sexta-feira, 16 de setembro de 2011

UMP da IV Igreja Presbiteriana de Campina Grande Entrevista Presb. e Professor do IFPB

Presbítero da IV IPCG, professor de matemática IFPB, graduado em matemática, mestrando em Ensino de Ciências e Matemática. Ex-presidente da Federação de Mocidades do Presbitério da Borborema e foi o primeiro Secretário Executivo da Confederação de Mocidades do Sínodo da Paraíba. Conversamos agora com o Presb. Cícero Pereira, sobre o trabalho com a UMP, este blog e o grupo de estudos da UMP da Quarta, dentro outros assuntos.
01 - Faz um tempo que você é o conselheiro da UMP da IV Igreja Presbiteriana em Campina Grande. De onde vem essa ligação tão forte com esse trabalho? Apesar de todos que se opõem a ele, ainda é uma sociedade viável?

Minha história com a UMP começou em 1994, quando eu era da Igreja Presbiteriana da Liberdade, ao ser eleito presidente da sociedade naquele ano. Daí então me encantei com o trabalho e como este, quando bem direcionado, tem condição de direcionar e abençoar os jovens dentro e fora da IPB. Em 1999 fui presidente da federação de mocidades do Presbitério da Borborema, quando este ainda envolvia as igrejas de Campina e do Sertão. Depois, em 1999 fui eleito primeiro secretário da confederação do Sínodo Paraiba_Rio Grande do Norte e em 2002 fiz parte, como secretário executivo da primeira diretoria da confederação de mocidades do recém criado Sínodo da Paraíba. Com a experiência acumulada nesse período e com os estudos e leituras aceca da história da UMP dentro da história da IPB, digo, sem medo de errar, que a sociedade é viável, e juntando a força e os recursos com que os jovens de hoje contam à nossas belas história e tradição, temos a possibilidade de desenvolver um belíssimo trabalho dentro da nossa igreja, para a Glória de Deus.

02 - E a respeito deste blog? Como foi o seu surgimento e quais seus objetivos e perspectivas futuras?

Este blog foi uma ideia de alguns membros da diretoria (entre eles você).  O princípio era publicar os textos na quarta, numa alusão ao nome de nossa igreja, o que foi uma sacada muito legal. Mas, com o desenrolar, vimos a possibilidade, não só de ampliarmos o leque de atuação, como a de envolver mais gente no trabalho. E assim, temos uma equipe distribuída entre articulistas (da quarta), os que fazem as indicações (na segunda) e os entrevistadores (na sexta). Temos visto e experimentado boas surpresas com este trabalho, pois ele tem sido efetivamente, um instrumento para o reerguer-se de nossa UMP como uma sociedade plena tanto em suas atividades, como ciente dos objetivos a que estas se destinam. Quanto ao futuro, podemos vislumbrar uma série de atividades que podem se desenrolar a partir dos temas discutidos aqui nos artigos, nas entrevistas e tudo o mais. A excelente movimentação que temos virtualmente é o que queremos ver no ambiente físico. E podemos sim, sem sombra de dúvida, fazermos um trabalho pertinente, bíblico e contextualizado entre e com os jovens. Oramos a Deus por isto e temos fé que alcançaremos para a Glória do Nome de Jesus.


03 - Um dos assuntos que tem sido tratado neste espaço é a cosmovisão calvinista em todos os aspectos da vida. Na área das ciências humanas, trata-se de mudar o modo de observar os fatos humanos, sobre uma perspectiva centrada na soberania de Deus e em sua graça por nós. E como observar isso nas ciências exatas, como a matemática, por exemplo?
Vamos lá. É coisa demais numa pergunta só. Primeiro, adotamos a cosmovisão calvinista não por mero assentimento intelectual, mas por ela refletir o que diz a Bíblia, sem tirar nem por, e sem querer adequá-la a tempo, espaço ou desejos humanos. Não vemos Calvino como infalível ou o Calvinismo uma cosmovisão perfeita, pois se assim fizéssemos, estaríamos contrariando o próprio Calvinismo. Dizemos sim, que compartilhamos da fé de Calvino, por entender que esta é bíblica, e que esta mesma fé, usada pela Graça de Deus para a salvação de Calvino, foi a mesma que o espírito santo derramou em nossos corações para a salvação. Agora, quanto ás ciências exatas e a matemática, entendo que toda a boa dádiva vem do pai das luzes, e a Ciência é manifestação da graça comum de Deus sobre os homens. Ao observarmos como o desenvolvimento da ciência (em específico o desenvolvimento do conhecimento matemático) tem beneficiado a humanidade, vemos aí a mão de Deus agindo soberanamente sobre todas as coisas. Curiosamente, houve muitos matemáticos cristãos, entre eles os irmãos Bernoulli, que contribuíram muito no estudo de equações diferenciais. E hoje, o estudo das equações diferenciais permite desenvolver uma área chamada de controlabilidade, que permite controlar o alcance de cheias de rios, resistências de asfaltos e aparelhos de uso médico, entre outros. É ou não é manifestação da graça do Pai? Nesse campo, poderia ficar falando aqui durante horas, inclusive do outro lado, que é o quanto isto também tem usado para prejuízo da humanidade e da criação. E isto só ocorre por causa do pecado, residente no coração do homem. Aqui entendemos algo maravilhoso. A graça comum não é suficiente para a salvação do homem, precisando para isto que Deus revele sua graça especial, convencendo o homem do pecado, da justiça e do juízo. Resumindo, precisamos ter uma visão global da cosmovisão calvinista, para entendermos e observá-la corretamente em todas as áreas.

04 - Amanhã, sábado dia 17 de setembro, a UMP da Quarta iniciará um grupo de estudos. Fale-nos sobre este trabalho, e a relevância do tema escolhido para iniciar as discussões, no caso a Confissão de Fé de Westminster.
Este é mais um desafio para nós. Termos jovens estudando, debatendo sua fé à luz da Bíblia, do contexto em que vivemos em tudo o mais. E foi mais uma ideia que surgiu na internet, nas discussões no twitter. A Igreja Presbiteriana do Brasil adota a Confissão de Fé de Westminster como um dos símbolos de Fé. Em momento algum ela está  pé de igualdade ou acima da Bíblia. Trata-se, sim, de um documento que expressa em que cremos e por que cremos, bem como as bases bíblicas para dizermos isto. Apesar de sermos signatários da CFW, ela ainda é uma ilustre desconhecida para muitos. E é neste ponto que pretendemos atuar, rogando a Deus que estes estudos formem jovens preparados, piedosos e com identidade. Isto me lembra o título de um livro de John Stott, chamado OUÇA O ESPÍRITO, OUÇA O MUNDO. Vamos em frente, para a Glória de Deus.

05 - Por fim, agradecemos a participação, desta vez como entrevistado, e pedimos que deixe uma palavra para todos que estão lendo esta entrevista.
Obrigado, que Deus abençoe a todos quantos lêem estas linhas. E minha mensagem é na verdade um convite: juntem-se a nós neste trabalho de divulgarmos a Palavra de Deus com fidelidade, qualidade, poesia, contextualização e contestação de tudo que distorça o texto sagrado. Assim, termos jovens cristãos abençoados e abençoadores para a glória de Deus.
Abração a todos.




Presb. Cícero Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário