anos da criação desses arquivos, em 1612, pelo Papa Paulo V.
Entre a grande variedade de documentos históricos, figura o famoso decreto do Papa Leão X "Decet Romanum Pontificem", com que Lutero foi excomungado em 3 de janeiro de 1521 e que selava a ruptura completa com Roma, levando a guerras de religião fratricidas na Europa.
Segundo o site da exposição, inúmeros documentos históricos serão expostos pela primeira vez ao público pelo Vaticano.
Cerca de cem documentos, atos e manuscritos, da bula papal que destituía um imperador do século XIII até documentos sobre a Segunda Guerra Mundial, foram selecionados.
A mostra, que permanecerá aberta por sete meses, foi apresentada em junho pelo número dois do Vaticano, o secretário de Estado Tarcisio Bertone, que reconheceu que se trata de ume vento especial, já que saem excepcionalmente do palácio apostólico a fim de chegar a um público mais amplo.
Muitos dos documentos que serão expostos em Roma mudaram a história, como a bula "Dictatus Papae", de Gregório VII, publicada em 1075, com vinte e sete axiomas que estabeleciam que o pontífice era o imperador do Sacro Império, senhor absoluto da Igreja e do mundo, e que a Igreja romana não erra e jamais errará. P.S. Minha: "Se não erra e jamais errará, porque o Papa Joao Paulo II pediu perdão?

Notícias Cristãs com informações da AFP

SOU ÉTICO E CITO AS FONTES! Acabei de copiar do Site Notícias Cristãs. Link Original: http://news.noticiascristas.com/2011/08/roma-expoe-bula-pontificia-com-decreto.html#ixzz1Up87McjU

Nenhum comentário:

Postar um comentário