segunda-feira, 2 de abril de 2012

Em Guiné-Bissau é ordenado o primeiro pastor Presbiteriano

Por Emma Castro com a colaboração do Rev. Paulo Serafim - APMT

malan_3
O dia 25 de março de 2012 ficará marcado como um dia especial para a Igreja em Guiné-Bissau, pois o primeiro pastor guineense, Malan Sanhá foi ordenado ao sagrado ministério. Ele é casado com Mariana Monteiro Barbosa Sanhá e pai de dois filhos, Mical e Miqueila.
Oriundo do islamismo, o jovem pastor conheceu a Cristo em 1997. Começou a leitura da Bíblia, buscando respostas que, segundo ele, não encontrou no Alcorão, principalmente sobre o perdão dos pecados. Até que se deparou com I João 1.9 que diz: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. Partindo desse versículo, que muito o incomodara, buscou a companhia de cristãos e foi ai que conheceu os missionários da APMT que lhe explicaram a Bíblia e fizeram o discipulado com ele.
"Cremos, pela graça de Deus, que este fato se tornará um marco importante para o crescimento da igreja no país. Louvamos a Deus por fazermos parte desse grande momento histórico, todavia, não nos esquecemos de agradecer a Deus por todos os missionários que passaram antes de nós e que deram a sua contribuição para este grande feito" ressaltou o Rev. Paulo Serafim.
O Pr. Malan foi ordenado presbítero em 29 de março de 2002 e começou a trabalhar como evangelista de tempo integral. Recebeu o preparo e a instrução para sua ordenação através dos missionários. Fez vários cursos como da APEC (Alirança Pró-Evangelização de Crianças); ETED (Escola de Treinamento e Discipulado); o CEIBEL (Curso por Extensão do Instituto Bíblico Eduardo Lane); Cursos de curta duração nas áreas de missões, evangelismo e liderança e leituras de livros sugeridos pelos missionários. Escreveu uma monografia sobre a importância da Palavra de Deus para a salvação dos pecadores e pregou um sermão sobre as evidências da nossa salvação no texto de I Tessalonicenses 1.3-4.
malan_1A Igreja Presbiteriana em Gabu, Guiné Bissau, foi registrada oficialmente, no dia 17 de julho de 1997, sob a liderança do rev. José Dilson, missionário pioneiro da APMT (Agência Presbiteriana de Missões Transculturais). Atualmente a Igreja Presbiteriana de Gabu conta com quatro congregações, sendo duas em Bissau, uma em Cerração e outra em Pirada. A Igreja Presbiteriana de Guiné Bissau (IPGB), tem em torno de 100 membros comungantes e outras 20 pessoas estão fazendo classe de catecúmenos.
Segundo o missionário, rev. Paulo Serafim, são vários os desafios para os missionários que atuam no país. Entre eles, comprar um terreno para a igreja e a escola em Bissau; organizar a segunda igreja em Bissau; ordenar, ainda este ano, o segundo pastor, Alberto Sá e preparar mais líderes e a eleição de presbíteros e diáconos. Atualmente são três os candidatos ao sagrado ministério. Dois estão estudando no Instituto Bíblico Rev. Augusto Araújo em Cuiabá (IBAA), e um está cursando o primeiro ano do Seminário em Bissau.
No momento, a APMT tem três famílias de missionários atuando naquele país. A Miss. Cicília Vieira de Sá e família, o Rev. Paulo Serafim de Souza e família, e o Rev. Rogério Gallo Pinheiro e família. A Miss. Lucimar Augusta Rodrigues e o Rev. Basílio Oliveira Gonçalves se encontram no Brasil preparando seu retorno àquele campo.
Contato com os Missionários:
Miss. Cicília
malan_2
Rev. Basílio
Miss. Lucimar
Rev. Paulo
Miss. Rogério

Fonte: www.ipb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário